Salvador

Presidente da Limpurb revela que aguarda posicionamento do Inema para dar destinação ao óleo retirado das praias de Salvador 

07 de Novembro de 2019 às 14h08 - Por: Danilo Santana Foto: PNotícias
[Presidente da Limpurb revela que aguarda posicionamento do Inema para dar destinação ao óleo retirado das praias de Salvador ]

Marcus Passos comentou sobre a situação das praias de Salvador

Em entrevista concedida ao programa PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta quinta-feira (7), o presidente da Limpurb, Marcus Passos, tranquilizou a população em relação à situação das praias de Salvador, que têm recebido dezenas de toneladas de óleo de origem ainda desconhecida. O primeiro registro na capital baiana foi há 26 dias, e Passos ressaltou que a limpeza foi iniciada pela Limpurb.

“Quando começou a sair notícia na imprensa que alguns estados do Nordeste, algumas praias estavam sendo atingidas lá em cima, começamos a monitorar. Vimos que essa corrente estava descendo para o sul do Nordeste e tivemos a preocupação de que, se todos os estados estavam começando a ser atingidos, provavelmente iria chegar na Bahia. E logo quando chegou em Praia do Forte e Arembepe começamos a montar uma equipe para monitorar nossas praias. Então, logo dia 10 de outubro, especificamente às 23h30, para ser preciso, percebemos as primeiras pelotas na praia de Ipitanga. Entre o dia 10 até o dia 15 ou 16 [outubro], mais ou menos, tinha muito pouco com relação ao que o Nordeste tinha recolhido. Nós tínhamos recolhido apenas 37 quilos”, disse.

Passos afirmou que a Limpurb monitora a orla de Ipitanga até São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ao todo, 405 homens se revezam para fazer a limpeza das áreas afetadas pelas pelotas de óleo. Quase 130 toneladas de óleo já foram recolhidos até o momento, somente em Salvador. 

Questionado se a demora do governo federal em agir prejudicou a atuação dos municípios, o presidente confirmou: “Acaba prejudicando. É o que eu sempre venho falando nas entrevistas. É um inimigo que estamos lutando e que não sabemos quando vem, qual o volume e que horas ele vai chegar. Então, temos que estar com as equipes prontas, como a gente tem feito. Nós temos participado do Comando Unificado Integrado, que é um grupo que foi formado entre entes federais e estaduais ambiental. Estão lá o Inema, Ibama, o governo estadual, secretaria de outros municípios, pra gente tentar monitorar, entender. A gente não sabe a fonte, não sabe a quantidade de óleo que pode chegar”.

O presidente da Limpurb disse que desde a última segunda-feira (4) não chegam grandes quantidades de óleo, mas salientou que diariamente pequenas pelotas são vistas.

 “Todo dia chegam pelotas de óleo na praia. Quando nós falamos que não chegam há 13 dias [óleo], sem nenhum movimento novo, não quer dizer que não tenha óleo, têm aquelas pelotinhas”.

"Dia 23 enviei ofício ao Inema pedindo que eles informassem quais os aterros, as empresas estão certificadas para transportar e receber esse material"

Passos disse que a Limpurb monitora a orla de Ipitanga até São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ao todo, 405 homens se revezam para fazer a limpeza das áreas afetadas pelas pelotas de óleo. Ao todo, já foram recolhidas quase 130 toneladas de óleo somente em Salvador. 

O presidente da Limpurb disse que desde a última segunda-feira (4) não chegam grandes quantidades de óleo, mas salientou que diariamente chegam pequenas pelotas: “todo dia chega pelotas de óleo na praia. Quando nós falamos que não chegam há 13 dias [óleo], sem nenhum movimento novo, não quer dizer que não tenha óleo, têm aquelas pelotinhas”. 
 

Passos esclareceu que não é função do poder público municipal fazer a retirada do material, mas justificou que a prefeitura fez questão de realizar o serviço, “até porque tem outros municípios menores sem condições e que precisam da ajuda do governo”. Ele salientou que a coleta é feita seguindo os procedimentos do Ibama que foram passados para a Limpurb. O problema é que todo o material recolhido está armazenado, uma vez que a prefeitura aguarda orientação do Inema para dar um posicionamento sobre quais empresas estão credenciadas para dar a devida destinação final ao material.

 “Após coletar na praia, a Limpurb envia para o transbordo, onde é feita a pesagem e o encaminhamento para nosso galpão onde é guardado dentro de um contêiner devidamente preparado... Dia 23 [outubro] enviei um ofício ao Inema pedindo para que eles informassem quais os aterros, quais as empresas estão certificadas para transportar e receber esse material”, disse o presidente. 

Sobre o apoio do governo na limpeza das praias, o presidente comentou que a Limpurb tem atuado individualmente no município, apenas com o apoio da Marinha e de grupos de voluntários. 

“O governo, talvez, esteja apoiando municípios que não têm o quantitativo humano e recursos que Salvador tem”. 

Marcus Passos também disse que o governador afirmou ter cinco mil voluntários à disposição, mas que ainda não viu quem são.
 

Comentários

Outras Notícias

[VÍDEO: Ônibus atropela homem em Mussurunga]
Salvador

VÍDEO: Ônibus atropela homem em Mussurunga

15 de Outubro de 2023

Não há informação sobre o atual estado de saúde da vítima

[Plano Inclinado Liberdade-Calçada é suspensa por tempo indeterminado]
Salvador

Plano Inclinado Liberdade-Calçada é suspensa por tempo indeterminado

06 de Outubro de 2023

Retomada das operações estava prevista para esta sexta-feira (6)

[Reabertura do Plano Inclinado Liberdade-Calçada é adiado para sexta-feira (6)]
Salvador

Reabertura do Plano Inclinado Liberdade-Calçada é adiado para sexta-feira (6)

03 de Outubro de 2023

Enquanto aguarda o prazo, os usuários do PILC poderão utilizar a frota convencional de ônibus como alternativa

[Plano Inclinado Liberdade-Calçada tem reabertura adiada]
Salvador

Plano Inclinado Liberdade-Calçada tem reabertura adiada

02 de Outubro de 2023

Como alternativa durante a interrupção do funcionamento do ascensor, os usuários poderão utilizar a frota convencional de ônibus

[Prefeitura intensifica rondas de manutenção na iluminação durante período de chuva]
Salvador

Prefeitura intensifica rondas de manutenção na iluminação durante período de chuva

09 de Maio de 2023

Chuvas intensas podem ocasionar apagões sistêmicos, gerar curto circuito e comprometer os equipamentos do parque de iluminação

[Rádio Piatã FM doa uma tonelada de alimentos para campanha do Bahia Sem Fome]
Salvador

Rádio Piatã FM doa uma tonelada de alimentos para campanha do Bahia Sem Fome

28 de Abril de 2023

"Cada um fazendo a sua parte, vivemos por um mundo melhor”

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos