Polícia

Coronel Sturaro fala sobre paredões em Salvador e garante que polícia será mais enérgica no combate a essas festas

12 de Agosto de 2020 às 11h12 - Por: Redação PNotícias Foto: PNotícias
[Coronel Sturaro fala sobre paredões em Salvador e garante que polícia será mais enérgica no combate a essas festas]

Coronel afirma que PM tentou uma abordagem mais amena, mas não obteve êxito

A festa de paredão em Salvador tem preocupado gestores e vizinhanças, principalmente neste momento de pandemia, onde as principais recomendações são o isolamento e distanciamento social. Para falar sobre o assunto, o coronel Humberto Sturaro foi o convidado desta quarta-feira (12), do programa PNotícias, da Piatã FM. O coronel explicou as ações da Polícia Militar para tentar solucionar ou, pelo menos, amenizar esse problema na capital baiana.

O coronel começou admitindo que a situação não é das melhores. ““Quem vê a imagem de um paredão, do que vem acontecendo em Salvador, a impressão é que as coisas estão largadas. Você olha assim e diz: ‘poxa, isso está acontecendo? Ninguém toma uma providência?’”, disse. Contudo, Sturaro contou que o governo do Estado e a prefeitura, estão caminhando lado a lado para combater esse problema. 

Elogiando a postura do governador Rui Costa (PT) e do prefeito ACM Neto (DEM) em se unir para deter as adversidades neste momento de pandemia, ele disse: “Hoje nós temos alinhamento perfeito, sabe? Isso é muito importante para a população. [Alinhamento] dos gestores que nós temos maiores aqui, que é o nosso governador, junto com o prefeito ACM Neto. O governador deu toda a autonomia a Secretaria de Segurança Pública para apoiar a prefeitura em todos os casos que elas precisam neste momento de pandemia e isso tem surtido um efeito fantástico”.

Falando sobre o trabalho da polícia no combate a essas festas de paredão, o coronel fala: “Nós somos aquele braço forte para que a lei seja cumprida. Porque, infelizmente, alguns têm um conceito de que obedecer a uma ordem do agente público é sinônimo de inferioridade. Aí o agente público chega e fala ‘Por favor cidadão,por você não pode ter um som aqui’, ele olha para o lado e ignora. Então, é necessário a presença da polícia para que exista esse respeito”.

Mesmo tento autoridade para encaminhar os casos à delegacia, o coronel comentou que a polícia iniciou uma abordagem diferente nos paredões nesta pandemia. Entendendo a dificuldade que muitas famílias estão passando neste período, a ideia inicial da polícia era de orientar e tentar, em primeira instância, não apreender e nem prender ninguém.

Ele conta: “Nesse período de pandemia, o que nós temos feito nessas operações? Orientado à população. Orientado os jovens. ‘Olha, desligue seu som, vá pra casa, você não pode estar aqui neste momento, é perigoso’”. Ele relembra as abordagens de antes e fala sobre a mudança. “Antigamente, a gente chegaria ali e resolveria de outra forma. A polícia usaria uma energia e faria com que aquela festa acabasse. Os tempos são outros. O tempo é de orientação. O tempo é de compreensão. Nós evoluímos para chegar esse momento.”, disse.

Contudo, ele conta que essa postura não funcionou e que, a partir de agora, o posicionamento da PM será mais efetivo. 

“Isso não está surtindo efeito. Na hora que você termina um paredão, você dar as costas e uma hora depois volta novamente. Só que, temos informações – porque a gente trabalha com a Inteligência – que esses paredões não é só para distrair os jovens. Às vezes, as pessoas provocam esses paredões para incentivar e aumentar o consumo de drogas e incentivar esse comércio”, revela.

O coronel ainda fala sobre a presença da família e como seria importante que houvesse a proibição dentro de casa. “O que nos assusta nesse momento também, é que você vê tantos jovens sem pai, nem mãe. Porque, assim, não é possível que não tenha uma família que diga assim ‘meu filho, você não vai. Você fique em casa. Você não vai sair’. Então, a impressão que nós temos – a área de Segurança Pública – é que existe a falta também de família que nos ajude nesse momento”.

Sturaro garantiu que a PM tem autoridade para conduzir a situação de outra forma, mas neste momento, optou por orientar. “Nós temos autoridade, temos o poder da polícia para pegarmos as pessoas responsáveis naquele momento e conduzirmos à delegacia pelos crimes que estão cometendo. Um crime básico hoje: colocar em risco a saúde pública. Só que, neste momento difícil nós não queremos causar essa dor. Então nós pensamos que a orientação é o melhor remédio para isso”, explicou. 

O coronel contou que, apenas nesta semana, foram mais de 1500 solicitações por causa de paredões na capital baiana. Observando que o novo tipo de abordagem não surtiu efeito, Sturaro revelou que uma reunião já foi feita e que a postura da polícia, em relação a esses casos, vai mudar. 

“A gente sentou e vai aqui já o recado. Nos planejamos e vimos que devemos tomar medidas mais duras. Então, as pessoas agora serão responsabilizadas penalmente pelo que está acontecendo. Outro fato, nós vamos nos prevenir. De que maneira? Já sentamos, já temos os pontos que esses eventos poderão acontecer”, disse Sturaro antes de listar os bairros onde esse tipo de festa acontece com maior frequência. Segundo ele, os bairros são: Nordeste de Amaralina, Pernambués, São Caetano, Periperi e Plataforma.

O coronel conta mais detalhes sobre a nova abordagem da PM: “A polícia, é cumpridora de missão. A segurança pública tem como pauta cumprir missões. Só que nesse período também, nós ficamos surpresos com essa pandemia, nós começamos a nos adaptar a ela, nós nos reinventamos, nós mudamos algumas formas de policiamento, nós nos reestruturamos. Por exemplo, nós temos a operação verão. A praia está fechada. Então, eu tenho esse policiamento, essa operação que eu pego ela e a levo para cumprir outra determinação, como por exemplo, combate ao paredão”. 

E finalizou afirmando que os três poderes estão juntos no combate a essas festas em Salvador. “Com o nosso levantamento, nós vamos nos prevenir de que forma? Antecipando os fatos. Então a gente já vai lançar um posicionamento preventivo nessas localidades para que o evento nem aconteça. Nós também vamos procurar identificar as pessoas que convocam para esses eventos. Nós temos um parceiro forte também, que é o Ministério Público. O Ministério Público regula nossas ações. Ele está do nosso lado para que todos juntos possamos procurar uma saída melhor. Eu não faço segurança pública sem você que ‘está aí’, certo? Então a gente precisa do Legislativo, do Judiciário. Nós estamos, os três poderes, lado a lado”.

Comentários

Outras Notícias

[Polícia investiga morte dos irmãos de  condenado no caso Sara Mariano]
Polícia

Polícia investiga morte dos irmãos de condenado no caso Sara Mariano

27 de Março de 2024

Polícia Civil investiga caso e aponta envolvimento de traficantes

[Plantação de maconha é descoberta em sítio usado de fachada no interior da BA]
Polícia

Plantação de maconha é descoberta em sítio usado de fachada no interior da BA

27 de Março de 2024

No sítio, usado de fachada para o cultivo da maconha, haviam cabras e ovelhas

[Dois corpos masculinos são encontrados em Avenida no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador ]
Polícia

Dois corpos masculinos são encontrados em Avenida no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador

27 de Março de 2024

Os corpos, do sexo masculinos, estavam sem identificação; vítimas tinham marcas de tiros

[Mulher de 25 anos é detida ao tentar entrar no Conjunto Penal de Barreiras com drogas nas partes íntimas ]
Polícia

Mulher de 25 anos é detida ao tentar entrar no Conjunto Penal de Barreiras com drogas nas partes íntimas

26 de Março de 2024

Suspeita foi liberada após audiência de custódia e está proibida de fazer visitas ao companheiro

[Meninos e 16 anos é encontrado morto em área de matagal no sul baiano ]
Polícia

Meninos e 16 anos é encontrado morto em área de matagal no sul baiano

26 de Março de 2024

Crime aconteceu no município de Itabuna. Wendell Gabriel Santos, de 16 anos, foi achado próximo ao campo de futebol Caldeirão do Diabo.

[Suspeito de espancar atual da ex-esposa até a morte é preso no extremo sul da BA ]
Polícia

Suspeito de espancar atual da ex-esposa até a morte é preso no extremo sul da BA

26 de Março de 2024

Vítima foi identificada como Zenilton Santos Fé dos Santos, de 56 anos. Crime foi motivado por ciúmes.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos