Último levantamento apontava vitória de Manuela d’Ávila; candidata foi derrotada por Sebastião Melo
A CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, reconheceu que a divulgação equivocada da pesquisa de intenção de voto em relação ao segundo turno em Porto Alegre um dia antes do pleito “não foi boa”. A pesquisa apontava que a candidata Manuela d’Ávila (PCdoB) seria eleita com 51% enquanto o candidato Sebastiao Melo (MDB) somaria 49% dos votos válidos.
Neste domingo (29), Melo venceu com 54,63% dos votos válidos, contra 45,47% da concorrente. O resultado de pleito é parecido com o divulgado no dia 24 de novembro pela instituição, que mostrou Melo com 54% e Manuela com 46%.
Em entrevista, Márcia pediu desculpas aos porto-alegrenses pelo erro e afirmou que a empresa está estudando os motivos para explicar a diferença entre o apontamento da pesquisa e o resultado das urnas. “O que a gente vê é, primeiro, uma abstenção altíssima. Isso é um dado que infelizmente a gente não consegue avaliar de forma mais profunda, porque você não tem a informação de quem é essa abstenção (...) Para avaliar um possível impacto disso. Tem a questão também, que eu acho importante ressaltar, que essa eleição foi muito curta e o eleitor se envolveu no processo eleitoral muito tardiamente”, pontuou.
A CEO ressaltou também que o levantamento é um recorte do momento da coleta de dados e alguns eleitores seguem debatendo até o momento de votar, podendo mudar de opinião: “A formação de opinião e de decisão do eleitor segue. Ela não para na hora na qual eu parei de fazer a pesquisa. Ela não se encerra ali, então, essas movimentações de última hora acontecem”, explicou.