Polícia

Travesti é morta e outra espancada em Salvador; associação emite carta em respeito à memória da vítima

13 de Junho de 2020 às 12h35 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Reprodução
[Travesti é morta e outra espancada em Salvador; associação emite carta em respeito à memória da vítima]

Casos aconteceram em menos de 3 horas

Uma travesti foi agredida no Largo da Sete Portas e outra assassinada no bairro de Piatã, em Salvador. Ambos os casos aconteceram nesta quinta-feira (11).

A primeira vítima, que não teve a identidade revelada, foi espancada na Rua Djalma Dutra, às 8h. A travesti foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que se locomoveu para o local do acontecimento junto a policiais. De acordo com o relato, a violência foi um ataque transfóbico, cometido por um grupo de desconhecidos.

Já a vítima fatal, identificada como Kethley Santos, foi atacada na Avenida Octávio Mangabeira, por volta das 5h. Segundo informações, a vítima tentou pedir ajuda, mas morreu próximo à uma farmácia local. Associações ligadas à transexualidade emitiram uma carta coletiva em respeito à memória da vítima, que era natural de Ipirá, a cerca de 200 km de Salvador.

Leia o texto na íntegra:

“CARTA COLETIVA EM RESPEITO À MEMÓRIA DE KETHLEY SANTOS

11/06/2020, a Transfobia aniquilou mais uma vida trans. Mais uma mulher trans,
negra, foi assassinada no Brasil. Kethley Santos era natural de Ipirá e morava em Salvador, onde foi assassinada a tiros na madrugada desta quinta-feira.

O mapeamento realizado pela ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), registrou, somente em 2019, 124 casos notificados de assassinatos de pessoas trans e travestis. Desse total, 82% eram pessoas negras.

Só nos 2 primeiros meses de 2020, já foram 38 notificações. Um aumento de 90% do número de casos, em relação ao mesmo período do ano passado. O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Aqui a expectativa de vida de pessoas trans e travestis é de 35 anos. Kethley tinha 20 anos.

Assim como em diversos outros interiores, é muito complexo discutir questões de gêneros e sexualidades e o respeito às identidades de pessoas trans e travestis em Ipirá. Uma cidade no Sertão Baiano que ainda é fortemente ordenada pelo crivo moral religioso-cristão e submetida à uma dinâmica política oligárquica. O desconforto e o medo de andar pelas ruas, acompanha as existências das pessoas trans, em qualquer cidade, seja no interior ou nas capitais. Porque nenhum lugar é seguro para pessoas trans e travestis.

Ao noticiar o falecimento, alguns parentes, professoras, professores e conhecidos seus de Ipirá estão desrespeitando seu nome e sua existência enquanto mulher, enquanto pessoa trans.

A violência contra pessoas transgêneros e travestis é estrutural e aje também a partir das instituições. A Escola é um dos espaços que devem acolher e colaborar na construção de uma Sociedade Democrática e inclusiva, no entanto, para pessoas LGBTQI+ e sobretudo para pessoas trans, este ainda é um espaço opressor e violento, uma vez que negligencia discussões pedagógicas que atuem no sentido do combate e superação da transfobia; viola o direito ao uso do nome social, além de outras violências simbólicas cotidianas que negam a existência e o direito à Educação das pessoas trans e travestis.

Direito à Cidade, à Afetividade, a ocupar e desfrutar de espaços públicos em Segurança, à Educação, Trabalho, Moradia, ao reconhecimento e respeito, em vida e após a morte, são partes de uma luta extensa e desgastante que enfrentamos todos os dias.

Além de toda barbárie transfóbica que retirou a vida de Kethley, ela sequer está tendo seu nome e gênero respeitados. Sua existência segue sendo invisibilizada. A Transfobia tem diversas faces. Atua desumanizando, desrespeitando agenciamentos, invisibilizando, despotencializando e aniquilando corpos trans e travestis de diversos modos. Além da morte física, este também é um grito de revolta contra mortes simbólicas. Sobre apagamento e desrespeito à memória, à autodeterminação, à existência.

Parem de nos matar!

Pessoas cis (pessoas que não são trans), precisamos urgentemente de vocês nessa luta! Ela também é responsabilidade de vocês. Movimentem-se. Combatam a Transfobia! Revejam seus lugares de privilégios, suas construções identitárias e familiares. Movimentem suas redes socioafetivas, combatam as violências transfóbicas cotidianas, os desrespeitos naturalizados. Responsabilizem-se pela luta antitransfobia e antirracista! Vocês nos devem isso.

Estamos cansades, mas não vamos parar. Não temos essa opção. Por toda vida e memória trans e travesti. Por todas as que vieram antes, pelas que aqui estão e para que muitas outras possam vir. Nossas vidas importam!

KETHLEY SANTOS, presente!

#VidasNegrasTransImportam
#CorposTransVivos
#VisíveisOAnoInteiro”

Comentários

Outras Notícias

[Suspeito é morto durante operação em conjunto habitacional no bairro do Comércio]
Polícia

Suspeito é morto durante operação em conjunto habitacional no bairro do Comércio

01 de Abril de 2024

O indivíduo estava armado dentro do local

[Homem é preso em flagrante após agredir e expulsar companheira de casa na RMS ]
Polícia

Homem é preso em flagrante após agredir e expulsar companheira de casa na RMS

01 de Abril de 2024

Caso aconteceu no domingo (31), não há detalhes sobre estado de saúde da companheira do suspeito

[Assaltante é preso ao tentar roubar turistas do Uruguai no centro histórico de Salvador  ]
Polícia

Assaltante é preso ao tentar roubar turistas do Uruguai no centro histórico de Salvador

01 de Abril de 2024

O assaltante estava com o porte de uma lâmina de faca, na localidade de Salvador

[Grupo de fieis é assaltado saindo da igreja no Sábado de Aleluia (30)]
Polícia

Grupo de fieis é assaltado saindo da igreja no Sábado de Aleluia (30)

01 de Abril de 2024

O suspeito ainda não foi localizado pela polícia após a ação criminosa contra os religiosos

[Dois amigos são encontrados mortos na RMS ]
Polícia

Dois amigos são encontrados mortos na RMS

01 de Abril de 2024

Corpos de Ednei Pires Queiroz, de 30 anos, e Suesley Santos do Nascimento, de 24, foram achados dentro de carro, no entroncamento do município de Dias D'Ávila.

[Criança assiste pai ser morto a facadas por atual companheiro da mãe no interior da BA]
Polícia

Criança assiste pai ser morto a facadas por atual companheiro da mãe no interior da BA

30 de Março de 2024

Crime aconteceu quando vítima foi buscar o filho para levá-lo à escola

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos