Polícia

À frente do DCCP, delegada Maria Selma fala sobre a Operação Tentáculos e diminuição dos índices de roubos de carros

25 de Setembro de 2019 às 09h41 - Por: Redação PNotícias Foto: PNotícias
[À frente do DCCP, delegada Maria Selma fala sobre a Operação Tentáculos e diminuição dos índices de roubos de carros]

"Hoje em dia ladrão não anda maltrapilho, ladrão anda arrumado", disse Maria Selma

Ex-titular da 16ª Delegacia, na Pituba, onde ficou por quatro anos, a delegada Maria Selma está à frente do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) desde julho deste ano. Antes disso, esteve também no comando da 28ª Delegacia de Polícia Territorial/Nordeste. 

“Quando eu era titular da Pituba eu tinha que cuidar daquela parte da 16ª, que englobava Pituba, Caminho das Árvores, Itaigara e Iguatemi. Agora, não. A DCCP é estadual. Onde tiver crimes de furtos, roubos e estelionato nós estaremos. A gente tem começado com a corda toda, temos prendido bastante. Já estamos dando resposta”, explicou em entrevista ao programa PNotícias, da Piatã FM.

Maria Selma falou sobre a “Operação Tentáculos”, deflagrada desde o início de setembro, e que tem como objetivo coibir furtos, roubos e estelionatos. De acordo com diretora do DCCP, diversos mandados de prisão foram cumpridos durante as ações, que continuam em andamento. “Agimos contra roubo a ônibus, roubos a veículos, roubos a transeuntes e estelionato. Nesses últimos 40 dias da operação efetuamos muitas prisões. Desmontamos muitas quadrilhas. Devolvemos muitos bens roubado aos seus respectivos donos. Teremos mais umas três operações muito grandes e que você vai ver o resultado durante essas duas semanas. Todo serviço de inteligência está em cima. Graças a Deus tem sido um sucesso”. 

A delegada também foi questionada sobre os altos índices de roubos de veículos em Salvador. Em março desse ano, a SSP divulgou que 11 carros eram roubados por dia na capital baiana. Maria Selma salientou que a polícia tem trabalhado no sentido de coibir esses crimes e que os primeiros resultados já podem ser sentidos: “A gente tem trabalhado com a parte de inteligência. Tudo envolve a inteligência. Os crimes de roubo de carro têm diminuído bastante. Semanalmente temos reunião e vamos comparando os números. São bem diferentes os números do ano passado e desse ano. Tem caído, apesar de ainda existir. Temos trabalhado. Já vai fazer dois meses que estou à frente do Departamento e a gente está batendo com força em cima dessa questão. Temos recuperado muitos carros e prendido muitas quadrilhas”. 

Também destacou a prisão de dois acusados que, segundo ela, são responsáveis pelo roubo de diversos carros na região do Caminho das Árvores: “A gente conseguiu prender dois caras que estavam roubando carros de luxo no Caminho das Árvores. A especialidade deles era roubar em porta de escola. Ele mesmo, na cara de pau, disse para mim que roubou mais de 200 carros. Foi uma prisão muito importante. Vai ficar muito tempo na cadeia”.

Ela ainda aproveitou para dar algumas dicas e apontar algumas situações em que os condutores podem se livrar da ação de criminosos: “No caso de roubo a veículos é normal a pessoa ficar muito distraída, querer parar no meio da rua para atender o celular, ficar no whats App. Essas são práticas que, quando você estiver dentro de um veículo, você tem que esquecer. É nesse momento que o indivíduo vai ter de abordar e te assaltar. Antes de parar o carro em um determinado local, você dá uma olhada geral. Hoje em dia ladrão não anda maltrapilho, ladrão anda arrumado. Ficam no celular, fingindo que estão falando, esperando a vítima. Sempre tenha cuidado, o lugar deserto sempre é uma armadilha. Eu, que ando armada até os dentes, chego no meu prédio e vou até o fim da rua olhando tudo. Por que o cidadão que não anda armado também não pode fazer isso?”

Os recorrentes casos de assaltos a ônibus em Salvador também foram abordados durante a entrevista. A diretora do DCCP ressaltou os esforços feitos pelo órgão, em conjunto com o Grupo Especial de Repressão a Roubos a Coletivos (Gerrc), no sentido de combater o problema. “Com relação ao Gerrc, temos um delegado extremamente competente. Temos trabalhado conjuntamente para diminuir o número de assaltos em coletivos. O que eu peço é que quando a equipe estiver parando um ônibus para ser abordado, tenha paciência. São medidas que a gente tem tomado agora até para verificar se tem algum suspeito. Quando a gente para um ônibus é porque tem algum indicio que tem algum ladrão lá dentro. Estamos em cima e botando mais policias nas ruas em pontos mais sensíveis onde existem mais ocorrências. Vamos intensificar as operações”, ressaltou. 

A delegada completou: “Você está no ônibus que está sendo assaltado, o indivíduo está com a arma e pede o seu celular não vá resistir. Eles não têm nada a perder. De imediato, quando acaba o assalto, vá logo a delegacia. Não precisa ser no Gerrc, mas é bom que seja lá”.

Comentários

Outras Notícias

[Suspeito é morto durante operação em conjunto habitacional no bairro do Comércio]
Polícia

Suspeito é morto durante operação em conjunto habitacional no bairro do Comércio

01 de Abril de 2024

O indivíduo estava armado dentro do local

[Homem é preso em flagrante após agredir e expulsar companheira de casa na RMS ]
Polícia

Homem é preso em flagrante após agredir e expulsar companheira de casa na RMS

01 de Abril de 2024

Caso aconteceu no domingo (31), não há detalhes sobre estado de saúde da companheira do suspeito

[Assaltante é preso ao tentar roubar turistas do Uruguai no centro histórico de Salvador  ]
Polícia

Assaltante é preso ao tentar roubar turistas do Uruguai no centro histórico de Salvador

01 de Abril de 2024

O assaltante estava com o porte de uma lâmina de faca, na localidade de Salvador

[Grupo de fieis é assaltado saindo da igreja no Sábado de Aleluia (30)]
Polícia

Grupo de fieis é assaltado saindo da igreja no Sábado de Aleluia (30)

01 de Abril de 2024

O suspeito ainda não foi localizado pela polícia após a ação criminosa contra os religiosos

[Dois amigos são encontrados mortos na RMS ]
Polícia

Dois amigos são encontrados mortos na RMS

01 de Abril de 2024

Corpos de Ednei Pires Queiroz, de 30 anos, e Suesley Santos do Nascimento, de 24, foram achados dentro de carro, no entroncamento do município de Dias D'Ávila.

[Criança assiste pai ser morto a facadas por atual companheiro da mãe no interior da BA]
Polícia

Criança assiste pai ser morto a facadas por atual companheiro da mãe no interior da BA

30 de Março de 2024

Crime aconteceu quando vítima foi buscar o filho para levá-lo à escola

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos