Saúde

Mil dias de gestão: Saúde avança com obras do 1º hospital materno-infantil e ampliação de atendimentos em Salvador

29 de Setembro de 2023 às 15h29 - Por: Redação PNoticias Foto: Divulgação/Secom
[Mil dias de gestão: Saúde avança com obras do 1º hospital materno-infantil e ampliação de atendimentos em Salvador]

Um dos destaques foi o início da implantação do Hospital Maternidade e da Criança (HMC), na Federação.

A rede municipal de Saúde da capital baiana, que é Responsável por desempenhar um papel crucial na promoção do bem-estar, garantia de cuidados médicos acessíveis e de qualidade para a população, tem avançado com as ações que aconteceram nos mil dias da atual gestão, completados na quinta-feira (28). Um dos destaques foi o início da implantação do Hospital Maternidade e da Criança (HMC), na Federação. 

A desapropriação do terreno e retrofit do antigo Hospital Salvador, em março passado, foi envolvida na estratégia para receber a nova estrutura, que contará com 200 leitos entre clínicos, de UTI e Hospital Dia. A unidade vai ampliar e qualificar a atenção ao pré-natal, parto, puerpério e ao recém-nascido na cidade. 

Serão disponibilizados no local serviços de urgência e emergência nas especialidades de ginecologia, obstetrícia e pediatria, além de serviços de exames e diagnóstico de média e alta complexidade. O edifício terá 12 mil m², 10 andares e 24 vagas de estacionamento, com estimativa de conclusão de obra para o primeiro semestre de 2024.  

Na Atenção Primária, a capital baiana ganhou oito unidades construídas desde 2021, ofertando serviços de forma integral entre atendimentos médico, de enfermagem e odontológico, voltados à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação das doenças mais frequentes. 

Os novos postos foram UBS Vila Matos (Rio Vermelho), USF Gal Costa (São Marcos), UBS Periperi, USF Lealdina Barros (Engenho Velho da Federação), USF São Marcos II, USFs Nova Sussuarana I e II e Vale da Muriçoca. Estão em obras a USF Polêmica e o PA Ilha de Maré. 

Atendimentos itinerantes - A Prefeitura de Salvador lançou em abril deste ano o projeto Saúde nos Bairros, que já acumula mais de 340 mil procedimentos e atendimentos realizados de forma itinerante em 18 localidades. Os serviços são realizados em unidades móveis que contam com uma estrutura completa de equipamentos. 

Outro ponto de destaque é que o projeto leva saúde aos cidadãos que mais precisam, evitando gastos com transporte e otimizando o tempo, especialmente para trabalhadores, mães e pais de família. Além disso, foca na captação e encaminhamento de pacientes para cirurgias eletivas, diminuindo demandas represadas pela pandemia da Covid-19. 

Para garantir o acesso a visita periódica ao oftalmologista e a realização de exames preventivos, a Secretaria Municipal de Saúde lançou no último mês de junho o Programa Saúde nos Olhos, que será estendido até dezembro.  

A iniciativa começou em Cajazeiras e foi executada por meio de 13 prestadores de serviço contratualizados que, juntos, realizaram cerca de 1,5 mil consultas e exames oftalmológicos. 

Saúde materna e neonatal - O pré-natal tem um papel fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças maternas e fetais, permitindo que mãe e bebê tenham um desenvolvimento saudável, reduzindo os riscos para ambos durante e após a gestação.

Para garantir assistência integral às grávidas da capital baiana, a Prefeitura lançou, em novembro de 2021, o programa Programa Mãe Salvador, facilitando o acesso delas ao serviço público de saúde por meio da concessão de passagens de ônibus. 

Os créditos também podem ser utilizados para consultas pós-parto para mães e bebês, bem como para o teste do pezinho, por exemplo. O programa já beneficiou mais de 33 mil gestantes, oferecendo inclusive kit básico de enxoval para cadastradas no programa Bolsa Família. 

Novos serviços -Em fevereiro deste ano, o Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Boca da Mata, passou a ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviço completo de endourologia, tratamento endoscópico para patologias da próstata, bexiga e cálculos urinários, com disponibilização de tratamento a laser.  

Atualmente, poucas unidades de saúde pública disponibilizam tratamento com laser para pacientes com problemas urológicos. 

Em julho de 2022, as pessoas vivendo com HTLV da capital baiana passaram a contar com um novo centro especializado para tratamento. O novo ambulatório foi implantado nas instalações do Ambulatório de Doença Falciforme e Hepatites Virais, localizado no 3º andar do Multicentro Carlos Gomes. 

Neste ano também foi implementado o Ambulatório de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no Serviço de Atenção Especializada (SAE) Marymar Novaes e no Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae) da Liberdade, sendo possível ampliar a oferta de serviços para mais de 150 novos usuários. 

Além disso, 37 unidades da rede pública de saúde da Atenção Básica foram qualificadas e iniciaram o atendimento à população LGBT+.  

Ainda em 2023, está prevista a inauguração da Escola Municipal de Saúde Pública que possibilitará ofertar cursos de aperfeiçoamento, especializações, implementação dos programas de residências médicas e multiprofissional, cabendo a escola também a regulação dos campos de práticas, estágios e pesquisas na rede do SUS/Salvador. 

Planejamento -Salvador deu um importante passo para a melhoria contínua das ações na área da saúde, com a implantação da Sala de Situação, em dezembro do ano passado. O equipamento, que funciona como uma central de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços do setor no município, tem caráter permanente, contribuindo para o diagnóstico ágil e aprofundado das necessidades e problemas prioritários da rede, auxiliando a gestão na definição e execução rápida de estratégias. 

De 2021 para cá, a cidade também passou a contar com três novos instrumentos que trazem estratégias e diretrizes para fortalecer as políticas públicas em diferentes segmentos. São eles o Plano Municipal de Saúde 2022-2025, o Plano Municipal de Saúde da Infância e Adolescência e o Plano Municipal de Doenças e Agravos Não Transmissíveis.   

Reforço - A atual gestão reforçou o quadro de colaboradores do funcionalismo municipal para qualificar a prestação de serviços à população. A rede de saúde ganhou 637 novos profissionais, entre técnicos de enfermagem para vacinação e para auxiliar de saúde bucal, além de odontólogos, enfermeiros e médicos. 

Saúde animal - Salvador terá o primeiro Hospital Veterinário público do estado. A estrutura, construída pela Prefeitura, tem previsão para ser inaugurada ainda este ano e funcionará no bairro de Canabrava. 

Serão dois pavimentos (térreo e primeiro andar) numa área de aproximadamente 1,4 mil m². O equipamento prestará atendimento ambulatorial, internamento, raio X e vacina, além de exames de imagem, centro cirúrgico, entre outros procedimentos. Os tutores poderão recorrer a diversas especialidades que serão ofertadas aos pets, a exemplos de ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Notícias

[Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%]
Saúde

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

30 de Março de 2024

Trata-se do menor reajuste desde 2020

[Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue]
Saúde

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

29 de Março de 2024

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde

[Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas]
Saúde

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

28 de Março de 2024

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

[Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue]
Saúde

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

22 de Março de 2024

Até o momento, há 682 óbitos confirmados por conta da doença

[Doses da vacina da dengue que não foram usadas serão redistribuídas ]
Saúde

Doses da vacina da dengue que não foram usadas serão redistribuídas

21 de Março de 2024

Terão prioridade municípios que decretaram situação de emergência

[Número de mortes por dengue na Bahia chega a 17 ]
Saúde

Número de mortes por dengue na Bahia chega a 17

19 de Março de 2024

Mais de 270 cidades estão em epidemia

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos