Entrevistas

Membro da CPI, senador Eduardo Girão critica Consórcio Nordeste: "Símbolo da corrupção na pandemia do coronavírus"

01 de Junho de 2021 às 10h52 - Por: Marcelo Ramos Foto: Beto Barata/Agência Senado
[Membro da CPI, senador Eduardo Girão critica Consórcio Nordeste:

Político foi o entrevistado do programa PNotícias desta terça-feira

O Senador Eduardo Girão (Podemos-CE) fez graves acusações ao Consórcio Nordeste em entrevista ao PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta terça-feira (01). No bate-papo com os apresentadores Jorge Araújo e Rafael Albuquerque, o parlamentar afirmou que Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), é “o símbolo da corrupção no Brasil durante a pandemia do coronavírus”. Ainda segundo ele, a CPI da Covid-19, que visa investigar as ações de gestores públicos durante o enfrentamento da pandemia, foi aberta em momento inoportuno. Girão também disse ainda que o governo de Jair Bolsonaro não é responsável pelo atraso da vacinação no Brasil.

Confira a entrevista na íntegra:

PNotícias: A CPI da Covid tem provas que possam responsabilizar alguma autoridade pela crise que se instalou no Brasil?

Eduardo Girão: Estamos aqui pra isso, pra investigar. O STF mandou instalar a CPI num momento em que vivemos essa pandemia, que poderíamos estar votando outra reforma para geração de emprego e renda. Mas o pessoal resolveu abrir uma CPI, pra mim, política, visando palanque pra 2022. Considero desumano para o povo brasileiro que está sofrendo por conta dessa pandemia, tanto na saúde pública, quanto na questão do desemprego e fome. Então, temos feito nosso trabalho, apesar de considerarmos a CPI inoportuna, mas pra buscar responsabilidade. Toda a gestão da saúde no Brasil é tripartite, é União, Estados e Municípios. E até agora só foi visto a União. Uma coisa que é consenso entre os senadores é que não faltou dinheiro do Governo Federal para estados e municípios. Escândalos com esse dinheiro também não faltaram. Que era pra ser comprado respiradores, equipamentos de UTI. A Polícia Federal e Civil da Bahia sabem o que eu estou falando, com os escândalos do Consórcio Nordeste, que é muito nebuloso tudo isso. Até agora essa CPI não está olhando para corrupção. Nós vamos continuar batendo nessa tecla, a população tem questionado. Não querem chamar os governadores, os governadores já estão indo no STF para não serem ouvidos, os prefeitos que estavam na pauta não foram chamados. Muito estranho. E o Consórcio Nordeste nem se fala. Ninguém quer saber. E eu acho que seja o calcanhar de Aquiles. O símbolo da corrupção no Brasil hoje nessa pandemia é o Consórcio Nordeste.

PNotícias: Por que o símbolo da corrupção está no Consórcio Nordeste?

Senador Eduardo Girão: Teve uma operação da Polícia Civil na Bahia onde aqueles 300 respiradores foram comprados por 50 milhões de reais. Do dinheiro do povo de todos os estados do Nordeste. Até hoje não chegaram e o dinheiro foi pago antecipado. E da indústria foram comprados esses respiradores de uma empresa de Miami, por um preço bem maior do que outros governantes compraram. Esses equipamentos foram comprados da indústria da maconha, que comercializa produtos. O que isso tem a ver com a Covid-19, eu não sei.

PNotícias: Há a possibilidade da ida de Bruno Dauster, ex-secretário da Casa Civil da Bahia, para depor na CPI da Covid?

Senador Eduardo Girão: Eu fiz o requerimento convocando-o, é uma peça chave pra entendermos o que acontece no Consórcio Nordeste. O doutor Gabas, que é diretor-executivo do Consórcio Nordeste, gostaríamos de ouvir também. Mas existe uma blindagem para que eles não venham e a sociedade é que vai decidir isso.

PNotícias: A CPI da Covid não vai conseguir atingir prefeitos que não utilizaram o dinheiro de forma correta.

Senador Eduardo Girão: É uma CPI que foi montada pela posição para desgastar apenas o Governo Federal. Eu falo isso com total independência, porque não faço nem o jogo do Governo Federal, nem o jogo da oposição. Mas o fato é que é uma CPI que o STF mandou o Senado abrir e a composição que foi feita, com o senador Renan Calheiros como relator, ele que tem um filho que é governador. Ou seja, não dá pra se fazer meio relatório. Existe um conflito de interesses. É como a gente diz, desvio de verba pública em época de pandemia não é apenas corrupção, é assassinato. Temos indícios grandes. Eu fiz um requerimento para ouvir o governador da Bahia. Essas supostas fraudes foram na gestão dele como presidente do Consórcio do Nordeste. Precisamos ouvi-lo. Mas infelizmente, não querem olhar pra corrupção ainda. Vejam o que estão fazendo com a Copa América. Todos os campeonatos estão acontecendo no Brasil. Qual o problema de a Copa América acontecer aqui? A CPI chegou no limite que quer proibir a Copa América. Por isso que está derretendo a credibilidade da CPI na opinião pública.

PNotícias: Como é que o senhor tem avaliado os depoimentos mentirosos na CPI, como do ex-ministro Pazuello? Como se precaver nesse sentido?

Senador Eduardo Girão: O Pazuello foi convocado novamente para depor na CPI. Pegou muito mal uma das coisas que consideramos como uma afronta. É lamentável quando ele vem pra CPI e depois vai pra uma manifestação aglomerando, com o presidente Bolsonaro. Isso não é um bom exemplo. Mas ao mesmo tempo, vemos equívocos de todos os lados. Vemos que existe uma intimidação muito grande do relator Renan Calheiros. Chega a ser até deselegante, ameaçando prender, intimidando, induzindo respostas. Quando chega por exemplo o Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, parece combinado, um jogo de respostas. E o Dimas falou barbaridades, dizendo que o Brasil poderia ser o primeiro a vacinar. A Anvisa só autorizou o Butantan em janeiro. Precisamos comparar os números do Brasil pra fazer uma comparação correta. Era impossível o Brasil ter começado a vacinar com a Pfizer ano passado. A vacina da Pfizer só foi autorizada pela Anvisa no começo do ano. O Governo Federal não podia comprar porque o Brasil não podia assumir as cláusulas, porque a responsabilidade seria toda nossa. Não podemos culpar o Governo Federal por um contrato que ele estava impedido de assinar pelos próprios advogados brasileiros.

Comentários

Outras Notícias

[Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia]
Entrevistas

Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia

30 de Agosto de 2022

Psolista ressaltou, ainda, que saúde dever ser considerada prioridade na gestão estadual

[Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)]
Entrevistas

Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)

29 de Agosto de 2022

Para acompanhar, basta sintonizar na Piatã FM (FM 94.3) ou baixar os aplicativos da rádio ou do portal PNotícias

[Roma fala sobre relação com Neto:
Entrevistas

Roma fala sobre relação com Neto: "Depois de eu passar 20 anos limpando chão para ele, ele fez o que fez"

15 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira

[“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues]
Entrevistas

“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues

12 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Jerônimo chama ACM Neto de 
Entrevistas

Jerônimo chama ACM Neto de "bolsonarista" após ele negar adesão à Carta em Defesa da Democracia

12 de Agosto de 2022

Petista foi entrevistado pelo Programa PNotícias da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS]
Entrevistas

Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS

05 de Maio de 2022

Vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias na manhã desta quinta-feira (5)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos