Cultura

Larissa Luz e Margareth Menezes se apresentam juntas e falam sobre a importância da mulher negra ocupar espaços

06 de Janeiro de 2020 às 16h08 - Por: Rafael Albuquerque Foto: Reprodução
[Larissa Luz e Margareth Menezes se apresentam juntas e falam sobre a importância da mulher negra ocupar espaços]

Artistas se apresentaram no projeto Padrinhos da Música

Aconteceu neste domingo (5) a segunda edição do projeto Padrinhos da Música no Trapiche Barnabé, no bairro do Comércio, em Salvador. A iniciativa promove o encontro entre artistas da nova geração da música baiana, que convidam cantores, músicos e compositores que são suas referências artísticas para subirem juntos ao palco. Na oportunidade, a cantora Larissa Luz brindou o público com um repertório frenético, que não deixou ninguém parado. A artista recebeu no palco Margareth Menezes, a quem chamou de madrinha. Juntas elas cantaram sucessos como "Elegibô", "Faraó" e "Toté de Maianga", além da inédita "Capoeira Mundial". 

Em entrevista ao PNotícias, a ex-vocalista do AraKetu comentou com entusiasmo: "É bom esse reconhecimento, as pessoas vibrando juntas e mandando energia de volta. É relevante que a gente faça um balanço de tudo que a gente viveu e hoje a gente constate que estamos em ascensão, que não paramos e não pararemos. Continuaremos galgando espaços pra ter tudo que temos direito, tudo que nos foi usurpado. Hoje foi um dia de celebração, de comemoração, de troca muito intensa. Mulheres negras juntas, de gerações diferentes, vivendo coisas em comum. Estamos na luta, foi um grande recado e uma grande experiência". 

Larissa ressaltou que foi "um dia histórico, muito emocionante", e teceu elogios acerca da participação de sua 'madrinha': "Senti que Maga estava vibrando na mesma sintonia que eu, de um lugar de muita conquista. Como eu falei no meu penúltimo disco, é como se a gente tivesse fincando uma bandeira dizendo 'território conquistado, sobrevivemos até aqui, e temos vozes, reconhecimento'". 

A jovem cantora, que também é atriz e se destacou interpretando Elza Soares em musical no teatro, explicou ao PNotícias o motivo de ter escolhido Margareth: "Escolhi porque ela representa tudo isso que eu acabei de falar, de resistência, de quem enfrentou todas as dificuldades que o sistema impõe, e continua resistindo e fazendo história, gritando pro mundo essa força. Me identifico muito com isso e sempre tive ela como referência disso, e referência artística também. Sempre a muito Rock and Roll, muito forte, visceral, fazendo tudo com muita alma, com muita vontade, garra e energia. Ela é Bahia, é mulher, é preta, é resistência, é música ancestral, é música do futuro". 

Ovacionada pelo público, Margareth Menezes também falou ao PNotícias sobre a experiência de participar do encontro: "Muito bacana, muito legal. A tecnologia com o som vivo. A tendência agora é essa mesmo e minha geração vem se adaptando a isso. Vejo cantoras como Luedji, Larissa, Xênia, as meninas com pensamentos, palavras, poesias que dizem respeito à realidade delas, comunicando. Ser artista já uma coisa política, naturalmente você já é político. Não precisa politizar, mas você tá ali transmitindo a realidade da sua geração. São grandes artistas e eu tô muito feliz de ver elas aqui, assim como outras que surgiram no Brasil".

Maga alertou para as dificuldades enfrentadas pelos artistas negros e citou a importância de celebrar as conquistas: "Tem o problema da questão racial, tem. Mas vida de artista também é isso, não existe facilidade. Quem vem da periferia não tem facilidade. Eu tô com 32 anos de carreira e continuo lutando, me adaptando e aberta pra poder me comunicar. Acho que é uma vitória do povo negro, das mulheres negras. A gente não pode só reclamar dificuldade, mas também celebrar a nossa vitória, porque senão fica parecendo que a gente não conquistou nada. A gente tá cada vez mais conquistando espaço", salientou. 

A cantora falou sobre o convite e fez questão de elogiar a afilhada: "Foi demais porque a Larissa me ligou com um jeitinho muito massa de falar. É uma grande honra ser madrinha. Eu vi Larissa começando com o AraKetu, muito tímida ainda. Cantar em trio não é fácil. Ela já fez participação comigo no trio na Barra. Vi o momento que ela rompeu, e foi massa, a gente conversou. É uma menina contemporânea, com a cabeça pop. Tinha que pegar o caminho dela e foi isso que ela fez. Não é fácil, mas quando você tem foco, tem direção, você alinha e a coisa acontece. Ela tá surpreendendo também no teatro. Tem uma estrada bonita pela frente. Espero que ela preserve e continue", finalizou. 

A cantora Luedji Luna também se apresentou no evento e contou com participação de diversos rappers e do seu convidado especial, o cantor Lazzo Matubi. O Padrinhos da Música, uma ação da Maré Produções Culturais e da Movida Conteúdo, na qual shows e trocas musicais se convertem numa série audiovisual, que será disponibilizada na web.

Comentários

Outras Notícias

[Secretaria de Cultura da Bahia ganha nova sede nos Barris]
Cultura

Secretaria de Cultura da Bahia ganha nova sede nos Barris

23 de Dezembro de 2022

O casarão antigo é uma construção de 1938 e trata-se da primeira sede própria do órgão

[´Projeto 'Axé com Dendé' homenageou o Dia Nacional das Baianas de Acarajé]
Cultura

´Projeto 'Axé com Dendé' homenageou o Dia Nacional das Baianas de Acarajé

26 de Novembro de 2022

Idealizado pela Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia - Bahiatursa, em parceria com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé

[Dia das Baianas é comemorado com ação em Salvador, Linha Verde e Aracaju]
Cultura

Dia das Baianas é comemorado com ação em Salvador, Linha Verde e Aracaju

25 de Novembro de 2022

projeto “Axé com Dendê” leva as Baianas aos principais pontos turísticos de Salvador e Aracaju (SE)

[Dia da Baiana é comemorado nesta sexta-feira (25) em pontos turísticos de Salvador e Aracaju (SE)]
Cultura

Dia da Baiana é comemorado nesta sexta-feira (25) em pontos turísticos de Salvador e Aracaju (SE)

22 de Novembro de 2022

A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da Baiana,

[Grupo André Guimarães assina com 10 artistas baianos para lançamento imobiliário]
Cultura

Grupo André Guimarães assina com 10 artistas baianos para lançamento imobiliário

14 de Novembro de 2022

Com a curadoria de Ricardo Portela, a parceria foi assinada na Acervo Galeria de Arte, em uma noite de integração entre os 10 artistas e o Grupo André Guimarães.

[Prefeito participa de abertura da Bienal do Livro nesta quinta (10)]
Cultura

Prefeito participa de abertura da Bienal do Livro nesta quinta (10)

10 de Novembro de 2022

evento retorna à capital baiana após um hiato de nove anos

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos