Entrevistas

Presidente da Salvador Destination considera algumas determinações de governantes sobre a pandemia "acima do tom"

12 de Fevereiro de 2021 às 12h18 - Por: Marcelo Ramos Foto: Divulgação
[Presidente da Salvador Destination considera algumas determinações de governantes sobre a pandemia

Roberto Duran falou sobre o momento que vive o segmento de turismo e eventos na capital baiana

O programa PNotícias, da Piatã FM, entrevistou na manhã desta sexta-feira (12) Roberto Duran, presidente da Salvador Destination, entidade sem fins lucrativos voltada para a captação de eventos em Salvador. Na conversa com os apresentadores Jorge Araújo e Rafael Albuquerque, Duran tratou de temas como a volta do turismo de negócio e qual o impacto a ausência do Carnaval vai ter na capital baiana. De acordo com o entrevistado, o poder público pouco tem feito para auxiliar o segmento de turismo e entretenimento na Bahia.

PNotícias: A retomada desses eventos de negócios é possível de ser realizada neste momento?

Roberto Duran: Eu acho que nós estamos no momento que já se tem condições de pensar de forma prudente a partir do momento que a vacinação avança e que a imunização da população do Brasil e do mundo se torna mais constante, dá-se a possibilidade de retomar essas atividades. Até porque um congresso ou seminário, aí eu não coloco a parte de entretenimento porque está no fim da fila, você tem como dar a segurança à vida nas atividades internas. Mas temos que seguir a determinação dos nossos governantes que por um lado têm sido prudentes e por outro lado está sendo acima do tom.

PNotícias: Nesse tipo de turismo comercial, em tempos normais, quanto tempo um cidadão que vem participar de um seminário fica numa capital como Salvador?

Roberto Duran: “O turismo de negócio é o turismo que mais agrega valor no destino que é realizado, porque o profissional que vem para um congresso ou seminário gasta três vezes mais que um turista de lazer. É um turista que mantém a economia do destino porque é feito todo ano, depois do carnaval até dezembro. Possibilita que todas as empresas que trabalhem nisso, todos os 52 segmentos trabalhem nisso. Os governantes precisam entender que esse tipo de turismo não retorna do dia pra noite. Para que a retomada aconteça, ações precisam ser tomadas agora, para colhermos os frutos lá na frente”.

PNotícias: Diante dessa má vontade aparente de alguns governantes, de que forma o senhor acha que essa pandemia e a inoperância do poder público impactou na atração de turistas e de novos negócios durante esse período que seria o Carnaval de Salvador?

Roberto Duran: “O Carnaval sendo o maior evento da capital baiana afeta toda a nossa cadeia do entretenimento e parte da cadeia hoteleira. Teremos uma perda de R$1,7 bilhões em faturamento, o que é fundamental para o volume gigantesco de renda e emprego da nossa população. Mas isso não é novidade pra gente, desde janeiro do ano passado já era notícia de que a pandemia afetaria duramente o Carnaval de 2021. Não temos que lamentar e questionar quanto à ausência do evento, já que não tinha uma solução para que acontecesse. Não acredito na possiblidade de se ter um Carnaval fora de época, até porque a festa já tem uma data fixa no calendário. Poderemos até ter uma micareta fora de época, mas não terá o mesmo impacto do grande Carnaval de Salvador, que é uma festa ímpar e que é considerada pelo mundo como a maior festa de rua do planeta. O que tínhamos que ter feito é, com a compreensão dos nossos governantes, buscado ações para que durante esse período trouxéssemos turistas não para aglomerar, mas para disfrutar do nosso destino de forma diferenciada, com sua gastronomia, lazer, museus. Poderíamos ter incentivado turistas de outros Estados para vir a Salvador.”

PNotícias: O baiano visita a Bahia? O turismo interno acontece dentro do nosso Estado?

Roberto Duran: O baiano visita sim. Visita mais uns lugares que outros, a depender da performance do mercado e daquele destino, mas em termos estatísticos, o maior visitante da Bahia é o próprio baiano. Quase 55% do turista que roda dentro do nosso estado é o baiano. Depois vem São Paulo, Minas e Rio de Janeiro e Brasília. Por isso, teria sido conveniente, já que o Governo Federal manteve o feriado de terça-feira de Carnaval, fazer com que fosse viável fazer um feriadão prolongado, para que se fomentasse que esses turistas viessem passar esse período carnavalesco na nossa cidade, aproveitando de forma diferenciada, respeitando todos os protocolos. Mas infelizmente isso não foi feito, os nossos governantes não quiseram chamar o mercado para ouvir as proposições. Como eles sabem tudo e fazem tudo, o resultado é esse, estamos com mais de 80 mil empregos formais cancelados. 60 mil da área de restaurantes e 20 mil de hotéis. A tendência é que se continuar com esse perfil é se agravar, a arrecadação diminuir e a bola de neve aumentar.

Comentários

Outras Notícias

[Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia]
Entrevistas

Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia

30 de Agosto de 2022

Psolista ressaltou, ainda, que saúde dever ser considerada prioridade na gestão estadual

[Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)]
Entrevistas

Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)

29 de Agosto de 2022

Para acompanhar, basta sintonizar na Piatã FM (FM 94.3) ou baixar os aplicativos da rádio ou do portal PNotícias

[Roma fala sobre relação com Neto:
Entrevistas

Roma fala sobre relação com Neto: "Depois de eu passar 20 anos limpando chão para ele, ele fez o que fez"

15 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira

[“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues]
Entrevistas

“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues

12 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Jerônimo chama ACM Neto de 
Entrevistas

Jerônimo chama ACM Neto de "bolsonarista" após ele negar adesão à Carta em Defesa da Democracia

12 de Agosto de 2022

Petista foi entrevistado pelo Programa PNotícias da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS]
Entrevistas

Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS

05 de Maio de 2022

Vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias na manhã desta quinta-feira (5)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos