Entrevistas

Aleluia elogia João Roma, defende Bolsonaro e questiona candidatura Neto ao governo: "Ele pode desistir, né?"

12 de Abril de 2021 às 13h32 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Divulgação // CMS
[Aleluia elogia João Roma, defende Bolsonaro e questiona candidatura Neto ao governo:

Vereador foi o entrevistado desta segunda do programa PNotícias, na rádio Piatã FM

O vereador Alexandre Aleluia (DEM) falou, durante entrevista ao programa PNotícias, na rádio Piatã FM, nesta segunda-feira (12), sobre a possibilidade de se lançar candidato nas eleições de 2022 com apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e detalhou ao apresentador Jorge Araújo como anda sua relação com o presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

Aleluia também fez considerações sobre a condução do combate à pandemia da Covi-19 na Bahia, além de elogiar a atuação de João Roma, atual ministro da Cidadania e comentar sobre o alinhamento de ideias com o prefeito Bruno Reis (DEM).

Confira a entrevista na íntegra:

Jorge Araújo: você vai ser candidato a governador da Bahia?
Alexandre Aleluia: eu sou de rocha. Não negocio meus valores, nem o que eu penso e o que eu firmo com o eleitorado. Até se eu perder a eleição, continuo com firmeza do meu caráter e o compromisso com quem se posiciona na política. Eu sou patriota, gosto da história do nosso país, respeito a liberdade de cada um, a liberdade de empreender, de trabalhar. Essas são ideias alinhadas com o presidente Bolsonaro. Quando se tem alinhamento de ideias as coisas fluem mais rápido, não precisa fazer conchavos, ceder a determinados grupos. Minha relação é bastante baseada nisso com o presidente. Então, como você falou, eu me posicionei na última entrevista que eu dei como pré-candidato ao Governo do Estado, se for aliado com o presidente Bolsonaro, claro.

Jorge Araújo: mas seu partido tem Neto, que vai sair candidato. E aí?
Alexandre Aleluia: ele pode sair, pode desistir, né?! Da outra vez ele desistiu. Eu posso ser pré-candidato, isso é permitido. Pode ter prévia, não tem problema nenhum.

Jorge Araújo: sua candidatura será alinhada com a de Neto?
Alexandre Aleluia: pelo que eu vejo, ele é pré-candidato. meu projeto é muito mais que candidatura. O que eu quero pra Bahia é inaugurar uma nova forma de pensamento pra os próximos 30 anos. A Bahia tá presa a um debate político entre uma família e um partido. Proponho que a gente quebre isso, modernize esse debate, pois a Bahia tá presa a isso e isso é ruim.

Jorge Araújo: mas esse é o grupo q o senhor faz parte desde a época de seu pai?
Alexandre Aleluia: tenho minhas visões, meus pensamentos. como você disse, sou alinhado ao presidente e esse é o caminho que tô trilhando. Mas as vezes as coisas são desvirtuadas.

Jorge Araújo: desvirtuadas como?
Alexandre Aleluia: claramente o que eu enxergo é que a gente tem debate entre uma família e um partido, que eu rechaço. Penso que a Bahia deveria resgatar seus valores pela política com outra forma de pensar, algo completamente diferente. Isso aconteceu no Brasil em 2018 e não tenho dúvida que isso vai acontecer na Bahia. 

Jorge Araújo: caso o senhor não saia candidato a governador, pode romper com o DEM?
Alexandre Aleluia: eu fui eleito vereador agora na última eleição, então tenho um mandato como vereador. Lógico que tô enxergando que o partido tá fugindo, se distanciando, do compromisso eleitoral que eu fiz. No último fim de semana o partido criou, de forma monocrática, um comitê muito embasado em ideais de esquerda. Por enquanto continuo, mas caso o partido continue se distanciando do meu compromisso, eu troque de partido. 

Jorge Araújo: a ida de João Roma pra o ministério traz um novo grupo dentro, como na época do carlismo se criou os soutistas? 
Alexandre Aleluia: o João tá fazendo um bom trabalho no ministério da cidadania, porque ele é muito capaz. Ele é alinhado ao projeto de Bolsonaro, o projeto de alguém que pensa nos valores do Brasil, inclusive ele pode ser um pré-candidato. O que eu disse que é se precisa de novos caminhos na política.

Jorge Araújo: mas esse não é o grupo que o senhor foi eleito?
Alexandre Aleluia: não há problema nenhum, todo mundo tem que entrar por um partido. Mas agora o partido tá muito distante do que eu penso. Eu não concordo com as pautas que estão mais perto do Psol do que o antigo PSL. Eu não mudei. 

Jorge Araújo: o senhor foi perseguido pelo DEM?
Alexandre Aleluia: eu tenho liberdade e eu fui eleito pra isso, foi esse compromisso que eu fiz. quanto a perseguição foi só no horário eleitoral, o partido me vetou do horário eleitoral, isso não é surpresa porque já falei em entrevista que eu dei... existiu problema grave de perseguição. 

Jorge Araújo: qual sua relação com o ministro da Cidadania, João Roma?
Alexandre Aleluia: sempre admirei ele, lógico, mas depois a gente começou a ver que as ideias são alinhadas. Mas que bom que agora ele tá de corpo e alma no projeto do nosso presidente. 

Jorge Araújo: como tá o alinhamento com Bruno Reis?
Alexandre Aleluia: sou presidente da CCJ, todo projeto passa por mim e eu nunca vou trabalhar contra salvador. Minha relação é muito boa com o prefeito Bruno Reis. Sempre que tiver coisa boa vou relatar e quando eu tiver sugestão vou fazer via emenda. Eu quero que essa relação fique boa pra o bem de Salvador. 

Jorge Araújo: o senhor tem medo de sofrer represálias?
Alexandre Aleluia: eu não sei o motivo da perseguição, não faço ideia, nunca recebi um comunicado oficial. As pessoas que admiro na política são as que marcaram na história por não ter medo.  Se for pra me eleger e ter medo, melhor ficar em casa. Não é essa a forma que eu trabalho a política. Eu não tenho medo nem de falar algo que não seja politicamente correto ou que alguém não vai gostar. 

Jorge Araújo: o senhor vai apoiar Bolsonaro mesmo se seu partido não o apoiar em 2022?
Alexandre Aleluia: eu não abro mão de apoiar Bolsonaro, isso é inegociável. Esse é meu alinhamento, esse é meu compromisso e vou manter essa linha.

Jorge Araújo: qual foi a última vez que o senhor conversou com ACM Neto?
Alexandre Aleluia: a última vez que estive com o prefeito ACM Neto de maneira oficial foi em abril do ano passado, e depois de maneira informal num voo comercial em novembro ou dezembro. 

Jorge Araújo: como o senhor avalia a condução da pandemia na Bahia?
Alexandre Aleluia: uma pandemia que tem feito com que as pessoas sofram muito. Desde o início eu disse que o vírus estava aí e que não adianta negar, mas também não adianta viver numa sociedade apavorada e histérica. Eu caminho por Salvador e tô vendo muita gente passando necessidade. Não tem condições de ficar em casa, como os artistas globais falam. Esse tipo de política de lockdown tá mostrando que não tem eficiência, vide o que está acontecendo em São Paulo, que o governador trancou tudo e os números não baixam. E isso vai matar o povo de fome. Eu realmente me posiciono contra, sou contra o que está sendo feito no ensino. A Bahia é o único lugar do mundo com as aulas paradas há 14 meses, e também causando esfacelamento do ensino privado. 

Jorge Araújo: não vai ficar mais confortável o senhor já se retirar do DEM?
Alexandre Aleluia: eu faço o que for melhor e o que o presidente Jair Bolsonaro me orientar. Eu fui eleito e por enquanto eu fico no DEM, mas me posiciono enquanto pré-candidato ao governo em apoio ao presidente. Não há nada no partido que proíba isso. E pode ter prévia, eu proponho isso. O prefeito ACM Neto pode desistir. Ele não desistiu em 2018? Mas se for o caso de eu não caber no projeto político do DEM, pode ser que eleitoralmente caiba uma saída. 

Jorge Araújo: quando se fala em perseguição, foi só o veto no horário eleitoral?
Alexandre Aleluia: teve outras coisas que eu prefiro comentar mais à frente. Mas isso [veto no horário eleitoral] foi o mais importante, porque afeta diretamente. Ali é seu momento pra você mostrar suas ideias, mas não tem problema não. Tem gente que vai pra cama e chora, tem gente que levanta a cabeça e vai pra guerra. Eu faço discurso em qualquer lugar com os mesmos valores. Quem acha que Salvador é de esquerda, que não gosta quem pensa de maneira alinhada [com o presidente], isso não é verdade.

Comentários

Outras Notícias

[Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia]
Entrevistas

Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia

30 de Agosto de 2022

Psolista ressaltou, ainda, que saúde dever ser considerada prioridade na gestão estadual

[Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)]
Entrevistas

Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)

29 de Agosto de 2022

Para acompanhar, basta sintonizar na Piatã FM (FM 94.3) ou baixar os aplicativos da rádio ou do portal PNotícias

[Roma fala sobre relação com Neto:
Entrevistas

Roma fala sobre relação com Neto: "Depois de eu passar 20 anos limpando chão para ele, ele fez o que fez"

15 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira

[“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues]
Entrevistas

“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues

12 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Jerônimo chama ACM Neto de 
Entrevistas

Jerônimo chama ACM Neto de "bolsonarista" após ele negar adesão à Carta em Defesa da Democracia

12 de Agosto de 2022

Petista foi entrevistado pelo Programa PNotícias da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS]
Entrevistas

Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS

05 de Maio de 2022

Vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias na manhã desta quinta-feira (5)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos