Coronavírus

Portal do Governo sobre o coronavírus volta com dados incompletos após passar horas fora do ar

06 de Junho de 2020 às 18h24 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Reprodução
[Portal do Governo sobre o coronavírus volta com dados incompletos após passar horas fora do ar]

Dados estão sendo abertamente questionados por integrantes do Governo Bolsonaro

Depois de passar horas fora do ar, o site que hospeda o Painel Coronavírus de responsabilidade do Ministério da Saúde e do Governo Federal, local no qual era atualizado o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, volta ao ar com mudanças significativas em seu layout e exposição de dados.

Antes do período de manutenção, o Painel apresentava mapa da incidência da covid-19 nos estados, municípios, gráficos com evolução dos casos confirmados e dos óbitos. Além disso foi retirado o total de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e os óbitos registrados. No site constam apenas informações do boletim da última sexta.

Os dados estão sendo abertamente questionados por integrantes do Governo Bolsonaro.  Carlos Wizard Martins, escolhido para ser o novo secretário de ciência e tecnologia da pasta, questionou os critérios utilizados para contabilizar dados e mortes pela covid-19. 

"Vamos rever os critérios com que estão sendo contabilizados os dados. Não é rever o passado, não vamos desenterrar mortos”, afirmou. Sem apresentar provas, Wizard declarou suspeitar dos números de mortes. A declaração do novo secretário é contrária ao entendimento adotado pela pasta em gestões anteriores e de especialistas da área que alertam para uma subnotificação no número de casos e de óbitos no Brasil.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas estimou que os números de casos sejam sete vezes maiores que os registrados oficialmente pelo Ministério da Saúde.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou, neste sábado (6), uma nota em seu Twitter que criticava a forma como a divulgação era feita. "Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica", afirma o texto da nota publicada por Bolsonaro.

O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou que em parceria com os Tribunais de Contas Estaduais (TCEs), deve passar a consolidar os dados diários de mortes e contaminações. A ideia é que os tribunais estaduais junto com as secretarias de saúde de cada Estado recolham as informações diárias até às 18h de cada dia. Depois disso, os dados seriam enviados ao TCU, para consolidação e divulgação.

Bruno Dantas, ministro do TCU, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que  “O Estado tem uma obrigação com a sociedade de prestar informações verdadeiras em tempo hábil para que medidas e decisões sanitárias, sejam tomadas levando em consideração o quadro real do País".

Comentários

Outras Notícias

[Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)]
Coronavírus

Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)

14 de Abril de 2023

Vacinação bivalente acontece para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais

[Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)]
Coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)

05 de Abril de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)

04 de Abril de 2023

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (4).

[Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby ]
Coronavírus

Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby

27 de Março de 2023

Para ter acesso ao imunizante é necessário estar com o com nome na lista do site da SMS.

[confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)]
Coronavírus

confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)

24 de Março de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)

23 de Março de 2023

.A consulta pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos