Segundo consultor empresarial, data pode ser pontapé inicial para fortalecimento do mercado em Salvador
A chegada do mês de agosto marca a tradicional comemoração do Dia dos Pais, que este ano acontece no dia 9. Apesar de costumeiramente aquecer setores do comércio como vestuário, alimentação fora de casa, serviços, acessórios e eletrônicos, a previsão de vendas para 2020 tem gerado baixas expectativas entre comerciantes, devido a pandemia do coronavírus.
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio no Dia dos Pais vinha de alta projeção para vendas em 2018 (4,1%), entretanto, a expectativa caiu 2% no ano de 2019. Para 2020, o consultor empresarial, Alex Cruz, estima uma porcentagem ainda menor, mas razoável para as projeções iniciais da pandemia.
Apesar do prejuízo para alguns setores da economia, Alex ressaltou que o comércio de rua e lojas de shopping da capital, principalmente voltadas para calçados, camisas, perfumarias, varejos e variedades podem projetar um leve aquecimento nas vendas, mas com uma margem de lucros abaixo do habitual. O consultor afirmou que os descontos nas lojas devem permanecer altos para atrair consumidores.
“Assim como ocorrido na abertura da ‘Fase 1’, as lojas devem focar em preços convidativos para chamar os compradores. Esse é um período para o comércio quitar dívidas acumuladas, então toda mercadoria vendida é uma vitória após mais de 120 dias sem vendas. Os comerciantes também devem levar em consideração o poder de compra reduzido dos consumidores na crise. Com isso, o mercado das ‘lembrancinhas’ e seus preços acessíveis devem ter alta para esse ano”, elucida.
Considerada a terceira data mais importante para o comércio, Alex afirma que o Dia dos Pais pode ser o pontapé para o fortalecimento do mercado local. Segundo o profissional, a possibilidade de alcançar a “Fase 2” do plano de retomada em breve, fortalece a segurança dos consumidores, com projeções para movimentação e retorno de outros setores da economia.
“Mesmo que as compras se intensifiquem somente no período que precede o ‘Dia dos Pais’, ainda é um indicativo positivo para a retomada do mercado. A possibilidade de compras pela internet ainda é uma aposta forte, portanto, mercadores não devem abdicar das suas lojas virtuais. Após essa celebração, o ‘Dia das Crianças’ será o grande foco, já valendo um planejamento prévio para aquecer de vez as vendas após o empurrãozinho nesse mês de agosto”, conclui.