Bahia

Estudante processa FTC / Medicina Zarns após ter matrícula negada pela instituição; entenda o caso

23 de Fevereiro de 2024 às 17h37 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução/Divulgação
[Estudante processa FTC / Medicina Zarns após ter matrícula negada pela instituição; entenda o caso]

Instituição alega que não existem registros no sistema, informa defesa da estudante

Uma estudante de medicina, que prefere não se identificar por receio de represálias, entrou com um processo contra a Faculdade Zarns Salvador (FTC) após ser impedida de se matricular no 11? semestre na instituição. A faculdade justificou que a aluna não possuía qualquer tipo de cadastro no sistema. A reclamante conseguiu uma liminar, na qual a juíza decidiu a seu favor, mas a instituição estaria se negando a realizar a matrícula, informa.

A defesa da aluna afirmou que ela está sendo acusada pela instituição de ter realizado parte do curso em outra faculdade. "Em 2019, a aluna fez transferência externa de uma faculdade particular de São Paulo para a FTC, onde cursou até o décimo semestre em 2023.2. No entanto, ao tentar fazer a matrícula para o semestre 2024.1, a faculdade alegou que ela se evadiu da faculdade desde o final do semestre 2019.2.", disse.
Ainda conforme seus representantes, a estudante apresentou documentos que provam a realização de avaliações e o cumprimento de estágios práticos pela faculdade.

De acordo com a ação judicial, a estudante foi até a instituição com o objetivo de se matricular no semestre atual, mas foi impedida, diante do argumento de que seus dados não estavam cadastrados no sistema e que a estudante constava como 'evadida', pois havia o registro que ela só havia cursado até o final do semestre de 2019.2.

Na liminar, a juíza Michelline Soares deferiu a tutela de urgência "para determinar que a acionada autorize a realização da matrícula da autora no semestre 2024.1, do curso de Medicina, com o consequente acesso a todo material didático, realização de avaliações e tudo mais necessário para realização do curso, bem como efetue a entrega do histórico acadêmico".

A faculdade teve 48 horas para cumprir a decisão sob pena de “configuração de ato atentatório à dignidade da justiça, sem prejuízo da sua responsabilização por crime de desobediência”. Mas, de acordo com os representantes da estudante, a instituição se nega a cumprir por orientações do setor jurídico.

"O escritório foi na faculdade para efetivar a matrícula e o pessoal não atende. Eles dizem que é um assunto do jurídico e que tem que resolver com eles, se eximindo de falar sobre. E falam que realmente vão pagar a multa que está definida ali, porque é uma multa baixa de até quinhentos reais por dia", diz.

A defesa informou à reportagem do PNotícias que a faculdade tem divulgado “informações inverídicas para os alunos, inclusive solicitando que todos neguem que a aluna estudou na FTC com boatos, inclusive, que se caso a aluna fosse matriculada pela liminar, todos os outros alunos da turma perderiam o direito de colar grau, o que não é uma verdade”.

A assessoria da instituição de ensino foi procurada e, apesar de não deixar claro qual a real situação, alegou, por meio de nota, que a faculdade “está em cumprimento com todas as ordens judicialmente determinadas e o caso citado da aluna está sendo questionado perante aos órgãos competentes”.


Confira a nota:

“A Medicina Zarns Salvador informa que está em cumprimento com todas as ordens judicialmente determinadas e o caso citado da aluna está sendo questionado perante aos órgãos competentes.

A Medicina Zarns reafirma seu compromisso com a veracidade das informações, incluindo um rigoroso processo de comprovação documental de todos os alunos, visando uma formação médica de qualidade”.

 

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Comentários

Outras Notícias

[Cadeirante morre após ataque de enxame de abelhas no oeste baiano]
Bahia

Cadeirante morre após ataque de enxame de abelhas no oeste baiano

01 de Abril de 2024

Caso aconteceu em um balneário na cidade de Formosa do Rio Preto

[Homem morre e outro fica ferido depois de carro capotar na BR-030]
Bahia

Homem morre e outro fica ferido depois de carro capotar na BR-030

30 de Março de 2024

Acidente aconteceu nesta sexta-feira (29) no km 417 da BR-030, entre os municípios de Brumado e Tanhaçu.

[Homem é preso ao ser flagrado com motocicleta roubada no ferry-boat ]
Bahia

Homem é preso ao ser flagrado com motocicleta roubada no ferry-boat

28 de Março de 2024

Suspeito estava no ferry boat seguindo da Ilha de Itaparica para Salvador

[Após fiscalização, armazéns no Porto de Salvador precisam ser interditados por risco de incêndio ]
Bahia

Após fiscalização, armazéns no Porto de Salvador precisam ser interditados por risco de incêndio

28 de Março de 2024

Atitude foi tomada depois da identificação da falta de equipamentos ao combate ao fogo nos armazéns

[Idoso desaparece após sair para pescar no Rio São Francisco]
Bahia

Idoso desaparece após sair para pescar no Rio São Francisco

28 de Março de 2024

João Ferreira dos Santos, de 74 anos, é procurado por bombeiros no trecho entre as cidade de Ibotirama e Muquém de São Francisco.

[Feriado da Semana Santa: Sistema Ferry-Boat espera fluxo 5% maior que ano anterior]
Bahia

Feriado da Semana Santa: Sistema Ferry-Boat espera fluxo 5% maior que ano anterior

27 de Março de 2024

Cinco embarcações estarão disponíveis para as travessias entre Salvador e Itaparica; operação especial acontece entre os dias 27 de março e 02 de abril

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos