Operação Velho Ouro combate associação criminosa especializada na extração ilegal de outro e usurpação de bens da União
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (30), a Operação Velho Ouro, que combate uma associação criminosa especializada na extração ilegal de outro e usurpação de bens da União. Segundo a PF, mais de 70 agentes estão cumprindo mandados de busca e apreensão em Cansação e Monte Santo.
Leia também:
André Janones posta vídeo em que mostra início da confusão com Ricardo Salles na Band
Homem armado com faca invade escola no bairro de Mussurunga
Um grupo de garimpeiros usa explosivos e substâncias altamente tóxicas para extrair outro nos garimpos ilegais localizados nas zonas rurais das duas cidades, de acordo com informações da PF.
“Segundo se apurou, os garimpeiros compram, arrendam ou simplesmente invadem a terra onde foi descoberto indício de ouro e passam a extrair ilegalmente o minério, fazendo acordos entre si, permitindo a atividade de extração na ‘sua terra’ mediante o pagamento de ‘royalties’, ou contratam garimpeiros para trabalharem mediante pagamento de ‘diárias’”, disse o órgão em nota.
Os mandatos judiciais foram expedidos pela Justiça Federal de Campo Formoso que também ordenou a destruição das ferramentas e equipamentos usados no garimpo ilegal. Os suspeitos podem pegar penas de até 24 anos de reclusão.
Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.