Saúde

Leo Prates afirma que não houve falha de comunicação na divulgação do recadastramento do cartão do SUS

31 de Agosto de 2020 às 10h50 - Por: Redação PNotícias Foto: Divulgação // CMS
[Leo Prates afirma que não houve falha de comunicação na divulgação do recadastramento do cartão do SUS]

Secretário diz sobre Jéssica Senra: “Nem ela é obrigada a concordar com tudo comigo e nem eu com ela

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, afirmou que é contra o recadastramento do cartão do SUS no período da pandemia, porém, disse acreditar que não houve falha de comunicação no processo da divulgação desse recadastramento. Envolvido em uma polêmica recente durante transmissão ao vivo com a apresentadora Jéssica Senra no Bahia Meio Dia, Prates esclareceu a situação e ponderou dizendo que foi apenas divergências de opiniões. As declarações foram dadas na manhã desta segunda-feira (31), ao programa PNotícias.

O secretário afirmou não estar de acordo com o recadastramento obrigatório do cartão SUS neste período de pandemia do novo coronavírus, mas disse que o processo é necessário para o envio dos recursos do governo federal.

“Não concordo com esse recadastramento, acho que é um recadastramento que limita muito o que é o funcionamento e a compreensão do que é uma unidade de saúde, mas enfim... No ano passado, o governo federal mandou R$ 121 milhões para a atenção primária, baseado no atual sistema de financiamento à saúde. Agora ele está mudando esse esquema de financiamento, vai ser baseado no cadastro, ou seja, a gente tem que fazer para não perder parte desses recursos que são tão importantes para manter o atendimento à população de Salvador”, explicou. 

O secretário discorda que houve falha na comunicação para a divulgação do recadastramento e afirma que ela foi feita dentro dos meios que a secretaria tem, como, por exemplo, carro de som. Ele também disse que a prefeitura conseguiu recadastrar, desde janeiro até agosto, mais de 700 mil pessoas e afirmou: “A gente não consegue fazer um milagre de cadastrar 700 mil pessoas sem ninguém saber [do recadastro]”. 

Contudo, Leo Prates pondera que entende que “parte da imprensa e da população” tenha se espantado com a notícia, pois, segundo ele, outros assuntos com mais urgência acabaram tomando mais espaço e atenção dos soteropolitanos, como o novo coronavírus e o surto de chikungunya.

“É lógico que essa comunicação que vinha sendo feita [do recadastramento] vai passar ao largo, quando você está no auge de uma pandemia. E eu lembro também que a partir do mês de janeiro acerca de março, nós tivemos um pequeno surto de chikungunya. Então, é lógico que toda essa comunicação vai passar ao largo quando ela não é prioridade para as pessoas, certo?!”

Ao falar sobre a polêmica com a jornalista e apresentadora Jéssica Senra, Prates ponderou e disse que respeita o trabalho dela e que ocorreu uma divergência de opinião.

“Quanto à jornalista Jéssica Senra, eu tenho um respeito enorme por ela, pelo trabalho que ela faz, que ela desempenha”, começa. “Mas, nem ela é obrigada a concordar com tudo comigo e nem eu com ela. Então, o que ela fez foi afirmar a posição dela e eu afirmei a minha compreensão de quem está vivendo esse processo. Mas, continuo respeitando a jornalista e o trabalho que faz”, contou. E finalizou esse assunto dizendo: “Eu acho que cabe à população a julgar o que foi feito. Eu só penso que é impossível 700 mil pessoas se recadastrarem sem saber”. 

Leo Prates diz que acredita que até meados do mês de setembro o processo de recadastramento já estará encerrado. Ele ainda diz: “Seria muito cômodo a gente [prefeitura municipal] nem comprar essa briga, porque não há reflexo sobre o ano atual e a atual gestão termina 31 de dezembro. Seria muito cômodo para nós, não tem desgaste e fica bem com todo mundo. Mas, isso comprometeria o futuro da saúde das pessoas e isso está em primeiro lugar, para mim e para o prefeito ACM Neto, então é importante para nós o futuro da cidade e isso vale qualquer desgaste”. 

Comentários

Outras Notícias

[Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas]
Saúde

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

28 de Março de 2024

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

[Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue]
Saúde

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

22 de Março de 2024

Até o momento, há 682 óbitos confirmados por conta da doença

[Doses da vacina da dengue que não foram usadas serão redistribuídas ]
Saúde

Doses da vacina da dengue que não foram usadas serão redistribuídas

21 de Março de 2024

Terão prioridade municípios que decretaram situação de emergência

[Número de mortes por dengue na Bahia chega a 17 ]
Saúde

Número de mortes por dengue na Bahia chega a 17

19 de Março de 2024

Mais de 270 cidades estão em epidemia

[Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país]
Saúde

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

17 de Março de 2024

Projeto Trauma deve ser instalado no Ministério da Saúde até 2026

[Prefeito Bruno Reis afirma que capital baiana é referência no combate à dengue ]
Saúde

Prefeito Bruno Reis afirma que capital baiana é referência no combate à dengue

15 de Março de 2024

Na Bahia, há mais de 120 cidade em situação de emergência

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos