Empresa assegurou que não houve ciberataque à plataforma ou vazamento de informações
Internautas reclamaram de um erro no aplicativo de entregas iFood na manhã desta sexta-feira (19): dados de outros usuários estavam sendo exibidos. De acordo com relatos publicados nas redes sociais, as informações apareceram na seção de dados do perfil e de histórico de pedidos. Segundo o site TechTudo, a equipe do app de delivery de comidas afirmou que o “bug” foi provocado por um problema de atualização e durou cerca de 30 minutos.
A empresa informou que os dados dos mais de 12,6 milhões de cadastrados não foram vazados e assegurou que “não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma. “Na manhã de sexta-feira, dia 19/06, a plataforma do iFood passou por um problema de atualização com duração de cerca de 30 minutos. A ocorrência foi rapidamente solucionada por sua equipe de tecnologia. A empresa afirma que não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma. Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros”, diz o texto.
“A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento. Por precaução, a plataforma deslogou os usuários impactados, que ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período. A situação já está normalizada e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido. O iFood está à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso com a segurança das informações de restaurantes e consumidores”, conclui.