Entrevistas

Fábio Vilas-Boas alerta sobre aumento no número de casos da Covid-19 e prevê período difícil: "Será de uma forma mais nefasta"

22 de Dezembro de 2020 às 11h00 - Por: Redação PNotícias Foto: Divulgação/Sesab
[Fábio Vilas-Boas alerta sobre aumento no número de casos da Covid-19 e prevê período difícil:

Secretário de Saúda da Bahia comentou sobre as festas de fim de ano e fez apelo para a população

Com a chegada dos festejos de fim de ano, os casos do novo coronavírus têm aumentado na Bahia, sem que se tenha uma vacina disponível para a população. E em entrevista ao programa PNotícias, na manhã desta terça-feira (22), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comentou sobre a situação delicada que vive o estado, dentre outros assuntos relevantes, como a regulação nos hospitais estaduais.

Confira a entrevista na íntegra:

Jorge Araújo: A situação da regulação, me parece que o estado já informatizou, eu me lembro quando o senhor deu uma coletiva de imprensa dizendo que o estado tinha vaga, mas não sabia onde. De lá pra cá, essa questão da informatização melhorou? E o porquê da demora no atendimento com relação a esses pacientes na central de regulação?

Fábio Vilas-Boas: Melhorou muito. Tínhamos uma média de pacientes ficarem 5 dias pra um atendimento, hoje o tempo médio de ser regulado gira em torno de 48 horas. Demora porque infelizmente não somos um país rico e não tem leito sobrando. Mas nos últimos anos, o governo Rui Costa e o governador Jaques Wagner construíram mais de 10 hospitais. Ampliaram a rede em mais de 100%. E a Saúde precisa de recursos numa escala infinita, quanto mais a gente colocar dinheiro, mais dinheiro terá que ser gasto todo ano. Eu tenho a impressão que, já em 2021, quando a pandemia diminuir, com as aberturas nós fizemos e a inauguração do Hospital Metropolitano, a gente vai conseguir fazer um esforço a mais na regulação, no sentido de reduzir o tempo de espera.

Jorge Araújo: Antigamente o médico ou o diretor do hospital no interior do estado ligava pra central de regulação ou enviava fax. Como é que funciona essa informatização hoje?

Fábio Vilas-Boas: O hospital entra em contato com a regulação, tem um sistema, esse sistema classifica e hierarquiza a gravidade do caso, e a pessoa, dependendo do seu quadro clínico e de onde esteja, é alocada mais rapidamente pra uma unidade ou espera um pouco mais. De modo que não haja nenhum privilégio, seja político ou por amizade. A ideia da central de regulação foi exatamente acabar o favorecimento de poucos em detrimento da maioria.

Jorge Araújo: Qual a previsão pra inauguração do Hospital Metropolitano?

Fábio Vilas-Boas: Previsão é pro dia 2 de abril ele entrar em operação.

Jorge Araújo: Como é que está a situação do nosso estado com relação ao coronavírus?

Fábio Vilas-Boas: A situação está relativamente confortável, mas dentro do previsto. Nós temos uma taxa de ocupação a menos de 80%, o que é um número muito bom. Não temos nenhuma região estrangulada, estamos conseguindo administrar os pacientes de uma região pra outra e não estamos deixando ninguém para trás.

Jorge Araújo: A Organização Mundial de Saúde afirmou que a mutação do novo coronavírus não é mais letal que a anterior. O senhor como médico, o que tem a dizer sobre isso?

Fábio Vilas-Boas: Isso é uma verdade. Nós temos hoje, na Bahia, a segunda mais baixa taxa de mortalidade do país, a sexta mais baixa taxa de letalidade, a quinta mais baixa taxa de incidência do coronavírus. Isso não é por acaso, é fruto de muito esforço, muito dinheiro que foi colocado pelo governo do Estado. Governador Rui Costa abriu os cofres do estado, pra que nós pudéssemos trazer a população, não só a população que depende habitualmente do SUS, mas a população dos convênios que hoje está indo para o SUS. Nós estamos internando pessoas de classe alta em hospitais públicos porque vários hospitais privados hoje já não possuem mais vagas. E essas pessoas estão sendo acolhidas com a mesma ou com mais qualidade do que vários hospitais privados de Salvador ou do interior da Bahia.

Jorge Araújo: O senhor teme que, com os festejos de final de ano, a pandemia possa voltar com mais força pro Estado da Bahia?

Fábio Vilas-Boas: É inevitável, não tem como não acontecer isso. As pessoas vão viajar, vão fazer encontros familiares, vão fazer festas de réveillon, nem que seja nas suas casas, isso não tem jeito. O que a gente tem que tentar fazer é orientar, recomendar, tentar minimizar ao máximo esse pico que vai acontecer como consequência das festividades de final de ano. E orientar para que as pessoas que tenham consciência e que queiram se proteger possam fazê-lo, sem misturar suas bolhas familiares, sem misturar grupos de uma família com grupos da mesma família mais distante. Porque essas pessoas após o natal e réveillon vão voltar pro trabalho, vão contaminar seus colegas de trabalho. Então nosso trabalho como poder público é orientar, coibir, reprimir dentro do espaço público, mas nós não temos como agir dentro da casa das pessoas. Apenas apelamos para a consciência delas e nos preparamos para receber a rebordosa que vai vir fruto dessa falta de consciência de muitos que vão estar aglomerando nesse fim de ano.

Jorge Araújo: E pode vir pior do que a campanha política, não é? Do processo eleitoral que passamos.

Fábio Vilas-Boas: Sim, porque vai ser disseminado nas casas dos 15 milhões de habitantes da Bahia. E vai ser de uma forma mais nefasta, que é o jovem levando a doença para o idoso. Os idosos estão em casa, fugindo da doença, aí vem um adolescente que está destemido, por aí na noite, e leva e contamina a família. Isso é que é duro.

Jorge Araújo: Secretário, falando do Hospital Regional de Juazeiro, um hospital que atende uma demanda muito grande para aquela região, e o que me chamou muita atenção foi a prisão da diretora. Foi uma surpresa pro senhor?

Fábio Vilas-Boas: Esse assunto tá sendo tratado pela Procuradoria Geral do Estado, pela polícia, existe uma investigação correndo em sigilo de justiça, não temos acesso aos autos e temos providenciado todas as medidas necessárias para resguardar os interesses do poder público do Estado e da secretaria de Saúde do Estado.

Jorge Araújo: Como é que a Bahia está fazendo a logística para a vacinação contra a Covid-19? Como vai funcionar?

Fábio Vilas-Boas: Nós fizemos uma licitação, e vamos receber agora a partir de janeiro 5 milhões de seringas de agulha todos os meses, até completar 20. Já tínhamos um estoque prévio aqui na Sesab, vamos trabalhar a partir de 30 centros regionais de imunização e 417 salas de imunização em todo o Estado. Nossa logística já está montada e alinhada, fizemos reunião com todos os secretários, e acredito que final de janeiro, começo de fevereiro, quando a vacina estiver disponibilizada, a Bahia vai sair na frente.

Comentários

Outras Notícias

[Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia]
Entrevistas

Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia

30 de Agosto de 2022

Psolista ressaltou, ainda, que saúde dever ser considerada prioridade na gestão estadual

[Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)]
Entrevistas

Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)

29 de Agosto de 2022

Para acompanhar, basta sintonizar na Piatã FM (FM 94.3) ou baixar os aplicativos da rádio ou do portal PNotícias

[Roma fala sobre relação com Neto:
Entrevistas

Roma fala sobre relação com Neto: "Depois de eu passar 20 anos limpando chão para ele, ele fez o que fez"

15 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira

[“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues]
Entrevistas

“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues

12 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Jerônimo chama ACM Neto de 
Entrevistas

Jerônimo chama ACM Neto de "bolsonarista" após ele negar adesão à Carta em Defesa da Democracia

12 de Agosto de 2022

Petista foi entrevistado pelo Programa PNotícias da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS]
Entrevistas

Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS

05 de Maio de 2022

Vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias na manhã desta quinta-feira (5)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos