Política

Geraldo Júnior afirma que não é momento para falar de política, mas crava vitória de Bruno Reis nas eleições

02 de Junho de 2020 às 14h31 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: PNotícias
[Geraldo Júnior afirma que não é momento para falar de política, mas crava vitória de Bruno Reis nas eleições  ]

Presidente da Câmara Municipal de Salvador foi o entrevistado desta terça no programa PNotícias da Piatã FM

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior (MDB), foi o entrevistado do programa PNotícias da Piatã FM, na manhã desta terça-feira (2). Em conversa com o apresentador Dinho Junior, Geraldo falou sobre o que considera como um desafio enquanto dirigente da Câmara de Vereadores e comentou os possíveis caminhos a seguir durante as eleições 2020. O presidente da CMS ainda se mostrou bastante confiante de que Bruno Reis deve vencer a disputa e  conquistar o cargo de prefeito da cidade de Salvador: “Com certeza vai ganhar”, afirmou. 

Para Geraldo, a relação da sociedade civil com o poder legislativo ainda precisa ser lapidada: “Um dos maiores desafios desde quando eu assumi o comando da Câmara Municipal de Salvador foi estreitar essa relação da sociedade civil, pra população entender o processo legislativo, qual é a capacidade e competência que tem um vereador, de que forma você pode se dirigir a ele, o que lhe dá o direito de buscar em favor desse vereador haja vista que a Câmara de Vereadores é a casa do povo”, pontuou.

“Eu, inclusive, estava acompanhando uma entrevista do professor Edvaldo Brito que ele falava sobre a Câmara de Legislação participativa. Poucas pessoas sabem que qualquer cidadão para propor qualquer gesto ou iniciativa para sua cidade, ele teria que recolher 5% das assinaturas da população da sua cidade. Então para propor um encaminhamento da Câmara Municipal de Salvador, teria que colher 150 mil assinaturas. Nenhum cidadão conseguia prosperar no encaminhamento de uma posição. Então nós criamos essa comissão presidida pelo professor Edvaldo Brito, e aí eu preciso destacar o papel do deputado Antônio Brito, que trouxe de forma verticalizada essa ideia da Câmara dos Deputados. Nós fomos a primeira capital a implantar esse processo aqui e nós temos hoje mais de 300 proposições encaminhadas pela população da cidade, nas suas diversas esferas”, explica. 

“Todos sabem que são 43 vereadores, mas poucas pessoas conhecem todos os vereadores e as funções desses vereadores”, continuou. 

O vereador falou ainda sobre os projetos que vêm sendo preferenciais para a CMS durante a situação de pandemia do novo coronavírus (Covid-19):

“Nós estamos dando um caráter preferencial nos assuntos relacionados à pandemia. Não quer dizer com isso que nós não venhamos estabelecer a votação de outras matérias. Mas a prioridade são para os aspectos relacionados à pandemia. O Executivo já apresentou nesse ano 14 projetos, destes já votamos 10. Uma emenda lei orgânica pra reforma da previdência, projeto de lei complementar à reforma da previdência, o código municipal de Saúde que moderniza o sistema e amplia a possibilidade de atuação da Secretária na pandemia, entre outros”, destacou. 

O presidente da Câmara também garantiu que está trabalhando em prol de um suporte para a categoria de condutores escolares, que não receberam auxílio do governo federal:

“Eu tô brigando por isso. Eu acho que é prioridade máxima acrescentar os transportadores escolares no Salvador Por Todos. É uma medida que não atende às suas expectativas e eu dei uma condição alternativa. Por que não pegarem esse transportadores escolares pra serem contratados temporariamente? Pra servir o processo da Secretaria de Saúde? Transportes de profissionais e de técnicos das unidades de saúde?”, questionou. “Eu acredito e me comprometo que se eu tiver uma posição ainda essa semana sobre essa questão, darei em primeira mão aqui na rádio Piatã”, garantiu. 

Sobre a possibilidade de ser candidato à reeleição para seguir no cargo de presidente da Câmara de Vereadores ou seguir ao lado de Bruno Reis como candidato a vice-prefeito de Salvador, Geraldinho foi taxativo: “Qualquer tipo de especulação acerca dessa minha decisão política não merece prosperar. Eu acho que o ponto mais importante agora é a gente cuidar da vida das pessoas e deixar a política pra um momento mais oportuno”, considerou. 

Apesar de não considerar este o melhor momento para tratar das questões eleitorais, o vereador se mostrou confiante da eleição de Bruno Reis que para ele deve sim alcançar o pódio de prefeito eleito na cidade de Salvador nas eleições 2020. 

“Eu, por convite do prefeito ACM Neto e do vice-prefeito Bruno Reis, me foi dada a oportunidade de escolha de marchar com Bruno Reis como candidato a vice-prefeito nessas eleições, ou concorrer à minha reeleição de presidente da Câmara. Logicamente que quem vota no processo não é o prefeito ACM Neto e nem o vice-prefeito Bruno Reis, que com certeza vai ganhar as eleições e virar o prefeito”, afirmou. 

“Mas como eu tenho certeza da liderança desses dois entes da política baiana, eles já trouxeram a público que na hipótese de eu não enveredar pra você-prefeitura ao lado de Bruno Reis, eles irão declarar de público que se os vereadores da base do governo puderem ouvir o seu acolhimento, eu serei mais uma vez o presidente da Câmara Municipal de Salvador”, concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[Lula elogia Rui Costa e diz que ele é 'como um primeiro-ministro'.]
Política

Lula elogia Rui Costa e diz que ele é 'como um primeiro-ministro'.

05 de Abril de 2024

Lula ignorou denúncias contra Rui e o elogiou.

[Rui Costa pede que investigação seja concluída e que os responsáveis sejam punidos]
Política

Rui Costa pede que investigação seja concluída e que os responsáveis sejam punidos

03 de Abril de 2024

Rui solta nota onde comenta sobre o caso que repercutiu durante a pandemia e pede

[Bruno Reis revela que em breve terá novidades sobre conversa com o PL ]
Política

Bruno Reis revela que em breve terá novidades sobre conversa com o PL

30 de Março de 2024

Prefeito afirmou ainda que vem mantendo diálogo com lideranças locais do partido para contar com o apoio para as eleições deste ano

[Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro]
Política

Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro

30 de Março de 2024

Ex-presidente pediu documento para viagem a Israel

[ “População confia e reconhece nosso trabalho”: Geraldo Júnior comemora aprovação no governo de Jerônimo ]
Política

“População confia e reconhece nosso trabalho”: Geraldo Júnior comemora aprovação no governo de Jerônimo

28 de Março de 2024

“Quem mora em Salvador aprova a atuação do Governo da Bahia, um governo que investe em diversas áreas da nossa capital e cuida de gente”, disse ele.

[Pesquisa aponta aprovação crescente no governo de Jerônimo na capital baiana ]
Política

Pesquisa aponta aprovação crescente no governo de Jerônimo na capital baiana

28 de Março de 2024

Em março do ano passado, 8,3% dos soteropolitanos avaliaram Jerônimo Rodrigues como ótimo

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos