Cultura

Após ser acusado de intolerância religiosa, Xanddy fez desabafo em redes sociais

06 de Agosto de 2019 às 13h05 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução
[Após ser acusado de intolerância religiosa, Xanddy fez desabafo em redes sociais]

A denúncia foi feita pela atriz Luana Xavier, neta de Chica Xavier,

Após ser acusado de intolerância religiosa, o cantor Xanddy, vocalista da banda Harmonia do Samba, faz desabafo e se defende nas redes sociais. A denúncia foi feita pela atriz Luana Xavier, neta de Chica Xavier, que assistiu a um show do grupo na "Festa Oxente", no Rio de Janeiro. 

O cantor utilizou seu perfil oficial no Instagram para se defender da post feito por Luana Xavier. Xanddy fez o seguinte desbafo nesta terça-feira (06). "Fui acusado de ser intolerante religioso e exposto na internet, onde pessoas que não me conhecem intimamente, estão, infelizmente, reduzindo o meu caráter de forma irresponsável e tóxica. Eu respeito e amo o ser humano seja ele católico, espírita, umbandista, candomblecista, judeus, budistas, evangélico... Acima de tudo procuro respeitar a história, particularidade e trajetória de todos, aprendendo a cada dia", começou. 

O artista garantiu que não tem problema com religiões de matriz africana e faz o pedido de perdão se ofendeu alguém. "Muitas vezes, encontro nas incontáveis viagens que faço pessoas das religiões de matrizes africanas (principalmente na minha terra, na Bahia) e quase sempre, recebo um abraço gostoso, que vem acompanhado de palavras doces e, obviamente, tento corresponder à altura. Eu sou assim, gosto de ser assim. Quem me conhece sabe. De qualquer forma, peço perdão se ofendi alguém. Do fundo do meu coração, acreditem, não houve intenção de machucá-los. Que Deus abençoe a todos!!!", confessou o vocalista. 

A atriz fez um texto e publicou nas redes sociais, afirmando que se decepcionou bastante com o cantor. "Sou muito fã do Harmonia do Samba, há muitos e muitos anos. Já fui em inúmeros shows deles: aqui no Rio, em Salvador e até em Vitória. Mas hoje me decepcionei bastante com o Xanddy. Que ele é evangélico e fala bastante sobre sua religião, inclusive em shows, disso todo mundo sabe. E definitivamente não é um problema. Porque falar da nossa própria religião é um direito que nos compete", disparou Luana. 

Em seguida, a atriz continua seu relato e comenta o motivo de ter se sentido ofendida. "Porém, hoje no repertório do show tinha a música Raiz de Todo Bem, comumente cantada pelo intérprete Saulo. Peço que reparem no vídeo. Comecei a filmar depois de um minuto de música rolando porque eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Pois bem... Xanddy suprimiu a frase 'do canto Candomblé' durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho", reclamou a neta de Chica. 

"Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra 'Candomblé', então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim. Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? Sim! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida", criticou a atriz. 

Luana concluiu o texto fazendo um apelo. "E ao cantor, fica aqui o meu apelo... apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta 'respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou'", finalizou. 

Comentários

Outras Notícias

[Secretaria de Cultura da Bahia ganha nova sede nos Barris]
Cultura

Secretaria de Cultura da Bahia ganha nova sede nos Barris

23 de Dezembro de 2022

O casarão antigo é uma construção de 1938 e trata-se da primeira sede própria do órgão

[´Projeto 'Axé com Dendé' homenageou o Dia Nacional das Baianas de Acarajé]
Cultura

´Projeto 'Axé com Dendé' homenageou o Dia Nacional das Baianas de Acarajé

26 de Novembro de 2022

Idealizado pela Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia - Bahiatursa, em parceria com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé

[Dia das Baianas é comemorado com ação em Salvador, Linha Verde e Aracaju]
Cultura

Dia das Baianas é comemorado com ação em Salvador, Linha Verde e Aracaju

25 de Novembro de 2022

projeto “Axé com Dendê” leva as Baianas aos principais pontos turísticos de Salvador e Aracaju (SE)

[Dia da Baiana é comemorado nesta sexta-feira (25) em pontos turísticos de Salvador e Aracaju (SE)]
Cultura

Dia da Baiana é comemorado nesta sexta-feira (25) em pontos turísticos de Salvador e Aracaju (SE)

22 de Novembro de 2022

A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da Baiana,

[Grupo André Guimarães assina com 10 artistas baianos para lançamento imobiliário]
Cultura

Grupo André Guimarães assina com 10 artistas baianos para lançamento imobiliário

14 de Novembro de 2022

Com a curadoria de Ricardo Portela, a parceria foi assinada na Acervo Galeria de Arte, em uma noite de integração entre os 10 artistas e o Grupo André Guimarães.

[Prefeito participa de abertura da Bienal do Livro nesta quinta (10)]
Cultura

Prefeito participa de abertura da Bienal do Livro nesta quinta (10)

10 de Novembro de 2022

evento retorna à capital baiana após um hiato de nove anos

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos