Coronavírus

Itaparica: filas no ferry-boat e aumento na procura do serviço preocupam prefeita Marlylda Barbuda

19 de Junho de 2020 às 14h06 - Por: Beatriz Araújo Foto: Divulgação
[Itaparica: filas no ferry-boat e aumento na procura do serviço preocupam prefeita Marlylda Barbuda]

Barreiras sanitárias foram implantadas no município de Itaparica a fim de conter o número de casos de coronavírus que já chega a 51

A busca pelo sistema ferry-boat partindo de Salvador com destino ao terminal de Bom Despacho, em Itaparica, vem sendo maior que o normal desde a quinta-feira (18). Apesar do governo estadual ter antecipado os feriados dos dias 23 e 24 de junho, quando é comemorado o tradicional São João, a população parece estar decidida a manter os festejos. Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o costume de utilizar a ilha de Itaparica como alternativa para curtir a festa foi mantido. 

O fato é que diante dos 51 casos confirmados da Covid-19 no município, a prefeitura municipal de Itaparica decretou, desde o dia 8 de junho, a implantação de barreiras sanitárias nas duas vias de acesso à cidade, a BA-531 e BA-532, impedindo o acesso de pessoas inclusive a passeio. O decreto prorrogado até o dia 21 de junho permite que adentre o município apenas moradores, mediante documento de comprovação, além de veículos adesivados e pessoas que exercem atividades essenciais na cidade. 

Com o horário e capacidade das embarcações reduzidos, o sistema ferry-boat administrado pela Internacional Travessias vem apresentando filas de veículos na entrada do terminal de São Joaquim, em Salvador, sobretudo com o crescimento da demanda de usuários que buscam pelo serviço nesta época do ano. 

O aumento do fluxo de pessoas que chegam ao terminal de Bom Despacho, sobretudo neste período em que se aproxima as datas onde seria comemorado o São João, preocupa a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda (PDT), que disse já ter pedido auxílio ao governo do estado, através da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), para conter a chegada de veranistas a passeio na cidade. 

A reportagem entrou em contato com a prefeita que falou sobre as estratégias da sua gestão para tentar manter o controle de entrada e saída de passageiros do município, a fim de conter a propagação do coronavírus entre a população itapariquense. 

“Nós estamos com a barreira sanitária funcionando durante 24 horas. O decreto está previsto pra encerrar no dia 21, mas até lá, as barreiras estarão funcionando durante todo o tempo”, garantiu. “Nós fizemos a restrição dos veículos, desinfectamos toda cidade, continuamos entregando kits de máscara e álcool 70%, seguimos testando as famílias que apresentam sintomas, estamos trabalhando incansavelmente para conter o aumento do número de casos”, afirma. 

Marlylda também afirmou não ser contra as travessias do sistema ferry-boat, já que os próprios moradores de Itaparica, entre eles alguns portadores de doenças crônicas, precisam do serviço para realizar seus tratamentos na capital.

“Eu não sou a favor da interrupção da travessia porque nós temos os pacientes do doenças crônicas, pacientes que fazem hemodiálise, entre outros procedimentos, e que dependem dos serviços realizados em Salvador. A gente sabe que há essa necessidade”, explica. 
O que a gente quer, inclusive já há solicitação, para que haja uma fiscalização em Salvador. A barreira sanitária em Bom Despacho não é eficiente porque as pessoas não estão indo exatamente para Itaparica”, continuou. 

“Não é tão fácil, é uma situação muito complexa. Pedimos ajuda ao governo do estado e a Agerba para realizar uma fiscalização, exigindo inclusive comprovação da necessidade de travessia”, disse. “As medidas que a gente poderia tomar p proteger a população de Itaparica a gente tá tomando. No município de Itaparica a gente está conseguindo manter o rigor e o controle”, garantiu. 

O PNotícias entrou em contato com a Internacional Travessias que falou que o fluxo de procura pelo serviço aumentou significativamente desde a quinta-feira (18) e as filas de veículos no acesso ao terminal São Joaquim permanecem nesta sexta-feira (19). Ainda de acordo com a Internacional, como não existe apenas um destino buscado pelos passageiros, não é possível estabelecer um critério de acesso dos usuários. A empresa também sugeriu que o bloqueio fosse realizado pelas barreiras de cada município. 

Por meio de nota oficial, a empresa emitiu seu posicionamento a respeito da situação. Leia na íntegra:

"O Sistema Ferry-Boat é um serviço regulamentado pela AGERBA, que por meio de resolução determinou a redução do volume de viagens por dia (segunda a sexta, das 6h às 20h, saída a cada duas horas) e embarque de apenas 50% da capacidade operacional de cada barco, por traslado, de modo a manter seu funcionamento para atender à população que precisa do transporte para chegar ao trabalho ou para assistência médica durante a pandemia do novo Coronavírus. Ainda em cumprimento às determinações da agência reguladora, seguem obrigatórios o uso de máscara pelos passageiros e a suspensão das travessias aos sábados, domingos e feriados.

Como medida de proteção, a Internacional Travessias Salvador instalou suportes de álcool em gel nas embarcações e salões de embarque dos terminais São Joaquim e Bom Despacho, com reposição regular. Além disso, diariamente, todos os ferries em operação, os terminais e os salões de embarque são higienizados e desinfetados. Só é permitida a compra de uma passagem por pessoa, e os passageiros recebem orientações por meio dos colaboradores, na hora da compra do bilhete e por meio do sistema de rádio dos terminais e das embarcações."

Comentários

Outras Notícias

[Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)]
Coronavírus

Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)

14 de Abril de 2023

Vacinação bivalente acontece para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais

[Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)]
Coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)

05 de Abril de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)

04 de Abril de 2023

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (4).

[Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby ]
Coronavírus

Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby

27 de Março de 2023

Para ter acesso ao imunizante é necessário estar com o com nome na lista do site da SMS.

[confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)]
Coronavírus

confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)

24 de Março de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)

23 de Março de 2023

.A consulta pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos