Saúde

Bolsonaro volta a falar sobre Covid-19 no Brasil: "Brasileiro tem que ser estudado. Ele não pega nada"

27 de Março de 2020 às 07h15 - Por: Redação PNotícias Foto: Antonio Cruz // Agência Brasil
[Bolsonaro volta a falar sobre Covid-19 no Brasil:

Em live na rede social, Bolsonaro comentou sobre a volta do funcionamento das casas lotéricas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao chegar ao Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira (26) concedeu uma entrevista e voltou a falar sobre a pandemia do novo coronavírus. O presidente, mais uma vez, minimizou a doença e chegou a sugerir que o brasileiro seja estudado por acreditar que ele possua uma peculiaridade um tanto quanto interessante. 

Ao ser questionado sobre se a situação da doença no Brasil poderia se igualar um dia ao ponto em que está a situação nos EUA, o presidente respondeu: "Eu acho que não. Eu acho que não vai chegar a esse ponto. Até porque o brasileiro tem que ser estudado. Ele não pega nada. Você vê o cara pulando em esgoto ali, sai, mergulha, tá certo? E não acontece nada com ele".

Nesta quinta-feira, vale lembrar que os EUA ultrapassaram a China e a Itália e se tornaram o país com o maior número de casos confirmados da doença, com 83.507 infectados. 

"Eu acho até que muita gente já foi infectada no Brasil há poucas semanas ou meses. E eles já tem anticorpos que ajuda a não proliferar isso daí. Estou esperançoso que isso seja realmente uma realidade", continuou Bolsonaro. 

Logo após essa entrevista, Bolsonaro fez sua tradicional transmissão ao vivo através do Facebook e voltou a falar do coronavírus. Desta vez ele definiu o vírus. Ele afirmou: "Este vírus é igual uma chuva -fechou o tempo, trovoada-, você vai se molhar, e vamos tocar o barco".

Bolsonaro, que apareceu segurando duas caixas de hidroxicloroquina, medicamento estudado como possível solução à Covid-19, chegou a dizer que poderia doar as caixas para quem precisasse e defendeu o uso do medicamento em pacientes com a doença que estejam "em estado complicado". Ele disse: "Tá lá, o homem, a mulher, idoso, chega num estado bastante complicado, faz o teste, tem o coronavírus, aplica logo, pô”. 

Bolsonaro também voltou a criticar “alguns governadores e prefeitos” pelas medidas adotadas na prevenção do contágio contra o coronavírus.  "Esta neurose de fechar tudo não está dando certo.", disse.

Bolsonaro comentou sobre a volta do funcionamento das casas lotéricas durante a pandemia. Ao justificar sua iniciativa em reabrir o estabelecimento, ele disse que o vírus não passaria para o local, pois o vidro da lotérica é blindado. Bolsonaro disse: “Acreditem, 2.463 casas lotéricas, 2.500 casas lotéricas, estavam fechadas. Por decretos de alguns governadores ou prefeitos. Eu não estou criticando governador ou prefeito. Agora, pelo amor de Deus, fechar casa lotérica? Pelo amor de Deus, fechar casa lotérica... Inclusive, o cara que trabalha na lotérica tem um vidro blindado. Não vai passar o vírus ali. O vidro é blindado, não vai passar, ele trabalha no lado de cá”. 

O presidente continuou defendendo o funcionamento do local. “Imagina se todo mundo fosse para agência da Caixa, ia ter um ajuntamento enorme de gente, exatamente na contramão daquilo que a gente prega, evitar o ajuntamento”, disse ele.

Bolsonaro comentou também sobre o isolamento social, principalmente para o grupo de risco da doença. "É fazer uma campanha para ficar em casa. Não deixa o vovô sair de casa, deixa em um cantinho. Quando voltar para a casa, toma banho, lava as mãos, passa álcool na orelha. É isso daí". 

Bolsonaro ainda afirmou que o cidadão não deve esperar ajuda do poder público, mas sim agir por conta própria para salvar a sua própria pele. Ele disse: "Não tem que ficar esperando vereador, deputado ou presidente cuidar da vida dele. Se ele não tem capacidade ou não tem amor pelo pai, pela mãe, pelo avô, pelo bisavó, paciência”.

Comentários

Outras Notícias

[Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%]
Saúde

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

30 de Março de 2024

Trata-se do menor reajuste desde 2020

[Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue]
Saúde

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

29 de Março de 2024

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde

[Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas]
Saúde

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

28 de Março de 2024

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

[Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue]
Saúde

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

22 de Março de 2024

Até o momento, há 682 óbitos confirmados por conta da doença

[Doses da vacina da dengue que não foram usadas serão redistribuídas ]
Saúde

Doses da vacina da dengue que não foram usadas serão redistribuídas

21 de Março de 2024

Terão prioridade municípios que decretaram situação de emergência

[Número de mortes por dengue na Bahia chega a 17 ]
Saúde

Número de mortes por dengue na Bahia chega a 17

19 de Março de 2024

Mais de 270 cidades estão em epidemia

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos