Salvador

Obras da Avenida Sete e Praça Castro Alves são entregues; confira mudanças

14 de Agosto de 2020 às 14h58 - Por: Redação PNotícias Foto: Valter Pontes // Secom
[Obras da Avenida Sete e Praça Castro Alves são entregues; confira mudanças]

Durante obras, equipes de arqueologia encontraram artefatos e a estrutura de construção antiga

Uma das regiões mais movimentadas da cidade, conhecida pela história, pelo forte comércio e pelo Carnaval, ganhou um novo aspecto visual, mais moderno e confortável, após intervenção promovida pela Prefeitura. As novas Avenida Sete de Setembro e Praça Castro Alves foram entregues nesta sexta-feira (14) pelo prefeito ACM Neto e pelo vice Bruno Reis, em evento que contou ainda com as presenças dos secretários Pablo Barrozo (Secult) e Marcus Passos (Semop), além da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield.

O prefeito ressaltou que a obra foi bastante complexa, devido a necessidade de preservar todo o patrimônio histórico, os achados arqueológicos que foram encontrados ao longo do trecho e promover a harmonização entre comerciantes e ambulantes que atuam na localidade, assim como moradores e frequentadores. 

“Esse é um dia muito importante para a cidade, com essa entrega depois de meses de desafios e dificuldades. É uma obra linda que, assim como as demais, deixa um legado para Salvador, após a coragem da Prefeitura de intervir em áreas históricas para deixá-las ainda mais bonitas”, declarou ACM Neto.

O chefe do Executivo municipal ainda aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na obra pelo empenho e, principalmente, aos comerciantes e ambulantes pela paciência durante a intervenção. “Ficou muito linda a obra e a cidade, mesmo nesse período de desafio da pandemia, não pode parar. Temos procurado preservar as principais obras públicas, muitas delas fruto de financiamento e, com isso, Salvador vai ficando mais bonita e estruturada. Logo, logo, quando essa pandemia passar, todos vão aproveitar muitíssimo a Avenida Sete e Praça Castro Alves”, completou ACM Neto.

O vice-prefeito, que acompanhou toda a intervenção até recentemente, à frente da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), relembrou que a área é um sítio histórico e que o desenvolvimento do projeto foi feito com bastante diálogo com entidades, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e com representantes dos moradores, comerciantes e ambulantes da localidade. 

“A execução, por exemplo, teve que ser faseada para evitar impactos nas atividades econômicas. Foram feitos 108 perfurações e encontrados mais de 12 mil artefatos. É uma obra com importância não apenas econômica, mas também histórica. Mesmo neste momento de pandemia, esta entrega está sendo feita com muita satisfação e alegria”, relatou Bruno Reis.

Clique aqui e veja a galeria de imagens!

Mudanças – Quem passa pela Avenida Sete de Setembro, da Casa D’Itália à Praça Castro Alves, já confere como uma das mudanças o alargamento do passeio do lado esquerdo, que saiu de 2,5 para cinco metros de largura. A ação resultou em melhoras significativas no deslocamento de pedestres e no ordenamento dos comerciantes informais, parte deles já relocados para a pista, em área demarcada, mantendo o distanciamento social entre as estruturas de venda.

Outra melhoria perceptível pelos cidadãos, ainda referente aos passeios, foi a renovação do calçamento de pedra portuguesa, que preservou as características históricas originais do local – inclusive os brasões existentes em alguns pontos. Além disso, foram colocados piso tátil e rampas de acessibilidade, tornando o trajeto mais inclusivo para pessoas com deficiência. 

Na lista de intervenções, foram implantadas rede de água e de esgoto secundárias, ligando até a principal as instalações das residências e lojas. As fiações de telecomunicação foram rebaixadas em dutos subterrâneos. A iluminação agora está mais moderna, com lâmpadas em LED.

Parklets – Uma novidade na Avenida Sete de Setembro é a implantação de parklets, espaços contíguos às calçadas que são destinados ao lazer e convivência. São três áreas de 11 metros de comprimento e 2,2 metros de largura, que possuem lixeiras, jardineiras, bancos e paraciclos.

Os parklets ficam nos seguintes trechos da avenida: um próximo à Rua da Forca, outro na entrada da Rua do Cabeça e o último próximo do acesso ao Beco Maria da Paz. Todos do lado esquerdo de quem desce a avenida em direção à Praça Castro Alves.

Praça dos Poetas – Na Praça Castro Alves, que também terá futuramente a referência a Moraes Moreira e deverá ser conhecida como a Praça dos Poetas, todo o asfalto da pista no entorno do local foi retirado e substituído por piso em paralelepípedo (como era antigamente), com espaço compartilhado entre pedestres e veículos, em mesmo nível, ampliando ainda mais a área de circulação de pessoas. A circulação dos automóveis foi separada com a instalação de defesas de concreto. Além disso, a fiação da iluminação já foi alocada para valas subterrâneas.

Etapas – Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), as obras na Avenida Sete e Praça Castro Alves foram financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com aproximadamente R$ 20 milhões em investimentos.

A revitalização foi dividida em quatro etapas: a primeira da Casa D'Itália ao Largo do Rosário; a segunda, da Igreja do Rosário ao Relógio de São Pedro; a terceira, do Relógio de São Pedro ao Edifício Sulacap; e a última, do Sulacap à Praça Castro Alves. Antes, houve um intenso trabalho arqueológico em busca de achados históricos.

Outras melhorias – Dentre as próximas melhorias na região está a conclusão, em breve, de todo o recapeamento asfáltico da Rua Carlos Gomes, paralela à Avenida Sete. Já o achado arqueológico da Praça Castro Alves deverá ser integrado a um projeto que está sendo desenvolvido pelo governo estadual para o Palácio dos Esportes, com homenagem ao cantor e compositor baiano Moraes Moreira, falecido este ano. Também estão em desenvolvimento os projetos de requalificação dos terminais da Barroquinha e Aquidabã.

Comentários

Outras Notícias

[Confira previsão do tempo para este final de semana ]
Salvador

Confira previsão do tempo para este final de semana

26 de Setembro de 2020

Tempo será de céu claro a parcialmente dublado

[Governo realiza testes de coronavírus em escolas de Cajazeiras e adjacências; confira calendário ]
Salvador

Governo realiza testes de coronavírus em escolas de Cajazeiras e adjacências; confira calendário

26 de Setembro de 2020

Ação começa na próxima quarta-feira (30), no Colégio Estadual Batista Neves

[Prefeitura sanciona lei que garante repasses da Lei Aldir Blanc para cultura]
Salvador

Prefeitura sanciona lei que garante repasses da Lei Aldir Blanc para cultura

25 de Setembro de 2020

FGM pretende regulamentar normativa e lançar editais de seleção já na próxima semana

[ACM Neto anuncia prorrogação do pagamento do auxílio
Salvador

ACM Neto anuncia prorrogação do pagamento do auxílio "Salvador por Todos"

25 de Setembro de 2020

Pessoas em situação de rua cadastradas em pontos de distribuição de refeições passam a ter direito ao benefício

[Prefeitura vai reabrir parques públicos na próxima semana]
Salvador

Prefeitura vai reabrir parques públicos na próxima semana

25 de Setembro de 2020

Restaurantes populares e escolas de dança também poderão retomar atividades

[Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bompreço ]
Salvador

Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bompreço

25 de Setembro de 2020

Ato aconteceu na tarde desta quinta-feira (24)

Galeria

[Prefeitura inaugura sexto elevado do BRT]

Prefeitura inaugura sexto elevado do BRT

02 de Setembro de 2020

Ver todas as galerias

Vídeos

[Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bompreço]

Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bomp...

25 de Setembro de 2020

Ver todos os vídeos