Geral

Mariana: estudos mostram caminhos para recuperar solo com rejeitos

25 de Fevereiro de 2020 às 10h08 - Por: Agência Brasil Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
[Mariana: estudos mostram caminhos para recuperar solo com rejeitos]

Pesquisadores buscam soluções para reparação de danos

Desde que a barragem da mineradora Samarco se rompeu em Mariana (MG) em novembro de 2015, equipes de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) assumiram a tarefa de contribuir para apresentar soluções e caminhos possíveis para a reparação. Os resultados já apareceram com a retomada da produção em propriedades agrícolas que foram afetadas pela lama e também com a recuperação vegetal em algumas áreas.
Com o avanço das pesquisas, elas atraíram o interesse e a parceria da Fundação Renova, entidade criada conforme o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre a Samarco, suas acionistas Vale e BHP Billitons, o governo federal e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. Cabe a ela administrar, com recursos das três mineradoras, todas as ações de reparação previstas. No últimos dias, a Fundação Renova vem divulgando alguns apontamentos dos pesquisadores.


"Os resultados dos experimentos que realizamos são muito promissores. Em três anos, praticamente dobrou o teor de carbono. Da mesma forma, o teor de fósforo, que é um nutriente muito importante para todas as plantas", disse o pesquisador da UFV especialista em solos, Carlos Ernesto Schaefer.


A ruptura da barragem liberou uma avalanche de 39 milhões de metros cúbicos de rejeito, que levou 19 pessoas à morte e causou poluição, afetando dezenas de municípios na Bacia do Rio Doce. A maior parte da lama se concentrou entre a estrutura e a Usina de Candonga, no município de Santa Cruz do Escalvado (MG), que funcionou com uma espécie de barreira. Foi essa a área priorizada pelos pesquisadores em um primeiro momento.
Uma equipe coordenada por Schaefer fez uma coleta de solo em mais de 60 pontos nessa área para caracterizar a natureza do rejeito. "Fizemos um análise química, física e mineralógica completa. Verificamos que o rejeito da barragem não apresentava problemas químicos maiores para as plantas, exceto o fato de ser um sedimento muito pobre. Daí a necessidade da adição de corretivos, eventualmente fertilizantes orgânicos e inorgânicos. Mas não há nenhuma razão para a vaca não estar se alimentando do pasto que está lá", diz.


Ele explica ainda que, além do uso de aditivos, uma segunda estratégia foi cobrir o rejeito com topsoil de outras localidades. Dependendo da área, foram aplicadas camadas de 40 a 50 centímetros. O topsoil é uma camada superficial de solo rica em matéria orgânica e em microorganismos, onde a maior parte da atividade biológica ocorre.


Manter o rejeito no meio ambiente em determinadas áreas, e não removê-lo, foi uma das diretrizes definidas no Plano de Manejo de Rejeitos elaborado pela Fundação Renova em 2017. Schaefer foi um dos pesquisadores consultados para a definição dessas diretrizes. “Nós temos mostrado que essa camada de rejeitos não precisa ser removida. É possível produzir sobre ela. O tratamento do rejeito é o melhor caminho para o retorno produtivo rápido dessas áreas, e isso já está acontecendo graças às intervenções que vêm sendo feitas”.


O próximo desafio, segundo o pesquisador, é avançar na pesquisa e ir além da Usina de Candonga. Serão avaliadas áreas em que não houve deposição de rejeito, mas onde a lama passou, carregada pelo Rio Doce, em direção à foz.

Comentários

Outras Notícias

[Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos]
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

28 de Março de 2024

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos

[Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022]
Geral

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

28 de Março de 2024

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total

[Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro]
Geral

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

27 de Março de 2024

Os cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo

[Feriado da Páscoa pode ter chuvas intensas em grande parte do Nordeste]
Geral

Feriado da Páscoa pode ter chuvas intensas em grande parte do Nordeste

27 de Março de 2024

Previsão diz que tempo mudará hoje

[Salvador tem pior taxa de homicídio juvenil entre capitais brasileiras]
Geral

Salvador tem pior taxa de homicídio juvenil entre capitais brasileiras

27 de Março de 2024

Cidade é a última quando se consideram índices de pobreza

[Aumento na tarifa de ônibus na RMS sem aviso prévio surpreende passageiros]
Geral

Aumento na tarifa de ônibus na RMS sem aviso prévio surpreende passageiros

27 de Março de 2024

Alteração no valor da passagem ocorre quase duas semanas após greve dos rodoviários

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos