Galeria

Prefeitura de Salvador entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em São Caetano

27 de Junho de 2023
[Prefeitura de Salvador entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em São Caetano]

Prefeitura de Salvador entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em São Caetano

A Prefeitura de Salvador entregou, na noite desta segunda-feira (26), mais 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor no bairro de São Caetano. Essa é a terceira vez que a região é contemplada pelo programa, totalizando 1.251 imóveis requalificados até o momento. A entrega contou com a presença do prefeito Bruno Reis e também do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza, da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, entre outras autoridades municipais. 

O prefeito Bruno Reis afirmou que o Morar Melhor promove uma verdadeira transformação na vida das pessoas. Ele participou da solenidade de entrega ao lado de dona Graça e seu Pedro, proprietários da casa modelo do Morar Melhor no bairro. "É muito bom retornar aqui e ver o resultado do nosso trabalho. Nessa Prefeitura as coisas efetivamente acontecem. A Prefeitura chega junto das pessoas, e hoje nós estamos chegando aqui na comunidade para fazer a entrega de mais 100 casas do programa Morar Melhor”, disse Bruno Reis. 

“Como é bom ouvir o depoimento de seu Pedro e dona Graça. Há 45 anos eles se casaram e tiveram seis filhos. Seu Pedro me disse que o dinheiro não dava para reformar a sua casa. 'Eu não imaginava, eu não acreditei'. Essas foram as palavras dele. As pessoas não acreditam que nós temos um programa que tem essa capacidade de devolver a dignidade, porque não há nada mais precioso para o ser humano do que a sua casa”, acrescentou o prefeito. 

Além da entrega das casas reformadas, Bruno Reis anunciou ainda que a Prefeitura vai fazer intervenções no canal que corta a região. “Vamos urbanizar esse canal aqui. Nós já vistoriamos o canal. Autorizei o secretário Luiz Carlos a fazer o orçamento. E olhe que não era responsabilidade nossa. É responsabilidade da Embasa, mas com esse prefeito não tem aquela história de 'não é comigo'. Até porque o que importa é a solução para os problemas. A população quer que resolva e nós estamos aqui para trabalhar”, salientou.

O secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos, lembrou que a casa de dona Graça e de seu Pedro estava bastante deteriorada. “Uma família que não dispunha de condição para fazer a reforma, e se deparava com o problema todos os dias. A Prefeitura realizou esse sonho através do Morar Melhor, um programa que já reformou mais de 40 mil casas, mais de 40 mil famílias tiveram o sonho realizado”, declarou.  

Graça Maria dos Santos, de 72 anos, que reside no imóvel há quase 50 anos ao lado do marido Pedro Ferreira Portunato, de 75 anos, comemorou a entrega de sua casa completamente reformada. “Eu agradeço a Deus e à Prefeitura. Que Deus continue abençoando, fazendo mais pessoas felizes, assim como eu estou. Trocaram o telhado da minha casa, as portas, reformaram a casa toda. Eu agradeço muito. Agradeço também os pedreiros que trabalharam nessa obra, com muito amor e paciência”, salientou.

Morar Melhor

O programa, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, tem como objetivo oferecer reformas domiciliares personalizadas, com base nas escolhas e indicações dos próprios moradores. As melhorias abrangem desde pintura e reboco até a instalação de novos telhados, portas, janelas, pias e vasos sanitários. A meta é reformar mais de 50 mil casas até o próximo ano. 

Para selecionar os beneficiários do programa, são adotados critérios específicos. A avaliação considera a precariedade dos bairros, utilizando dados do IBGE de 2010, além da predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, a maior incidência de pessoas abaixo da linha da pobreza, a predominância de mulheres chefes de família, a densidade habitacional e a precariedade habitacional identificada por meio de observação de campo. 

É importante ressaltar que imóveis em situação de risco, imóveis alugados ou famílias com renda superior a três salários-mínimos não são contemplados pelo programa. Essas medidas visam concentrar os recursos em áreas de maior vulnerabilidade social e garantir que as famílias mais necessitadas sejam beneficiadas.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Galerias