Saúde

Prefeitura de Salvador inicia aplicação da vacina bivalente para pessoas com 70 anos ou mais nesta terça-feira (28)

28 de Fevereiro de 2023 às 06h00 - Por: Por redação PNotícias Foto: Joilson César/BNews
[Prefeitura de Salvador inicia aplicação da vacina bivalente para pessoas com 70 anos ou mais nesta terça-feira (28)]

Prefeitura segue com a estratégia "Liberou Geral" nesta terça -feira

Diante da expectativa da chegada de uma nova remessa com doses da vacina Pfizer bivalente para Salvador na próxima quarta-feira (01), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais que residem na capital a partir desta terça-feira (28). No total, serão mais 128.319 pessoas entre 70 e 79 que estarão habilitadas para estratégia a partir de amanhã.

Leia também:
Ministério da Saúde envia remédios e insumos para litoral norte de SP
Lula assina decreto para retomada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar; confira

Além das pessoas com 70 anos ou mais, a primeira fase da campanha contempla os imunocomprometidos, quilombolas, as pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento. A ampliação dos grupos prioritários será de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica.


A vacinação dos quilombolas será feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.


Pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou que não completaram o seu esquema primário (básico) com as três doses da vacina covid-19 monovalente, estão aptas para receber uma dose do imunizante bivalente após a segunda dose da vacina monovalente. A vacina bivalente poderá ser utilizada para completar o esquema primário após o intervalo mínimo de 08 semanas da segunda dose monovalente. E a dose de reforço porderá ser realizada também com a bivalente com o intervalo mínimo de 4 meses da última dose bivalente.

A imunização deste público será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação, que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen) e do intervalo de 4 meses da última dose recebida, podendo ser as duas doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço. Além disso, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

A estratégia de vacinação contempla ainda, as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades, além da vacinação para os menores de 5 a 11 anos de idade residentes na capital baiana. A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

Além disso, a estratégia segue com a aplicação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “LIBEROU GERAL”, independentemente de ser residente do município, ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses aqui, o cidadão será contemplado. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.


O interessado deve apresentar OBRIGATORIAMENTE originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.
Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’ devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, seguindo a orientação da Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS que estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos de idade estão orientados a receber um segundo reforço e, todos os indivíduos de 40 anos e mais, estão orientados a receber um terceiro reforço, igualando o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais com vacinas COVID-19.

Confira os pontos de vacinação:


VACINAÇÃO BIVALENTE - IDOSOS COM 70 ANOS OU MAIS E OS IMUNOCOMPROMETIDOS

DRIVERS: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakerejo (Fazenda Coutos), Vila Militar - 8H ÀS 16H

POSTOS FIXOS (8h ÀS 16H): 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), USF Imbuí, USF Curralinho, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Resgate, USF Mata Escura, USF Cajazeiras X, UBS Virgílio de Carvalho, UBS Nelson Piauhy, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Itapuã, USF São Cristóvão, UBS Maria Conceição Imbassahy, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF Vila Nova de Pituaçu, USF Boa Vista do São Caetano, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), USF Plataforma, USF Tubarão, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.


PONTOS FIXO VOLANTE: HOME CENTER FERREIRA COSTA (8H ÀS 16H) | Shopping Bela Vista, Shopping da Bahia e Shopping Barra (9H ÀS 16H)


1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 03 E 04 ANOS - CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H
Incluindo as crianças imunossupressas

Postos fixos: USF Menino Joel, CSU Pernambués, USF Imbuí, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.


2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 03 E 04 ANOS – CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H
Incluindo as crianças imunossupressas

Postos fixos: USF Menino Joel, USF Imbuí, CSU Pernambués, USF Mussurunga I, UBS Cosme de Farias, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

1ª e 2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 05 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES – PFIZER PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H


USF Menino Joel, CSU Pernambués, USF Imbuí, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

1ª E 2ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES)

Postos fixos: USF Garcia, UBS Manoel Vitorino (Brotas), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, CSU Pernambués, USF Cajazeiras IV, UBS Professor José Mariane, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.


DOCUMENTOS:

CRIANÇA ACOMPANHADA PELO PAI OU MÃE: Necessário estar com nome no site da SMS e no ato da vacinação apresentar originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança.

CRIANÇA DESACOMPANHADA DO PAI OU DA MÃE: Necessário estar com o nome no site e no ato da vacinação estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/formulario-vacinacao-criancasV6.pdf.


OBSERVAÇÃO: Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DOSES – 8H ÀS 16H (Exceto 2ª dose Coronavac)
A estratégia de 2ª dose nessas unidades será exclusiva para os indivíduos que receberam a 1ª dose dos imunizantes Pfizer e Oxford

DRIVERS: 5º Centro de Saúde (Barris) e Atakadão Atakerejo (Fazenda Coutos) - 8H ÀS 16H


POSTOS FIXOS (8h ÀS 16H): 5º Centro de Saúde (Barris), USF Menino Joel, USF Alto das Pombas, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), UBS Santa Cruz (das 8h às 14h30), USF Federação, USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), USF Imbuí, USF Curralinho, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Resgate, USF Mata Escura, USF Sussuarana I, UBS Engomadeira, USF Nova Sussuarana, USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF KM 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Jardim Campo Verde, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Vila Verde, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF IAPI, USF San Martin I, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF Vila Nova de Pituaçu, USF Nova Brasília, USF Dom Avelar, UBS Vale dos Lagos, USF Pirajá, USF Boa Vista do São Caetano, USF Alto do Peru, USF Recanto da Lagoa II, USF San Martim II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), USF Alto do Cabrito, UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

PONTO FIXO VOLANTE: Home Center Ferreira Costa (8H às 16H) e Shopping Bela Vista (9H às 16H)

2ª DOSE DA CORONAVAC – 18 ANOS OU MAIS – NOME NA LISTA – 8H ÀS 16H


USF Menino Joel, USF Imbuí, CSU Pernambués, USF Mussurunga I, UBS Cosme de Farias e UBS Sérgio Arouca (Paripe).

Confira os aprazamentos:

2ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES) – que tomaram a primeira dose até o dia 27/01/2023 – Nome na lista


2ª DOSE DA PFIZER PEDIÁTRICA – CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES - que tomaram a primeira dose até o dia 04/01/2023 – Nome na lista

2ª DOSE CORONAVAC - Crianças de 03 e 04 anos - que tomaram a primeira dose até o dia 30/01/2023 - Nome na lista

2ª DOSE CORONAVAC - adulto 18 anos ou mais - que tomaram a primeira dose até o dia 30/01/2023 - nome na lista


2ª DOSE JANSSEN – para quem tomou a primeira dose/dose única da Janssen até a data de 30/12/2022 – Com nome no site

2ª DOSE OXFORD – aprazados até 27/03/2023 – Com nome no site

2ª DOSE PFIZER – 12 ANOS OU MAIS – aprazados até 27/03/2023 – Liberou Geral


2ª DOSE DE GESTANTES E PUÉRPERAS – aprazados até 27/03/2023 – Com nome no site

3ª DOSE 12 A 17 ANOS – que tomaram a segunda dose até o dia 31/10/2022 – Com nome no site

3ª DOSE 18 ANOS OU MAIS – que tomaram a segunda dose até o dia 31/10/2022 – Liberou Geral


3ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 02/01/2023 – PFIZER Bivalente – com nome no Site

3ª DOSE GESTANTE E PUÉRPERA – que tomaram a 2ª dose até o dia 30/09/2022 – Com nome no site

3ª DOSE (2º REFORÇO) – pessoas entre 18 e 39 anos que fizeram esquema primário com JANSSEN até 31/10/2022 – Com nome no site


4ª DOSE (3º REFORÇO) – pessoas com 40 anos ou mais que fizeram o esquema primário com JANSSEN até 31/10/2022 – Com nome no site

4ª DOSE – PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS – que tomaram a 3ª dose até o dia 31/10/2022 – Liberou Geral

 

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

 

Comentários

Outras Notícias

[Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados]
Saúde

Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados

20 de Fevereiro de 2024

Dados foram atualizados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde

[Secretaria de Saúde de Salvador dá detalhes sobre combate contra epidemia de dengue]
Saúde

Secretaria de Saúde de Salvador dá detalhes sobre combate contra epidemia de dengue

19 de Fevereiro de 2024

Vice-prefeita, Ana Paula Matos explicou o que tem sido feito para evitar a proliferação da doença

[Notificação de infecções pelo vírus HTLV passa a ser compulsória]
Saúde

Notificação de infecções pelo vírus HTLV passa a ser compulsória

19 de Fevereiro de 2024

Casos em gestantes e crianças devem ser comunicados obrigatoriamente

[Fundação Terra Mãe movimenta 150 cirurgias no Hospital Municipal em Santaluz]
Saúde

Fundação Terra Mãe movimenta 150 cirurgias no Hospital Municipal em Santaluz

19 de Fevereiro de 2024

A triagem ocorrerá todos os dias a partir das 7h, com realização sequencial dos procedimentos

[Vacinação contra dengue tem início  nesta quinta-feira (15) em Salvador ]
Saúde

Vacinação contra dengue tem início  nesta quinta-feira (15) em Salvador 

15 de Fevereiro de 2024

Pontapé inicial da vacinação será às 14h na sede da OAF – Organização de Auxílio Fraterno, que fica na Rua do Queimado, na Liberdade

[Covid-19: R$ 17 bi em recursos paralisados serão investidos na saúde]
Saúde

Covid-19: R$ 17 bi em recursos paralisados serão investidos na saúde

12 de Fevereiro de 2024

Valores devem ser usados até 31 de dezembro de 2024

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos