Política

Nazaré: população reivindica liberação de ponte e prefeitura diz que aguarda verba do governo

19 de Novembro de 2019 às 15h22 - Por: Marcelo Ramos Foto: Leitor PNotícias
[Nazaré: população reivindica liberação de ponte e prefeitura diz que aguarda verba do governo]

Município se reuniu com o vice-governador João Leão e aguarda posicionamento do estado

A situação da Ponte Eunápio de Queiroz, na cidade de Nazaré, a 216km de Salvador, é considerada preocupante por habitantes locais. Em denuncia recebida pelo PNotícias, moradores alegam que o equipamento urbano, localizado na Praça Coronel José Bittencourt e que liga a Praça dos Táxis à Praça da Feira Velha, está interditado desde maio de 2018, devido ao risco de desabamento. O fato tem causado transtornos, pois motoristas precisam realizar um percurso alternativo de aproximadamente 2km para conseguir atravessar o Rio Jaguaripe. 

Em vídeo enviado ao PNotícias, um morador filma a ponte interditada e exige uma posição do município. 

“Daqui pra lá são 500 metros. Aí o povo precisa fazer um percurso de dois quilômetros pra conseguir atravessar. Quase dois anos e a prefeita Eunice não resolve o problema. A população toda está reclamando”, dispara.

Veja:

Após interdição, a prefeitura voltou a liberar o acesso da via, no entanto, em abril deste ano, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) recomendou um novo bloqueio da ponte. Segundo a promotora de justiça Mirella Britto, a estrutura viária deve ficar interditada “até que sejam concluídos os estudos técnicos para averiguar se há risco de desabamento”. Ainda de acordo com ela, o local pode apresentar risco à integridade física dos habitantes e visitantes da cidade.  Por conta da demora, os moradores estão cada vez mais indignados e prometem fazer uma manifestação caso o problema não seja resolvido.

Em nota enviada à reportagem, a assessoria de comunicação da prefeitura de Nazaré informou que a reforma do equipamento deve custar R$1,3 milhões e que devido ao alto valor, a prefeita Eunice Barreto se reuniu com o vice-governador do estado, João Leão, para reivindicar recursos estaduais a fim de realizar o reparo. 

Ainda de acordo com a assessoria, o vice-governador encaminhou uma equipe técnica ao local, que constatou a necessidade de intervenção estrutural, “devido ao estado crítico de deterioração do equipamento”. A prefeitura informou que aguarda a apresentação de uma planilha orçamentária para “juntamente com o Governo do Estado a Bahia e Governo Federal, proceder a divisão dos custos e dar início à obra de reforma da Ponte Eunápio de Queiroz”.  
 
Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Nazaré, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, no dia 08 de maio do corrente ano, interditou, por tempo indeterminado, a Ponte Eunápio Peltier Queiróz (que liga a Feira Velha à Praça dos Táxis) para o tráfego de quaisquer veículos, como ato de prevenção a um possível risco de desabamento.

Essa drástica medida decorreu de recomendações promovidas pelo Ministério Público da Comarca de Nazaré e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia - SUDEC em Relatório de Inspeção Técnica realizado sobre a parte superior e inferior da Ponte. 

Instada a se manifestar tecnicamente a respeito do problema, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER empreendeu estimativa de custos e prazos para a análise da segurança, elaboração de projetos executivos e serviços de recuperação, orçando apenas este trabalho de planejamento em aproximadamente 1,3 milhões de reais, sem adentrar, ainda, nos custos propriamente de execução da obra.

Considerando os altos custos envolvidos, a urgência e a relevância em adotar providências cabíveis, a Prefeita Eunice Barreto Soares Peixoto, representando a Prefeitura de Nazaré, reuniu-se, no dia 25 de setembro deste ano, com o Vice-Governador do Estado da Bahia, Dr. João Leão, para reinvidicar recursos estaduais a serem aplicados na necessária execução da obra de reforma da Ponte.

O Vice-Governador do Estado, em resposta ao pleito, encaminhou equipe de técnicos em engenharia à cidade de Nazaré, no dia 27 de setembro, para realizar a estimativa dos custos, comprometendo-se, ainda, em colaborar, da melhor maneira possível, no sentido de resolver a questão.

No dia agendado, os técnicos enviados pelo Governo do Estado fizeram uma vistoria no equipamento, oportunidade em que constataram a urgente necessidade de intervenção estrutural, devido ao estado crítico de deterioração e reafirmaram o acerto da decisão de interdição, que demonstrou o cuidado e apreço por parte da Gestão Municipal para com os munícipes. 

Após a realização de vistoria e levantamento de dados, a mesma equipe técnica ficou incumbida de elaborar planilha orçamentária, para envio ao Governo do Estado, que a analisará e se posicionará a respeito.

Neste momento, a Prefeitura de Nazaré aguarda a apresentação da referida planilha orçamentária, para, juntamente com o Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, proceder a divisão dos custos e dar início a obra de reforma da Ponte Eunapio de Queiroz.

No intuito de agilizar esse processo, a Prefeita Eunice Barreto Peixoto participou de audiência com o Senador Otto Alencar, no dia 22 de outubro do corrente, pleiteando a reforma da Ponte, o qual asseverou que não pouparia esforços no sentido de viabilizar o atendimento desta importante demanda, inclusive junto ao Governador do Estado.

A Prefeitura de Nazaré está envidando todos os esforços, no sentido de viabilizar a recuperação da Ponte Eunápio Peltier de Queiroz, inclusive diligenciando apoio institucional e financeiro juntos aos governos Estadual e Federal, em vista da expressiva previsão de gastos envolvidos.

Comentários

Outras Notícias

[Lula elogia Rui Costa e diz que ele é 'como um primeiro-ministro'.]
Política

Lula elogia Rui Costa e diz que ele é 'como um primeiro-ministro'.

05 de Abril de 2024

Lula ignorou denúncias contra Rui e o elogiou.

[Rui Costa pede que investigação seja concluída e que os responsáveis sejam punidos]
Política

Rui Costa pede que investigação seja concluída e que os responsáveis sejam punidos

03 de Abril de 2024

Rui solta nota onde comenta sobre o caso que repercutiu durante a pandemia e pede

[Bruno Reis revela que em breve terá novidades sobre conversa com o PL ]
Política

Bruno Reis revela que em breve terá novidades sobre conversa com o PL

30 de Março de 2024

Prefeito afirmou ainda que vem mantendo diálogo com lideranças locais do partido para contar com o apoio para as eleições deste ano

[Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro]
Política

Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro

30 de Março de 2024

Ex-presidente pediu documento para viagem a Israel

[ “População confia e reconhece nosso trabalho”: Geraldo Júnior comemora aprovação no governo de Jerônimo ]
Política

“População confia e reconhece nosso trabalho”: Geraldo Júnior comemora aprovação no governo de Jerônimo

28 de Março de 2024

“Quem mora em Salvador aprova a atuação do Governo da Bahia, um governo que investe em diversas áreas da nossa capital e cuida de gente”, disse ele.

[Pesquisa aponta aprovação crescente no governo de Jerônimo na capital baiana ]
Política

Pesquisa aponta aprovação crescente no governo de Jerônimo na capital baiana

28 de Março de 2024

Em março do ano passado, 8,3% dos soteropolitanos avaliaram Jerônimo Rodrigues como ótimo

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos