Entrevistas

Presidente da Conder, José Trindade garante que policlínicas de Escada e Narandiba serão entregues até final do mês

22 de Abril de 2021 às 11h47 - Por: Redação PNotícias Foto: Divulgação
[Presidente da Conder, José Trindade garante que policlínicas de Escada e Narandiba serão entregues até final do mês]

Ex-vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta quinta-feira

Durante entrevista ao programa PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta quinta-feira (22), o Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e ex-vereador de Salvador, José Trindade, deu detalhes sobre as obras que serão entregues e que estão sendo executadas durante a sua gestão no órgão. O gestor informou ainda ao apresentadore Jorge Araújo  o prazo para inauguração das policlínicas de Escada e Narandiba, na capital baiana.

Confira entrevista na íntegra:

Jorge Araújo: você fez uma oposição pesada ao governo de ACM Neto, mas não conseguiu ganhar a eleição. O que aconteceu? Qual é a análise que você faz sobre isso? 
José Trindade:
na realidade, nós procuramos nesses 8 anos como vereador, exercer duas funções que a gente entende que seja extremamente importante como legislador. Em qualquer que seja a esfera de trabalho, uma delas é legislar, é fazer leis que melhorem a vida do cidadão. Uma outra função que nós temos, constitucional, inclusive, é fiscalizar o Poder Executivo. Então nós procuramos, de forma enfática, sempre baseado em dados, em provas, informações e processos, denunciar as coisas que nos entendíamos errado e que hoje você vê muitas delas. Hoje o próprio atual prefeito Bruno Reis herdou uma herança maldita que é a situação do transporte público. O transporte público nós vínhamos desde 2013, quando assumimos no primeiro ano do nosso mandato, identificando, pedindo providências, indo contra aquela forma conceitual que a prefeitura estabeleceu de cobrar uma outorga para os empresários de ônibus. Não que a gente esteja defendendo os empresários de ônibus. Eu acho que eles têm que arcar sim com todos os custos, mas sempre vão acabar repassando pra população. Então nós, naquele momento, pleiteamos que naquele momento fosse feita uma licitação que priorizasse o valor da passagem e mantivesse o mesmo teor de qualidade. A prefeitura na ânsia de arrecadar que cobrou uma outorga onerosa dos empresários de ônibus, de R$ 180 milhões. Então você via que aquilo não tinha futuro porque o sistema ia quebrar, como vem quebrando. Os três consórcios hoje estão quebrados. Esse é um problema que vem de lá de trás e hoje o prefeito Bruno Reis pegou essa herança maldita de resolver um problema que afeta a população de toda a cidade de Salvador. Então, acho que é melhor fazer uma oposição, mas uma oposição com fatos. Mas isso, na realidade, foi até 31 de dezembro. A partir de 31 de dezembro a população entendeu que não deveria renovar o meu mandato. Não sei porque o prefeito acabou tendo zonas expressivas e que levam logicamente uma parcela grande dos vereadores que estão aí na população. Mas nós temos que respeitar a vontade popular que foi de não renovar o nosso mandato. 

Jorge Araújo: você agora está na Conder. Como vai funcionar a companhia durante a sua gestão? Você tem fiscalizado as obras que já foram realizadas e as que estão em andamento?
José Trindade:
em relação à região do Beira Rio, nós temos um trabalho que já foi executado em Nova Constituinte, temos uma obra ainda sendo executada de toda urbanização daquela área, da limpeza do canal e com certeza vamos olhar lá para ver o que a gente precisa para atender às demandas da população. Logicamente que uma cidade como Salvador, que é una cidade muito pobre, que tem uma das piores rendas per capitas do Brasil, nós temos grandes dificuldades e não tem orçamento que dê pra atender toda essa população. Mas nós temos, dentro das nossas possibilidades, atender principalmente as populações mais carentes. Em relação à gestão da Conder, nós somos uma empresa, como o próprio nome já diz, que é uma Companhia de Desenvolvimento e dentro dela, o governador Rui Costa é o braço operacional em execução de obras e que vem buscando fazer obras em todos os municípios, independente de ser de partidos aliados ao governo ou não. Nós temos executado uma série de obras, por exemplo, em Camaçari, que é comandada por um prefeito do DEM. O governador não olha quem está comandando a política local, ele tem essa visão democrática de atender o povo da Bahia. 

Jorge Araújo: a policlínica de Escada, no Subúrbio, vai ser entregue?
José Trindade:
já, provavelmente no final desse mês, ou no início dessa semana agora. Na realidade nós temos uma quantidade de intervenções já pra ser entregue. A nível de policlínicas, hoje nós temos já concluídas para serem inauguradas provavelmente no mês que vem, Ribeira do Pombal, Brumado, Itaberaba, Serrinha, a de Narandiba, aqui em Salvador. Então é uma série de intervenções que o governador vem fazendo, em todo o estado, não só de policlínicas, mas de educação. Só lá na Conder hoje, nós temos 63 complexos esportivos com a presença de equipamentos da área de educação. Hoje nós temos já 40 obras em andamento na Conder e fora mais sete ou 10 em licitação. 

Jorge Araújo: a construção em Narandiba é uma policlínica?
José Trindade:
é uma policlínica. O governador já deve estar inaugurando em Salvador no final desse mês, ou início de maio. Mas já está pronta a obra. Agora, a nível de área da saúde, você apronta a policlínica e tem que contratar uma mão de obra especializada, que nesse momento agora, em função da pandemia, você tem uma dificuldade maior de mão de obra do pessoal da saúde que está muito focado na área do tratamento da Covid, mas a policlínica lá em Narandiba já está pronta para ser inaugurada e a sua montagem de equipamentos específicos da área da saúde. 

Jorge Araújo: a área do Beira Rio continua, ela ainda não terminou? Tem a possibilidade de se fazer uma ponte ali, já que tem muita gente que atravessa o canal para ter acesso à Estrada Velha de Periperi?
José Trindade:
eu vou verificar de hoje pra amanhã e entrar em contato para dar uma posição do que a gente pode fazer ali, acrescentar através no nosso trabalho. Mas a Conder tem ficado atenta a essa situação em toda a cidade, as dificuldades desse período que vem chovendo. Nós, essa semana, já demos início a mais sete encostas aqui em Salvador. Nos próximos 20 ou 30 dias, nós devemos dar ordem de serviço de mais oito encostas. Quer dizer, essa preocupação do governo Rui Costa com o social, com essa área que envolve a população como um todo, principalmente a população mais carente, que tem mais necessidade. Uma grande notícia que a gente pode dar da Conder é que na semana passada, nós fizemos o aviso de licitação de um grande hospital que vamos executar a pedido do governador, que vai ter cada detalhe de um hospital ortopédico aqui em Salvador. Ou seja, é o tempo todo fazendo, criando, o tempo todo o governador buscando atender a população sem olhar partido político, sem olhar essas ideologias, mas procurando fazer sempre pela população. Então, apesar de todas as dificuldades que enfrenta o governo como um todo, de orçamento, de redução de receitas, a Bahia tem sido cada vez mais um estado que tem pontuado, desde 2015, o segundo estado que mais investimento faz na saúde, educação e infraestrutura, só perdendo pro estado de São Paulo que tem um orçamento cinco vezes maior do que o estado da Bahia.

Comentários

Outras Notícias

[Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia]
Entrevistas

Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia

30 de Agosto de 2022

Psolista ressaltou, ainda, que saúde dever ser considerada prioridade na gestão estadual

[Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)]
Entrevistas

Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)

29 de Agosto de 2022

Para acompanhar, basta sintonizar na Piatã FM (FM 94.3) ou baixar os aplicativos da rádio ou do portal PNotícias

[Roma fala sobre relação com Neto:
Entrevistas

Roma fala sobre relação com Neto: "Depois de eu passar 20 anos limpando chão para ele, ele fez o que fez"

15 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira

[“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues]
Entrevistas

“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues

12 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Jerônimo chama ACM Neto de 
Entrevistas

Jerônimo chama ACM Neto de "bolsonarista" após ele negar adesão à Carta em Defesa da Democracia

12 de Agosto de 2022

Petista foi entrevistado pelo Programa PNotícias da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS]
Entrevistas

Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS

05 de Maio de 2022

Vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias na manhã desta quinta-feira (5)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos