Eleições

Lula e Bolsonaro trocam acusações durante debate da Globo

30 de Setembro de 2022 às 07h57 - Por: Redação PNotícias Foto: Montagem // Reprodução TV Globo
[Lula e Bolsonaro trocam acusações durante debate da Globo]

Além disso, líderes das pesquisas de intenções de votos para eleições presidenciais brigaram por direito de resposta

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocaram acusações durante o debate realizado pela Rede Globo na noite desta quinta-feira (29). Além disso, os líderes das pesquisas de intenções de votos para as eleições presidenciais brigaram por direito de resposta no último encontro entre candidatos antes do primeiro turno, marcado para ocorrer no domingo (2).

Leia também:

Veja agenda dos candidatos à presidência para esta sexta-feira

Confira agenda dos candidatos ao Governo da Bahia nesta sexta-feira

Os outros cinco presidenciáveis que participaram do programa promovido pela TV Globo foram Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).

O embate que contou com a apresentação de William Bonner teve mais de três horas de duração. No total, foram dez direitos de respostas concedidos, Bolsonaro e Lula tiveram quatro, cada um; Kelmon e Soraya, um, cada um.

No primeiro bloco, Lula e Bolsonaro trocaram acusações sobre a corrupção. O petista teve direito a quatro revides, enquanto o atual presidente, teve direito a dois.

O ex-presidente solicitou para rebater ataque de Bolsonaro, que havia o chamado de “chefe de uma grande quadrilha” e “cleptocracia”. Na suia resposta, o petista disse que seu principal adversário deveria saber o que “foi a quadrilha da vacina” — em referência ao imunizante Covaxin, alvo de escândalo na pandemia após denúncias feitas na CPI da Covid, no ano passado.

“Eu só esperava que em um debate entre pessoas que querem ser presidente da República, o atual presidente tivesse um mínimo de honestidade, um mínimo de seriedade. Ele falar que eu montei quadrilha? Com a quadrilha da rachadinha dele, que ele decretou sigilo de 100 anos, com a rachadinha da família, sabe, do Ministério da Educação, com barras de ouro? Ele falar de quadrilha comigo? Ele precisava se olhar no espelho e saber o que está acontecendo no governo dele. Ele saber o que foi a quadrilha da vacina!”, disse Lula no primeiro direito de resposta.

E, Bolsonaro, rebateu: “Mentiroso! Ex-presidiário! Traidor da pátria! Que rachadinha? Rachadinha é teus filhos roubando milhões de empresas, após a tua chegada ao poder. Que CPI é essa? Da farsa? Que você vem defender aqui. O que achou a meu respeito? Nada! Que dinheiro de propina? Não teve propina, propina teve o seu Carlos Gabas, do Consórcio do Nordeste! Dos governadores amigos teus! Que foi descoberto em 50 milhões de reais, e nada foi apurado”.

Lula e Bolsonaro também foram confrontados por Ciro Gomes e Simone Tebet nos primeiros blocos. O pedetista falsou sobre corrupção e orçamento secreto para criticar os líderes da pesquisa. Já a emedebista aproveitou a pandemia para destruir a imagem do atual chefe do Executivo.

Outro confronto que viralizou nas redes sociais foi entre Soraya e Padre Kelmon. A candidata do União Brasil chamou o oponente de “padre de festa junina e cabo eleitoral de Bolsonaro”. No decorrer do programa, o candidato do PTB foi repreendido várias vezes por Bonner por não seguir as regras do debate.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Notícias

[TSE abre código-fonte da urna eletrônica para as eleições de 2024]
Eleições

TSE abre código-fonte da urna eletrônica para as eleições de 2024

04 de Outubro de 2023

Abertura do código-fonte da urna eletrônia compõe o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação

[Cinco cidades do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte realizam eleições suplementares neste domingo (5); entenda]
Eleições

Cinco cidades do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte realizam eleições suplementares neste domingo (5); entenda

05 de Março de 2023

Horário de votação é o mesmo das eleições no calendário convencional: das 8h às 17h

[Ministério da Defesa deve entregar relatório sobre eleições ao TSE nesta quarta-feira (9)]
Eleições

Ministério da Defesa deve entregar relatório sobre eleições ao TSE nesta quarta-feira (9)

09 de Novembro de 2022

Valdemar da Costa Neto, o presidente do PL, disse que iria aguardar o relatório para dizer que se reconhecia o resultado das urnas

[Segundo turno teve 570 mil votos válidos a mais do que o primeiro]
Eleições

Segundo turno teve 570 mil votos válidos a mais do que o primeiro

31 de Outubro de 2022

Número de abstenções foi maior onde Lula venceu

[Quem não votou no segundo turno tem até 9 de janeiro para justificar]
Eleições

Quem não votou no segundo turno tem até 9 de janeiro para justificar

31 de Outubro de 2022

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente

[Apesar de Operação da PRF, abstenções na Bahia diminuem]
Eleições

Apesar de Operação da PRF, abstenções na Bahia diminuem

31 de Outubro de 2022

Neste domingo, urnas contaram com aproximadamente 100 mil votos a mais em relação ao primeiro turno

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos