Política

Por causa das eleições municipais, Prefeitura de Salvador terá novos secretários

07 de Abril de 2020 às 07h34 - Por: Redação PNotícias Foto: Divulgação // Secom
[Por causa das eleições municipais, Prefeitura de Salvador terá novos secretários]

Claudio Tinoco, Alberto Pimentel e Felipe Lucas são alguns dos nomes que pediram exoneração do cargo

A Prefeitura de Salvador, por causa das eleições municipais, passou a contar com novos nomes no time de secretários municipais, já que alguns dos líderes das pastas serão pré-candidatos a vereador neste ano, e pela lei, devem se afastar do cargo até seis meses antes da disputa. As mudanças envolvem as saídas dos titulares das secretarias de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco; Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Alberto Pimentel; Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga; e Ordem Pública (Semop), Felipe Lucas.

Também não fazem mais parte da gestão o inspetor da Guarda Civil Municipal (GCM), Alysson Carvalho; a titular da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Roberta Caires, e o presidente da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), Alberto Braga.

Todos pediram exoneração em função de projetos eleitorais. As exonerações e nomeações dos substitutos foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM). No caso da Cogel que é uma empresa mista, não é publicado a nomeação em Diário Oficial, já que a definição se dá via Conselho de Administração.

Confira o perfil dos novos titulares das secretarias:

Secult - Para a Secult, quem assume a pasta é ex-deputado estadual Pablo Rodrigo Barrozo, que ocupava a função de subsecretário da mesma pasta. Formado em Direito na Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e pós-graduado em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades (Unifacs), ele promete estreitar diálogo com setores produtivos para superar os prejuízos causados pela crise sanitária do coronavírus.

“A gente assume em um momento difícil para todo o país, para nossa cidade. Sei da importância da cultura e turismo como gerador de emprego e renda para nosso município e iremos ter o máximo de diálogo com esses setores. Vamos trabalhar para superamos esse momento unido para que venhamos sair dele mais fortes. Todos os projetos e ações que formos pautar serão baseados nessa determinação”, vislumbra Pablo.

Semtel - O comando da Semtel passa a ser de Sildevan Nóbrega. Formado em Educação Física no Instituto Paraibano de Educação e bacharel em Direito pela Faculdade 2 de Julho, ele foi vereador nos mandatos 2005-2008 e 2009-2012. Também foi eleito deputado estadual nos mandatos 2011-2015 e 2015-2019. “A tendência é darmos continuidade e aprimorar os trabalhos feitos na cidade. Hoje, teremos uma reunião com diretores da pasta e vamos tomar pé de tudo o que está em andamento e planejado”, relatou Sidelvan.

Secis - Na Secis, a chefia será exercida pelo engenheiro ambiental João Resch Leal, que atuava como subsecretário da pasta. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos Socialmente Integrado, Resch iniciou carreira na Prefeitura em 2013 como diretor-geral de Ecologia Urbana da Secretaria Cidade Sustentável.

Na segunda gestão do prefeito ACM Neto, ele foi convidado para assumir a subsecretaria da Secis, cargo que exerceu até o início deste mês. Participou de diversos projetos e atuou diretamente na elaboração de projetos como o IPTU Verde, Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Salvador e a implantação da Coleta Seletiva.

“A priori, vamos dar continuidade remota a diversas ações. Estamos tendo reuniões diárias com equipes e diretorias tentando avançar nas demandas que possam ser feitas dessa forma e deixando engatilhadas outras para quando retornamos à normalidade. Vamos tentar concluir este ano importantes entregas, como a requalificação do Jardim Botânico e o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação de Mudanças Climáticas”, afirmou o novo secretário da Secis.

Semop - A Semop passa a ser gerida, novamente, por Marcus Vinicius Passos, que também seguirá à frente da presidência da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), acumulando as duas funções. Marcus foi titular da pasta entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2019. Ele é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública e Empresarial. Trabalhou por 18 anos no sistema bancário; de 2013 a 2016, atuou na diretoria Financeira da Câmara de Vereadores. 

Guarda - O novo inspetor da GCM é Marcelo Silva. Há dois anos e meio ela era gerente de Operações da corporação, realizando atividades relevantes para o bom funcionamento da instituição. É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (Ucsal), com pós-graduação em Exercícios Físicos Aplicado à Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, além de ser bacharel em Direito pela Universidade Social da Bahia.

Cogel e Codecon - Na Cogel, a presidência passa a ser exercida por Cláudio Maltez, que atuava a função de diretor Técnico de Infraestrutura da companhia. Já o novo nome para a presidência da Codecon será anunciado nos próximos dias.

Comentários

Outras Notícias

[Bruno Reis fala sobre adiantamento do salário dos servidores municipais durante distribuição de ovos da Páscoa em escola municipal ]
Política

Bruno Reis fala sobre adiantamento do salário dos servidores municipais durante distribuição de ovos da Páscoa em escola municipal

27 de Março de 2024

Além disso, o prefeito também reforçou a entrega de tênis para os alunos

[Jerônimo Rodrigues comenta sobre pesquisa eleitoral que aponta Geraldo Jr com 18% dos votos; confira]
Política

Jerônimo Rodrigues comenta sobre pesquisa eleitoral que aponta Geraldo Jr com 18% dos votos; confira

27 de Março de 2024

Governador disse que as pesquisas são importantes para avaliar possíveis melhoras

[“Reconhecimento”; avalia Bruno Reis sobre pesquisa eleitoral ]
Política

“Reconhecimento”; avalia Bruno Reis sobre pesquisa eleitoral

27 de Março de 2024

Bruno Reis lidera ranking da pesquisa realizada pela Real Time Big Data

[Lula e Macron visitam floresta e conversam com indígenas em Belém]
Política

Lula e Macron visitam floresta e conversam com indígenas em Belém

26 de Março de 2024

Pela primeira vez no Brasil, líder francês terá agenda em 4 cidades

[Para Pacheco, caso Marielle é marco no combate ao crime organizado]
Política

Para Pacheco, caso Marielle é marco no combate ao crime organizado

26 de Março de 2024

"Cumprimento todas as autoridades envolvidas", disse em cerimônia

[União Brasil expulsa deputado Brazão após prisão em caso Marielle]
Política

União Brasil expulsa deputado Brazão após prisão em caso Marielle

25 de Março de 2024

Representação foi apresentada pelo deputado federal Alexandre Leite

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos