As regras já estão sendo seguidas pela equipe operacional e também por grupos de voluntários
Após as manchas de óleo atingirem diversas praias da Bahia, a Prefeitura de Salvador, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), definiu procedimentos para a retirada dos resíduos encontrados nas praias de Salvador a partir de um protocolo orientado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Desde a última quinta-feira (10), as regras já estão sendo seguidas pela equipe operacional e também por grupos de voluntários. Em nota enviada ao PNotícias, a Limpurb divulgou os processos que estão sendo realizados nos destinos mais procurados pelos banhistas.
Os agentes estão utilizando ancinho, espécie de vassoura metálica, para arrastar as manchas da faixa de areia ou das pedras. Em seguida, fazem a coleta com uma pá e despejam em big bags, embalagens resistentes que armazenam resíduos com segurança. Conforme a Limpurb, o balde ou outro tipo de recipiente também podem ser usados por voluntários.
Após coleta, os agentes pesam e encaminham todo material para um depósito temporário na sede do órgão. Os resíduos de óleo ficam dentro de um contêiner forrado internamente por manta de PVC, acomodado em área coberta e afastado de pessoas e animais, até que os órgãos ambientais responsáveis decidam pelo destino final do material.
A Limpurb ressalta ainda que todos os agentes de limpeza utilizam os equipamentos de proteção individual (EPI´s), como luvas, botas, máscaras, em caso de retirada de animal morto, além de bonés. O órgão destaca também que os frequentadores e banhistas que visualizarem o material podem acionar o órgão através do Fala Salvador (156).