Esportes

CBF confirma datas de início das Séries A, B, C e Copa do Brasil; confira

05 de Julho de 2020 às 18h18 - Por: Redação Galáticos Online Foto: Lucas Figueredo | CBF
[CBF confirma datas de início das Séries A, B, C e Copa do Brasil; confira]

Presidente da CBF, Rogério Caboclo anunciou das datas de início dos campeonatos

Apesar de só o Campeonato Carioca ter voltado no Brasil, a bola está próxima de rolar nas demais competições, inclusive as nacionais. Em entrevista à edição deste domingo (5) do jornal O Globo, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, anunciou das datas de início de diversos campeonatos.

Segundo o dirigente, as Séries B e C começam em 8 de agosto. No dia seguinte, 9 de agosto, será a vez da Série A ser aberta. 

A Copa do Brasil e a Série A 1 do Brasileiro Feminino retornam no dia 26 de agosto. Já o dia 23 de setembro será a data da largada no Brasileirão Sub-20.

Propusemos aos 20 clubes da Série A que, para podermos lançar a data de 9 de agosto, haveria necessidade de uma aprovação sanitária de nove estados e 11 cidades, e não temos isso hoje. Fiz a proposta no sentido de que admitissem uma reflexão sobre jogar fora do mando de campo para manter essa data íntegra, irretocável, caso todas as cidades não estejam liberadas. Houve votação de 19 a 1 a favor. Posso afirmar, a partir da confirmação dos clubes, que sim (a data de início está confirmada). Se estão dispostos a jogar onde o futebol estiver autorizado, quero crer que nessa data teremos cidades suficientes para acomodar os jogos, considerando que não teremos torcida presente. Mas, em momento algum foi cogitada concentração em uma cidade específica. Na Série A houve um voto dissidente sobre mando, mas nenhuma dúvida se a competição vai começar ou não dia 9 de agosto. Brasileirão é algo definido e determinado. A Série B inicia no dia 8, na véspera. Definimos com a Série C que ela recomeçará na mesma data da B. A Copa do Brasil volta em 26 de agosto. A Série A 1 do Feminino, também. O Brasileiro Sub-20, dia 23 de setembro", explicou.

Já a Série D e a Série A2 do Brasileiro Feminino, de acordo com o mandatário, seguem sem datas para serem iniciadas. "Demandam um operacional um pouco mais complexo. As equipes precisam de maior reestruturação para voltar e também uma logística maior. A Série D tem 68 participantes do Brasil inteiro. São 61 cidades envolvidas. Esses clubes não têm a mesma flexibilidade para jogar em outras praças. A A2 feminina não é diferente. Mas, são calendários mais curtos, o que permite planejar com mais tranquilidade. Há uma malha aérea diminuta, hotéis fechados. Mas, a CBF assumiu a responsabilidade de reabrir hotéis, colocar aviões no céu e fazer o futebol voltar", disse.

Caboclo ainda destacou a importância de as competições começarem nas datas definidas para não prejudicar as temporadas futuras. "A gente trabalha não apenas com o calendário de 2020. O calendário de 2020 já está bem traçado para a CBF. Vai invadir janeiro, fevereiro, pode chegar a meados do mês. Mas temos algumas premissas que vão além. Muita gente não leva em consideração. Nosso horizonte é a Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em novembro. Obriga nosso calendário a terminar pelo menos um mês antes, em outubro de 2022. Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de fevereiro, iniciar os estaduais na última semana do mesmo mês, o Brasileiro no final de maio de 2021. Devemos terminar a temporada de 2021 como o usual, na primeira semana de dezembro, retomando o calendário tradicional, com férias, pré-temporada. Em 2022, a temporada terá conclusão precipitada. Vai ser um exercício bem difícil", concluiu.
 

Comentários

Outras Notícias

[Vitória tem um retorno de duas dúvidas para o Ba-Vi]
Esportes

Vitória tem um retorno de duas dúvidas para o Ba-Vi

28 de Março de 2024

Para o clássico, o técnico Léo Condé contará com um importante reforço. Após cumprir suspensão no duelo da Copa do Nordeste, Rodrigo Andrade tem retorno garantido entre os titulares.

[Vitória vence o Treze-PB, mas dá adeus à Copa do Nordeste]
Esportes

Vitória vence o Treze-PB, mas dá adeus à Copa do Nordeste

28 de Março de 2024

Os comandados de Léo Condé agora concentram suas forças na disputa do título do Campeonato Baiano. O primeiro Ba-Vi da decisão será no próximo domingo (31), às 16h, no Barradão.

[Com time de garotos, Bahia sofre goleada para o Botafogo-PB pela última rodada da Copa do Nordeste]
Esportes

Com time de garotos, Bahia sofre goleada para o Botafogo-PB pela última rodada da Copa do Nordeste

28 de Março de 2024

O Tricolor volta a entrar campo diante do Vitória, no domingo (31), no Barradão, em partida válida pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano.

[Patrocinadora do Vitória, Fatal Model faz oferta milionária a outro clube de Série A]
Esportes

Patrocinadora do Vitória, Fatal Model faz oferta milionária a outro clube de Série A

27 de Março de 2024

A negociação é para estampar a marca na barra traseira da camisa do São Paulo

[Daniel Alves pode receber de volta o valor milionário pago em fiança ]
Esportes

Daniel Alves pode receber de volta o valor milionário pago em fiança

27 de Março de 2024

Condenado por estupro, Daniel Alves foi solto da prisão na última segunda-feira (25)

[Brasil empata em 3 a 3 com Espanha em amistoso]
Esportes

Brasil empata em 3 a 3 com Espanha em amistoso

27 de Março de 2024

Rodrygo, Endrick e Lucas Paquetá marcaram para a seleção canarinho

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos