Filipe Vieira ainda comentou sobre reclamação dos consumidores sobre os serviços essenciais
O superintendente do Procon/BA e presidente da Associação Brasileira de Procons, Filipe Vieira, foi o entrevista do programa PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta terça-feira (16). No bate-papo com o apresentador Jorge Araújo, Felipe falou sobre o Dia do Consumidor e o mutirão de negociação de dívidas que está sendo realizado pelo Procon. Ele ainda deu dicas de como a população pode fazer para se cadastrar no site e evitar golpes.
Confira a entrevista na íntegra:
PNotícias: Ontem foi o Dia do Consumidor e o Procon aproveitou para iniciar o mutirão para negociação de dívidas. O que mudou com relação ao mutirão em decorrência da pandemia?
Filipe Vieira: O mutirão vem pra ajudar a população baiana que está em dívida. A dívida é uma realidade e precisa ser tratada. Tá com o nome no SPC e Serasa, não sabe o que fazer para pagar. E o Procon/BA, sensível a atual situação do consumidor, pensou em ajudar esse cidadão. Para garantir a saúde, será tudo pela internet. Em 2020, 76 mil atendimentos foram realizados pela plataforma www.consumidor.gov.br, que é o que a gente tem usado muito para esse atendimento on-line. Juntamos o útil ao necessário e estamos fazendo esse mutirão on-line para dividas bancárias, de 15 a 31 de março.
PNotícias: Serve para qualquer banco?
Filipe Vieira: Sim, qualquer banco. Cartão de crédito, financiamento, empréstimo, consórcio, toda linha. Comprou um veículo, tá parcelado, pode fazer. Como a gente sabe que a crise chegou para todo mundo, isso dá um poder de barganha junto às instituições bancárias. Sentamos à mesa com o pessoal da Febraban e dos bancos para conseguir ajudar a população nesse sentido. Conseguimos negociar e reduzir juros.
PNotícias: Tem uma média da porcentagem de descontos?
Filipe Vieira: Conseguimos ajustar a predisposição dos bancos para fazer os acordos. Nossa plataforma tem o compromisso e o monitoramento do Procon/ba, mas não dá pra se ter uma média de descontos pois depende do banco e do tipo de dívida. Empréstimo consignado é o que tem o menor juros, então pode ser melhor negociado. Empréstimo no crédito pessoal também.
PNotícias: O site é bem didático e fácil para o usuário utilizar?
Filipe Vieira: É exatamente isso. A pessoa entra, faz o cadastro com o nome, CPF, dados do cartão. Mas atenção: não coloque senha do seu cartão e nem código de segurança. Nem mesmo o Procon tem essa autorização para pedir seus dados sigilosos.
PNotícias: Ontem o Procon Bahia divulgou uma lista de empresas que mais receberam reclamações em 2020. Como é que o Procon atua com essas empresas?
Filipe Vieira: Temos a quantidade de atendimento que são realizados pelo Procon/BA, com 10 postos na capital e 10 no interior. Os campeões de reclamação foram justamente os serviços essenciais. Serviços de água, energia elétrica e telefonia. Nessa pandemia, as pessoas começaram a usar mais esses serviços, por estarem dentro de casa. Embasa em primeiro lugar, Oi Telefonia Móvel em segundo, a Telemar em terceiro, a Casas Bahia em quarto e a Coelba em quinto. São problemas que acontecem com o consumidor e terão sempre a defesa do Procon/BA.
PNotícias: Quando se trata de Embasa e Coelba, o maior problema é o preço?
Filipe Vieira: Não só os preços, como também a variação. Na energia elétrica, tem ainda a bandeira tarifária, que aumenta o custo da energia para o consumidor. Primeiro veio a tarifa amarela, e agora está em vigência a tarifa vermelha. Isso tem um impacto muito grande no bolso da família. Estamos sempre olhando, tentando corrigir, para não deixar que o consumidor seja lesado.