Entrevistas

Vereadora Débora Santana critica Organizações Sociais de Saúde que atrasam salário de funcionários: “Tive que enxugar gelo”

24 de Maio de 2021 às 11h50 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução // Instagram (@debora_santana70)
[Vereadora Débora Santana critica Organizações Sociais de Saúde que atrasam salário de funcionários: “Tive que enxugar gelo” ]

Vereadora concedeu entrevista ao programa PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta segunda-feira (24)

Em meio às constantes denúncias que chegam ao PNotícias acerca do atraso no pagamento do salário de funcionários de unidades de saúde pública em Salvador, o jornalístico da rádio Piatã FM entrevistou, na manhã desta segunda-feira (24), a vereadora Débora Santana (Avante), enfermeira e ex-diretora do Hospital Roberto Santos, que criticou a conduta das empresas contratadas pelo estado para administrar essas unidades. “É difícil, você ter funcionários até de tirar do próprio bolso pra eles irem trabalhar porque não têm nem o transporte”, afirmou a vereadora. 

Confira entrevista na íntegra:

Jorge Araújo: a senhora conseguiu salvar o mandato do Avante e desbancou o filho dê Isidório?
Débora Santana:
foi uma surpresa. Àqueles que não esperavam, graças a Deus, nós conseguimos. Com muito trabalho e dedicação. Tive 7.586 votos. 

Jorge Araújo: a senhora é enfermeira e foi diretora do Hospital Roberto Santos?
Débora Santana:
eu sou enfermeira. Fiquei no Hospital Roberto Santos 14 anos. Entrei lá como estagiária de enfermagem, fui crescendo e depois de 10 anos, me tornei diretora, fiquei 4 anos e saí ano passado pra concorrer às eleições. 

Jorge Araújo: qual é a experiência que a senhora traz como enfermeira e como diretora do Hospital Roberto Santos? 
Débora Santana:
trago experiências que já estou até atuando, como vi muitos homens na fila do SUS lá, pra fazer uma sonda, pra tirar uma sonda, por hiperplasia benigna. A gente se preocupa muito com o câncer de próstata, mas o homem sofre mais de hiperplasia benigna e por não ser câncer, a fila é imensa e ficam sem assistência, durante anos com a sonda, sem poder tirar. Então, o meu primeiro projeto quando eu entrei na Câmara de Vereadores foi fazer uma indicação ao prefeito e ao governador que homem também precisa de cuidados, e que precisava de um centro de atenção à saúde do homem, onde ele pudessem ter o acesso à saúde com dignidade. Eu digo depois das minhas palestras que eu faço nos bairros, que o homem não tem mais medo, o homem não tem acesso à saúde. 

Jorge Araújo: o Hospital Roberto Santos tem ala de emergência ou as crianças ainda têm que passar pela UPA? 
Débora Santana:
tem uma triagem que a gente atende mais alta complexidade. A triagem na UPA ainda existe, e a gente tem ambulatório, pediatria, e tem o atendimento de emergência sim. Por conta da reforma da emergência geral, a emergência geral hoje está na pediatria, mas a pediatria está no Hospital Dia, que foi fechado o ano passado por conta da reforma. Mas acredito que essa reforma acabe agora no meado de julho e a gente volte ao normal. 

Jorge Araújo: no início a senhora era contra o uso de máscara por toda a população? Se sim, por que? 
Débora Santana:
não. Não sou contra o uso de máscara. Foi um mal entendido. O que eu quis dizer, foi o que depois do que eu falei, a própria OMS veio e protocolou. No início, as pessoas estavam fazendo máscaras de qualquer tecido. Tecidos finos, tecidos que não tinham nenhuma proteção. Então, o que eu quis alertar, é que não adianta as pessoas usarem máscaras com tecidos sem proteção de barreiras porque vai ser só uma maquiagem, você vai estar tapando o sol com a peneira. E as pessoas não estavam preparadas para usar máscaras, porque elas colocam na mão, colocam no bolso, deixam em qualquer lugar. O que eu estava querendo naquele momento é mais educação, mais informação, e ter feito a máscara com as três camadas que realmente fazem a proteção. Alertei a população no momento e logo depois, a própria OMS veio e fez a pactuação do uso da máscara em três camadas. 

Jorge Araújo: nós costumamos receber denúncias de atraso de pagamento de salário por parte de empresas terceirizadas que prestam serviço ao Hospital Roberto Santos. A senhora teve esse problema? A senhora é a favor dessas terceirizadas? É a favor desses contratos com essas empresas?
Débora Santana:
eu tive vários [problemas]. Tive que enxugar gelo e apagar incêndios inúmeras vezes. Como eu tenho o dom de contornar as situações e os funcionários confiavam em mim, por várias vezes eles pararam e eu fui lá, pedi um voto de confiança, depois fui e corri atrás da empresa pra fazer os pagamentos. Eu acho isso desnecessário, acho que as empresas terceirizadas precisam sim se moldarem. Se ganharam a licitação, têm que fazer com que se cumpra o que está no contrato. É difícil, não é fácil não, você ter funcionários até de tirar do próprio bolso pra eles irem trabalhar porque não têm nem o transporte. 

Jorge Araújo: essas empresas alegam o que?
Débora Santana:
eles alegam isso aí e fica aquele jogo, que não repassou ainda, aí a Sesab diz que já repassou e fica nessa confusão. Por isso que algumas a gente atestou e saiu, de tanto acontecer episódio desses. Eu acho que cada hospital deveria ter essa autonomia, inclusive até de mandar um ateste negativo e suspender os serviços dessa empresa independente do tempo de contrato que ela venha a ter. 

Jorge Araújo: a gente sabe que o Avante, a nível de estado, é da base aliada do governador Rui Costa. Aqui em Salvador a senhora está com Bruno Reis?
Débora Santana:
sim, estou alinhada com o prefeito Bruno Reis pra melhoria da cidade. Eu acho que ele me entende, que o que for pra melhoria de Salvador, eu vou estar trabalhando, e o que não for também, ele vai estar me entendendo. A gente tem um diálogo muito aberto, o prefeito me conhece, conhece o meu pai, a gente sempre conversa e é um diálogo harmonioso. 

Jorge Araújo: como é que vai ficar a situação da senhora nas Eleições do ano que vem, pra governador, pra deputado, já que tem que ter esse apoio? 
Débora Santana:
a gente está costurando, pensando. Acho que o que for melhor pra Bahia, a gente vai estar trabalhando sim. Ainda não estive com meu presidente, que é Isidório, preciso conversar com ele pra poder as coisas serem aliadas pra que não tenha nenhum ruído de informação.  


 

Comentários

Outras Notícias

[Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia]
Entrevistas

Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia

30 de Agosto de 2022

Psolista ressaltou, ainda, que saúde dever ser considerada prioridade na gestão estadual

[Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)]
Entrevistas

Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)

29 de Agosto de 2022

Para acompanhar, basta sintonizar na Piatã FM (FM 94.3) ou baixar os aplicativos da rádio ou do portal PNotícias

[Roma fala sobre relação com Neto:
Entrevistas

Roma fala sobre relação com Neto: "Depois de eu passar 20 anos limpando chão para ele, ele fez o que fez"

15 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira

[“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues]
Entrevistas

“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues

12 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Jerônimo chama ACM Neto de 
Entrevistas

Jerônimo chama ACM Neto de "bolsonarista" após ele negar adesão à Carta em Defesa da Democracia

12 de Agosto de 2022

Petista foi entrevistado pelo Programa PNotícias da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS]
Entrevistas

Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS

05 de Maio de 2022

Vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias na manhã desta quinta-feira (5)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos