Cerca de 40 veículos estariam “virando sucata”; prefeitura rebateu acusação
Carros públicos com o logotipo da Prefeitura de Lauro de Freitas foram localizados, na última terça-feira (26), no centro da cidade pelo vereador Coca Branco, que denunciou a situação. Em contato com o PNotícias, o vereador afirmou que já havia recebido diversos relatos de moradores da região acerca do abandono dos veículos e resolveu averiguar, uma vez que também é papel de vereadores a fiscalização da atuação do Executivo.
Coca Branco relatou que, ao chegar no terreno onde funciona o Departamento de Manutenção (Deman), sofreu uma tentativa de intimidação, mas cumpriu seu papel e registrou o pátio onde os veículos estavam estacionados. “Viemos aqui notificar um ‘cemitério’ de carros públicos [...] Olha só quantos carros você vê aqui, praticamente virando sucata, virou verdadeiramente um cemitério de carros”, diz no vídeo.
De acordo com o vereador, havia no pátio cerca de 40 veículos, dentre eles carros pequenos, caminhões, e veículos próprios para a limpeza de fossas, além de viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na denúncia, o vereador destaca o “desperdício de recursos públicos” e questionar acerca da manutenção dos veículos, Coca Branco ressalta que o local pode servir como foco de mosquitos transmissões de doenças como dengue, zika e chikungunya.
“É o dinheiro público jogado na lama, será que o recurso público dessa cidade não pode ser valorizado como sempre foi? Fica essa gestão praticamente destruindo tudo o que ela toca”, falou. “Eu fiz a denúncia porque a gestão que está aí é um pouco complicada, infelizmente o povo paga o preço por ter votado errado. A gestão que está aí dá pouco retorno para a sociedade”, completou Coca Branco.
O PNotícias entrou em contato com a Prefeitura de Lauro de Freitas para esclarecer a situação de abandono dos carros públicos. A Secretaria de Administração do município (Secad) afirmou que os veículos em questão têm “tempo de uso entre 11 e 19 anos e que estão aguardando a finalização de processo para serem levadas a leilão”. De acordo com a secretaria, “os veículos são disponibilizados para leilão após equipe técnica indicar a inviabilidade econômica de mantê-los em serviço diante do alto custo de manutenção”.
Sobre as ambulâncias da SAMU, a nota enviada ao PNotícias esclarece que “os veículos atingiram o tempo de uso previsto nas Portarias do Ministério da Saúde 1.863 e 1.864 de 29/09/2003, que tratam sobre renovação de frota da Rede Nacional SAMU 192”, além de destacar que um dos critérios para descarte do veículo é o período mínimo de uso de três anos ou quilometragem mínima de 300 mil km rodados.