Coronavírus

Consórcio do Nordeste sugere lockdown em Salvador e outros três municípios baianos; Neto discorda

03 de Julho de 2020 às 17h33 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Reprodução // BNews
[Consórcio do Nordeste sugere lockdown em Salvador e outros três municípios baianos; Neto discorda]

Prefeito afirmou que decisões da prefeitura se baseiam em parâmetros técnicos

O Comitê Científico do Consórcio do Nordeste sugeriu que alguns municípios baianos como Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas, além de Salvador, adotem o lockdown como medida para conter o novo coronavírus. Os cientistas Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende, que compõem o Comitê Científico, explicaram os detalhes da evolução do vírus nos estados nordestinos em entrevista coletiva virtual realizada nesta sexta-feira (3).

Nicolelis afirmou que o crescimento de casos em Salvador, em conjunto com a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19, acende o alerta vermelho. “Basicamente estudamos Salvador por mais de um mês, seguindo a curva de infectados e a velocidade da ampliação de casos e de óbitos na cidade, assim como a variação da ocupação dos leitos de UTI. Tivemos várias oscilações, as vezes subia para 86%, descia para 80%, caía mais um pouco. Foi se consolidando em torno de 80%, e vimos pela análise contínua que havia uma aceleração de casos e uma dinâmica que mostra que pode aumentar”, explicou.

“Fizemos essa recomendação pela primeira vez, essa sugestão para Salvador. Temos crescimento de velocidade no boletim, e vimos que Salvador deu uma guinada para cima, a ponto de ter encontrado a curva de Fortaleza, que está em descendente”, continuou.

O cientista falou ainda sobre a eficiência do lockdown em cidades como Fortaleza, onde o número de casos confirmados da doença era superior ao da capital baiana, por exemplo. “O número de casos de Fortaleza era bem maior, mas graças ao lockdown eficiente, houve desaceleração. Salvador está indo em direção oposta, os casos duplicam, em média, a cada 16 dias. Recife desacelerou muito mais, São Luís ainda mais, está dobrando a cada 22, 23 dias. Vimos que a curva de Salvador está em momento crítico. Por isso o aviso nesse momento”, disse.

Em contrapartida, o prefeito ACM Neto falou que não há motivos para a adoção da medida em Salvador. Neto disse também que ainda não teve acesso ao estudo do Comitê, mas que as medidas tomadas pela prefeitura têm sido pautadas em parâmetros científicos e técnicos.

“Não considero essa recomendação como algo que deva gerar preocupação nessa cidade. As decisões da prefeitura têm sido tomadas por parâmetros científicos e técnicos. Se fizermos abertura antecipada, como eu disse ontem, poderemos explodir o número de casos. Mas o lockdown não depende de uma decisão exclusivamente da prefeitura, a palavra não é minha, a palavra final é do governo do estado. Mas não vejo motivos para lockdown e discordo dessa recomendação”, falou o chefe do Executivo municipal.

Comentários

Outras Notícias

[Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)]
Coronavírus

Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)

14 de Abril de 2023

Vacinação bivalente acontece para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais

[Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)]
Coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)

05 de Abril de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)

04 de Abril de 2023

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (4).

[Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby ]
Coronavírus

Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby

27 de Março de 2023

Para ter acesso ao imunizante é necessário estar com o com nome na lista do site da SMS.

[confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)]
Coronavírus

confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)

24 de Março de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)

23 de Março de 2023

.A consulta pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos