Política

Bruno Reis lidera intenções de votos para prefeitura de Salvador e Major Denice dispara: "campanha não teve início"

05 de Agosto de 2020 às 20h42 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Reprodução // BNews
[Bruno Reis lidera intenções de votos para prefeitura de Salvador e Major Denice dispara:

Candidata do PT amargou 4% dos votos na pesquisa estimulada

Uma pesquisa eleitoral publicada pela Rede Record/Itapoan nesta quarta-feira (5) mostra que o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) lidera as intenções de voto para prefeitura de Salvador nas eleições deste ano. Em segundo lugar está o deputado federal Sargento Isidório (Avante), e em terceito está a deputada  Lídice da Mata (PSB). Em um cenário diferente, quem ocupa a terceira posuição é Olívia Santana. A Major Denice, candidata do PT, ficou com apenas 4% das intenções. A pesquisa foi feita pelo Instituto de Pesquisa RealTime BigData em julho deste ano, encomendada pela Record. 

Confira abaixo os dois cenários da pesquisa estimulada: 

Cenário 1
Bruno Reis em primeiro com 30%, Isidorio com 13%, Lidice da Mata com 11%, Major Denice com 4% , Cesar Leite 3% e Bacelar 2% Eleusa Coronel 1%, Brancos e Nulos 18%. Não souberam 12%; 

Cenário 2
Bruno Reis aparece com 32%, Isidório com 16%, Olívia Santana com 7%, Major Denice com 4%, Cezar Leite com 3%, Eleusa Coronel com 1%, Hilton Coelho com 1%, Brancos e Nulos somam 21% e não souberam soma 15%.

Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, o atual prefeito ACM Neto, que não pode ser candidato, aparece com 12%, Bruno Reis com 8%, Lídice da Mata 1%, Isidório 1%, outros 3%, brancos e nulos 15% e não souberam ou não quiseram opinar 60%. 

A pesquisa ouviu 1050 eleitores, entre os d ias 31 de julho e 4 de agosto. A margem do erro é de 3,0. O percentual de confiança  é de 95%.

O pleito de 2020 acontece dia 15 de novembro e um provável segundo turno dia 29 do mesmo mês, devido ao adiamento das eleições por causa da pandemia do coronavírus.

Diante da divulgação da pesquisa, a assessoria de imprensa da Major Denice enviou uma nota à imprensa dizendo que o levantamento "retrata o momento atual, no qual a população de Salvador, assim como em qualquer cidade do mundo, está voltada para os cuidados com a saúde, devido às questões sanitárias consequentes da pandemia da Covid-19" e que a "campanha ainda não teve início". Confira abaixo:

"A pré-candidata do PT à Prefeitura de Salvador, Major Denice Santiago, entende que a pesquisa Real Time Big Data, divulgada pela Record TV, retrata o momento atual, no qual a população de Salvador, assim como em qualquer cidade do mundo, está voltada para os cuidados com a saúde, devido às questões sanitárias consequentes da pandemia da Covid-19. Cuidar das pessoas da nossa cidade, em meio a essa situação extrema de esgarçamento do tecido social devido à crise econômica decorrente da pandemia, também é a prioridade máxima da Major Denice, enquanto cidadã de Salvador e mestra em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial.

Enquanto psicóloga, a Major Denice também tem preocupação com o estado mental das pessoas da sua cidade, sejam aquelas que foram contaminadas pelo vírus, aquelas que perderam entes queridos para o Coronavírus ou as que mantêm o isolamento social, ficando em casa. As crises de ansiedade e outras decorrências psicológicas desta medida, que é tão importante obedecer para a proteção de todas as pessoas, precisam ter a atenção do poder público e de quem acredita no cuidado com o outro.

Portanto, mesmo respeitando toda pesquisa eleitoral que for realizada dentro dos padrões e normas estatísticos, a Major Denice está preocupada, neste momento, com outros assuntos, como as filas enfrentadas pelos soteropolitanos, baianos e brasileiros para acessar o Auxílio Emergencial; a fome que volta a bater na porta das comunidades mais vulneráveis das cidades, devido à desassistência social; e o aumento da violência contra as mulheres, que cresce neste período de necessária permanência em casa; entre outros temas que dizem respeito ao bem-estar do povo.

Denice afirma, ainda, que a campanha eleitoral não teve início, o que faz com que o cenário de candidaturas seja incerto, conforme demonstra os dados da pesquisa, seja na estimulada ou na espontânea. Ela lembra que o prazo limite para convenções partidárias está fixado em 16 de setembro, período no qual poderá existir composições partidárias diversas, alterando decisivamente o cenário atual. E que essas indefinições estão expressas nos 60% dos entrevistados que, na pesquisa espontânea, declaram que não sabem em quem vão votar ou citam nomes que não estão concorrendo."

Comentários

Outras Notícias

[Lula elogia Rui Costa e diz que ele é 'como um primeiro-ministro'.]
Política

Lula elogia Rui Costa e diz que ele é 'como um primeiro-ministro'.

05 de Abril de 2024

Lula ignorou denúncias contra Rui e o elogiou.

[Rui Costa pede que investigação seja concluída e que os responsáveis sejam punidos]
Política

Rui Costa pede que investigação seja concluída e que os responsáveis sejam punidos

03 de Abril de 2024

Rui solta nota onde comenta sobre o caso que repercutiu durante a pandemia e pede

[Bruno Reis revela que em breve terá novidades sobre conversa com o PL ]
Política

Bruno Reis revela que em breve terá novidades sobre conversa com o PL

30 de Março de 2024

Prefeito afirmou ainda que vem mantendo diálogo com lideranças locais do partido para contar com o apoio para as eleições deste ano

[Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro]
Política

Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro

30 de Março de 2024

Ex-presidente pediu documento para viagem a Israel

[ “População confia e reconhece nosso trabalho”: Geraldo Júnior comemora aprovação no governo de Jerônimo ]
Política

“População confia e reconhece nosso trabalho”: Geraldo Júnior comemora aprovação no governo de Jerônimo

28 de Março de 2024

“Quem mora em Salvador aprova a atuação do Governo da Bahia, um governo que investe em diversas áreas da nossa capital e cuida de gente”, disse ele.

[Pesquisa aponta aprovação crescente no governo de Jerônimo na capital baiana ]
Política

Pesquisa aponta aprovação crescente no governo de Jerônimo na capital baiana

28 de Março de 2024

Em março do ano passado, 8,3% dos soteropolitanos avaliaram Jerônimo Rodrigues como ótimo

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos