Saúde

Camaçari: vereadores denunciam falha em sistema de marcação de exames do município.

05 de Dezembro de 2019 às 20h37 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução Maps
[Camaçari: vereadores denunciam falha em sistema de marcação de exames do município.]

Pacientes encontram dificuldades em sistema de saúde de Camaçari

Os moradores da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, há quatro meses enfrentam dificuldades para marcar exames. A Secretaria de Saúde de Camaçari instalou um novo modelo de regulação, implantando uma fila virtual na tentativa de agilizar o atendimento aos moradores.

Segundo o A Tarde, o programa obteve êxito em acabar com as filas presenciais, não se vê mais pessoas amanhecendo nas filas dos postos de saúde para conseguir marcar uma consulta. Porém, o vereador Marcelino (PT) afirma que para resolver um problema, a prefeitura criou outro ainda maior. 

“Eles copiaram esse sistema do Rio de Janeiro, onde o usuário marca o exame no posto e espera receber através de um SMS, os dados com a data, o local e a hora de seu atendimento. O problema é que faz quatro meses que o povo está fazendo o cadastro no sistema e não está sendo chamado para fazer o atendimento”, lamentou.

O Vereador disse ainda que durante uma conversa com o secretário de saúde, Elias Natan, informado que existe uma fila de espera com mais de cinco mil pessoas para exames de ultrassonografia e mais de quatro mil para transvaginais, ambos considerados importantes exames preventivos e de rastreio de doenças pelo Ministério da Saúde.

“Esse tipo de marcação é um problema. Se a pessoa perde o telefone, não sabe utilizar, ou o atendente não anota direito o número, ela fica sem atendimento. Não dá mais para ir no posto cobrar; eles dizem que existe essa fila e que só resta esperar. O problema é que tem gente com problema grave de saúde, e que não pode ficar esperando. O prefeito firmou parcerias com várias clínicas privadas para agilizar o atendimento, mas a impressão que o povo tem é de que isso não está funcionando. A saúde em Camaçari passa por um problema grave”, desabafou Marcelino.

O vereador Jackson (PT) afirma que a Saúde em Camaçari está na UTI. “Outro dia recebi uma senhora que está tentando, há quatro meses, desde quando o novo sistema foi implantado, agendar uma mamografia. Há dois meses tivemos o Outubro Rosa, e isso é para mostrar o nível de dificuldade para alguém conseguir um exame no município. Acabamos de sair do Novembro Azul e, em Camaçari, não se faz uma biópsia da próstata”, lamentou o parlamentar.

O prefeito Elinaldo (DEM) está promovendo uma série de reformas nos postos de saúde, sem antes oferecer uma estrutura mínima para seu funcionamento, segundo informações de Jackson.

“O prefeito Elinaldo (DEM), nos três anos de sua gestão, sempre teve uma receita superavitária. É mais de um bilhão. Sabemos que o país está passando por uma grave crise, mas o município de Camaçari tem um diferencial. Temos algo que 90% dos municípios não têm, que é um Polo Petroquímico. Ele está pintando os postos de saúde, fazendo reformas. Mas o cidadão vai no posto e não encontra nem médico e nem remédio. Adianta reformar? Ele prometeu entregar um Hospital Municipal e uma Maternidade nessa gestão, mas já veio a público afirmar que não vai dar... É uma gestão que promete e não cumpre”, lamentou Jackson.

O vereador Zé do Pão (PTB), líder do governo na Câmara Municipal de Camaçari, justifica a situação, afirmando que o prefeito Elinaldo encontrou “uma cidade totalmente destruída”.

“Os mandatos de 12 anos do Partido dos Trabalhadores prejudicaram o povo e a cidade de Camaçari. Hoje nós temos várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos de saúde reformados. Pegamos 40 postos sem condição nenhuma de funcionamento. Tivemos que refazer mobília, trocamos o maquinário para dar condições de trabalho aos médicos. A saúde é um problema no país, na Bahia e também em Camaçari”, pontuou o líder do governo.

O vereador cita parcerias da Prefeitura de Camaçari com o Governo do Estado para resolver o problema na área da saúde.

“Criamos um Centro de Atenção à Saúde da Criança, que é uma das melhores estruturas para as crianças em nossa cidade, e que ganha de muitas clínicas privadas do município. O prefeito Elinaldo tem buscado parcerias com o Governo do Estado. Para se ter ideia, na última semana nós inauguramos uma UBS e um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial),para atender ao povo de Camaçari. Temos um investimento de 300 milhões, é 15% da receita que o prefeito gasta com a saúde do município”, destacou Zé do Pão.

O vereador Vaninho da Rádio (DEM) destaca os investimentos da Prefeitura de Camaçari na melhoria da saúde no município. “O prefeito já requalificou 90% das unidades de Saúde. Nos últimos anos, nós chegamos a ter uma inauguração de unidade de saúde por mês. E se criou em Camaçari um fato inédito para o país, que é a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento Pediátrica (UPA), para crianças de 0 a 12 anos do município, com várias especialidades”, destacou o parlamentar.
 

Comentários

Outras Notícias

[Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%]
Saúde

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

30 de Março de 2024

Trata-se do menor reajuste desde 2020

[Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue]
Saúde

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

29 de Março de 2024

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde

[Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas]
Saúde

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

28 de Março de 2024

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

[Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue]
Saúde

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

22 de Março de 2024

Até o momento, há 682 óbitos confirmados por conta da doença

[Doses da vacina da dengue que não foram usadas serão redistribuídas ]
Saúde

Doses da vacina da dengue que não foram usadas serão redistribuídas

21 de Março de 2024

Terão prioridade municípios que decretaram situação de emergência

[Número de mortes por dengue na Bahia chega a 17 ]
Saúde

Número de mortes por dengue na Bahia chega a 17

19 de Março de 2024

Mais de 270 cidades estão em epidemia

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos