Galeria

Prefeitura de Salvador e GACC entregam novo centro de diagnóstico em São Marcos

13 de Abril de 2023
[Prefeitura de Salvador e GACC entregam novo centro de diagnóstico em São Marcos]

Prefeitura de Salvador e GACC entregam novo centro de diagnóstico em São Marcos

Com capacidade aumentada para 40 mil atendimentos mensais, o Centro de Diagnóstico (CDG) do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA) ganhou um novo espaço no bairro de São Marcos. A unidade, que mudou de local para ter a sua estrutura ampliada, foi entregue nesta quinta-feira (13), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis.

O novo posto de coleta do laboratório do GACC é vinculado ao SUS e pode realizar 180 atendimentos por dia. O espaço tem como público-alvo moradores do bairro de Pau da Lima, Canabrava, São Marcos e adjacências, atendendo também pessoas de outros locais. O valor do contrato é de quase R$ 374 mil, e a cerimônia contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Matos, do presidente do GACC, Roberto Sá Menezes, e de representantes da comunidade. 

Bruno Reis lembrou que a parceria com o GACC desafoga as demandas do município e garante atendimento especializado e de qualidade ao cidadão. "Durante a pandemia, identificamos a necessidade de implantar uma unidade para realizar exames nesta comunidade e encontramos no GACC um parceiro ideal. É importante formar parcerias com entidades que atuem com seriedade, que possuam expertise, que possam oferecer um serviço de qualidade. Com isso, ampliamos a capacidade de atendimento, e temos a meta de alcançar 52 mil pessoas mensalmente ", disse.

O prefeito lembrou ainda que a SMS está avaliando outras regiões da cidade que possam receber unidades do CDG, de modo a espalhar e descentralizar ainda mais o serviço. Ana Paula Matos celebrou a importância da parceria da Prefeitura com o GACC. "Trabalhar junto ao GACC sempre nos apresenta novos desafios, em especial no diagnóstico e identificação de enfermidades e outras situações. É uma parceria exitosa na assistência às famílias e à saúde dos cidadãos de Salvador", afirmou.

Atuação - Fundado em 2006, o CDG reúne quatro especialidades: Imunogenética e Transplantes, Diagnóstico de Doenças Infecciosas, Imunofenotipagem e Análises Clínicas. É atualmente o laboratório com a maior experiência em biologia molecular da Bahia, contribuindo para o avanço da área de saúde do Estado, realizando exames de alta complexidade. Dentre eles, compatibilidade entre doadores e receptores de órgãos sólidos e a tipificação HLA de doadores voluntários de medula óssea, por exemplo.

O presidente do GACC, Roberto Sá Menezes, destaca o trabalho conjunto entre poder público e a instituição. "Auxiliar nas demandas públicas de diagnóstico e de apoio aos serviços municipais de saúde é uma grande honra para o GACC. Então, nos preparamos para a tarefa, aceitando esse desafio de atuar com análises clínicas em um âmbito mais amplo, até que percebemos a necessidade de ampliar o espaço para melhor atender às pessoas da comunidade, com conforto e melhores acomodações”, disse.

A aposentada Eliene Santos, de 66 anos, foi uma das primeiras pessoas atendidas nesta quinta-feira e ressaltou a agilidade. "A comunidade adorou a ampliação do atendimento, e com certeza houve um salto de qualidade"

A parceria facilita a busca por exames laboratoriais, evitando grandes deslocamentos e atrasos para acompanhamento e tratamento das enfermidades. Josiane Ferreira Neves é mãe de Janderson, de oito anos, e realiza todos os exames do filho no CDG, que é o laboratório do SUS mais próximo de Massaranduba, onde mora. "Aqui o atendimento é rápido. Hoje é nossa melhor opção em Salvador", afirma.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Galerias