Polícia

Presidente do Sindpoc garante paralisação desta terça e dispara: “As delegacias são centros de contaminação de Covid-19"

11 de Agosto de 2020 às 07h16 - Por: Milena Ribeiro Foto: Reprodução
[Presidente do Sindpoc garante paralisação desta terça e dispara: “As delegacias são centros de contaminação de Covid-19

Eustácio afirmou que a Polícia Civil vai na contramão dos protocolos de prevenção à doença

Após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de considerar a ilegal a paralisação e a operação padrão dos servidores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica, o PNotícias conversou com Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), que revelou que manterá a carreata e a paralisação de 24h desta terça-feira (11). 

Vale lembrar que os policiais civis resolveram paralisar suas atividades por 24 nesta terça-feira (11) para reinvidicar melhorias nas condições de trabalho da pandemia da Covid-19. Contudo, o desembargador José Cícero Landin Neto, nesta segunda-feira (10), considerou ilegal a paralisação e determinou a realização de trabalho regular dos membros das categorias, sob pena de multa diária de R$30.000,00 (trinta mil reais), em caso descumprimento.

O presidente do Sindpoc reiterou a importância das reivindicações e se disse preocupado que a instituição da Polícia Civil não esteja dando a devida atenção à saúde dos seus agentes. “Hoje a certeza que um cidadão, ao entrar na delegacia, vai registrar sua ocorrência e vai sair infectado”, disparou Eustácio.

Sobre a postura da Polícia Civil, ele disse: “Eu vejo com preocupação a decisão do Estado, em particular da Polícia Civil, procurar o Tribunal de Justiça para se esquivar das suas obrigações de cumprir o protocolo de bio-segurança. Hoje nós temos 489 policiais civis infectados, seis óbitos e a Polícia Civil não faz a testagem que nós estamos cobrando, não tem o controle de acesso de pessoas nas unidades policiais, não tem o termômetro digital, não tem higienização diária nas delegacias, apenas os funcionários das empresas terceirizados só passa lá água sanitária. Então hoje a certeza que um cidadão, ao entrar na delegacia, vai registrar sua ocorrência e vai sair infectado, porque nós temos muitos policiais civis infectados, como as próprias testagens denunciaram isso quando os policiais estavam fazendo e foi proibida pelo delegado geral. Então eu vejo, infelizmente, que o Estado preconiza uma prática para as empresas privadas e as públicas não cumprem, em particular a Polícia Civil, que vai na contramão de todos os protocolos de prevenção à Covid”.

Ao falar da decisão do TJ em considerar ilegal a paralisação, ele afirmou que não foram citados e que o movimento está mantido. “Quanto à visão do TJ, nós não fomos citados pela decisão ainda, não tomamos conhecimento, não tivemos a citação. Nós vamos manter os atos. Agora de manhã a gente tem, às 8h, uma concentração no prédio da Polícia Civil, onde às 9h nós vamos fazer uma carreata até a governadoria para protocolar o ofício, denunciando ao governador, a governadoria, essa questão do descaso da gestão da Polícia Civil, da pessoa do delegado Geral Bernadinho Brito com a saúde dos policiais e com a saúde dos baianos. Não adianta todo o esforço do estado da Bahia, do governo do Estado, que editou mais de 50 portarias para evitar a disseminação do Covid no Estado e hoje as delegacias são centro de contaminação de Covid”. 

E continuou: “Então, se você observar, nós estamos lutando pela vida. Segurança para quem faz segurança, não é?! Ao invés da Polícia Civil buscar diálogo, buscar resolver os problemas, não. Falta impelir de forma regular, falta o cuidado com a vida dos policiais e da população. É isso que nós estamos denunciando. Isso que nós esperávamos da Polícia Civil, que ela tomasse providências para resolver e implantar o protocolo. Não fazer o que ela está fazendo, evitar de fazer as testagens para camuflar, esconder os policiais infectados, simplesmente, com a preocupação de ‘se eu afastar esses policiais, corre o risco de fechar a delegacia’, quer dizer, a preocupação é apenas em manter o serviço. Não tem preocupação com a vida; com a vida dos policiais e dos baianos”.

Por fim, ele voltou a garantir que irá manter a carreata e a paralisação nesta terça (11), porém, ressaltou que caso sejam notificados, irão cumprir a decisão judicial. “Nós não fomos citados pelo Tribunal, não tivemos conhecimento. Se houver a citação, a gente vai cumprir a decisão judicial, mas [até então] a gente vai manter o movimento. Está mantida a paralisação a partir das 8h e a carreata também, às 9h”, concluiu.

Matérias Relacionadas:

TJ-BA declara ilegal paralisação da Polícia Civil e do DPT
Policiais civis anunciam para paralisação de 24h no dia 11

Comentários

Outras Notícias

[Polícia investiga morte dos irmãos de  condenado no caso Sara Mariano]
Polícia

Polícia investiga morte dos irmãos de condenado no caso Sara Mariano

27 de Março de 2024

Polícia Civil investiga caso e aponta envolvimento de traficantes

[Plantação de maconha é descoberta em sítio usado de fachada no interior da BA]
Polícia

Plantação de maconha é descoberta em sítio usado de fachada no interior da BA

27 de Março de 2024

No sítio, usado de fachada para o cultivo da maconha, haviam cabras e ovelhas

[Dois corpos masculinos são encontrados em Avenida no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador ]
Polícia

Dois corpos masculinos são encontrados em Avenida no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador

27 de Março de 2024

Os corpos, do sexo masculinos, estavam sem identificação; vítimas tinham marcas de tiros

[Mulher de 25 anos é detida ao tentar entrar no Conjunto Penal de Barreiras com drogas nas partes íntimas ]
Polícia

Mulher de 25 anos é detida ao tentar entrar no Conjunto Penal de Barreiras com drogas nas partes íntimas

26 de Março de 2024

Suspeita foi liberada após audiência de custódia e está proibida de fazer visitas ao companheiro

[Meninos e 16 anos é encontrado morto em área de matagal no sul baiano ]
Polícia

Meninos e 16 anos é encontrado morto em área de matagal no sul baiano

26 de Março de 2024

Crime aconteceu no município de Itabuna. Wendell Gabriel Santos, de 16 anos, foi achado próximo ao campo de futebol Caldeirão do Diabo.

[Suspeito de espancar atual da ex-esposa até a morte é preso no extremo sul da BA ]
Polícia

Suspeito de espancar atual da ex-esposa até a morte é preso no extremo sul da BA

26 de Março de 2024

Vítima foi identificada como Zenilton Santos Fé dos Santos, de 56 anos. Crime foi motivado por ciúmes.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos