Após reclamações contra empresa que fornece enxovais a hospitais, Sesab nega remanejamento de cirurgias de emergência
A recente mudança de empresa que cuida dos enxovais dos hospitais da rede pública estadual tem trazido insegurança para alguns pacientes. O PNotícias recebeu denúncia de que uma paciente que se encontra no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, teve seu procedimento cirúrgico adiado por causa da falta de material do enxoval. De acordo com o denunciante, que preferiu não se identificar, a tia iria fazer uma cirurgia e precisou ficar 12 horas em jejum. Após esse período, a coordenação médica informou que o procedimento teria que ser cancelado por falta de enxoval hospitalar.
A antiga prestadora do serviço, a Surya Lavanderia, teria desistido do contrato com o governo da Bahia e, com isso, a Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis S/A assumiu as demandas desde o dia 16/08/2019. Segundo a secretaria de Saúde do Estado, a empresa presta atendimento a 16 unidade e o contrato, que tem duração de 90 dias, é no valor de R$905.026,20 por mês, equivalente a quase R$3 milhões em três meses. O PNotícias também recebeu imagens que mostram materiais da Atmosfera Gestão e Higienização, para uso de pacientes, armazenados de forma irregular. São enxovais sujos (roupa, lençol, cobertor etc), inclusive de sangue, atesta o denunciante.
A Sesab negou que tenha havido remanejamento de procedimentos de emergência por causa de falha na prestação de serviços da Atmosfera, porém reconheceu que, por causa do período de transição, há a possibilidade de, eventualmente, não suprir a demanda dos procedimentos eletivos, que podem ser remarcados:
“A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia esclarece que há lap-cirúrgico suficiente para atender todos os procedimentos de emergência no Hospital Geral Ernesto Simões. A despeito de estarmos em processo de substituição de uma empresa de lavanderia devido a desistência contratual, o que significa que, eventualmente, o quantitativo pode não atender a demanda de um dia específico, mas isso não significa que há falta. O contrato da empresa Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis S/A destinado ao atendimento de 16 unidade tem duração de 90 dias e montante de R$905.026,20 por mês”.
Sobre o armazenamento inadequado dos enxovais, como mostram as fotos nesta matéria, a secretária de Saúde do Estado informou ao PNotícias que já tomou providências: “Secretaria da Saúde do Estado da Bahia notificou a direção da unidade a fim de que apure as responsabilidades sobre o inadequado armazenamento dos enxovais recolhidos e novos”.