Coronavírus

Prefeito de Vera Cruz repudia proposta de Itaparica para que haja apenas dois respiradores no tratamento da Covid-19 em toda Ilha

04 de Abril de 2020 às 13h29 - Por: Milena Ribeiro Foto: Reprodução // Divulgação
[Prefeito de Vera Cruz repudia proposta de Itaparica para que haja apenas dois respiradores no tratamento da Covid-19 em toda Ilha ]

Marcus Vinicius resume a proposta Marylda em “infeliz” e “uma verdadeira chacota”

Os prefeitos de Vera Cruz e Itaparica, aparentemente, não estão em sintonia durante esse período de combate ao novo coronavírus. Isto porque, o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius (MDB), repudiou, veementemente, a proposta que Marlylda Barbuda (PDT), prefeita de Itaparica, fez ao Governo do Estado. Marylda apresentou um projeto onde visa implantar no prédio CAPS, no centro de Itaparica, duas salas com dois respiradores para fazer a triagem de todos os casos da doença na região. 

Contudo, Marcus Vinicius conta que já havia tido contato com o governo do Estado e já tinha proposto a criação de uma estrutura muito maior, que chegaria a 24 leitos e dezenas de salas aparelhadas. Ele, que resume a proposta Marylda em “infeliz” e “uma verdadeira chacota”, lista os motivos pelos quais ele acredita que essa solução não foi adequada. 

Leia, na íntegra, a nota do prefeito de Vera Cruz: 

“Acabamos de sofrer uma derrota enquanto Ilha de Itaparica, e a notícia tão triste quanto absurda, que me foi passada agora, tenho já a obrigação de externar a cada um de vocês: 

1. A proposta da Prefeitura de Vera Cruz, para atendimento de pacientes coronavírus, foi que o governo do estado montasse uma estrutura no HGI que poderia chegar a 24 leitos, removendo toda a ala de maternidade para o Hospital Maria Amélia, em Vera Cruz, e isolando toda esta ala no HGI apenas para atendimento de pacientes coronavírus, fazendo triagem pela gravidade dos casos. Assim teríamos dezenas de salas aparelhadas e equipamentos na própria Ilha, e num imóvel hospitalar. 

2. A Prefeitura de Itaparica então, sem sintonia com Vera Cruz, e num gesto infeliz, pequeno até, simplificou para o Governo do Estado ao propor ceder o prédio do CAPS, no centro de Itaparica, bairro do alto das pombas, e instalação de DUAS salas, com DOIS respiradores que será a estrutura que teremos na Ilha para atender, isolar e fazer triagem de todos os casos de coronavírus. APENAS DUAS SALAS. 

De imediato repudiei a proposta considerando-a até absurda, tomando como uma verdadeira chacota com a Ilha de Itaparica por diversos motivos:

A) Duas salas de isolamento com Dois respiradores seria irrisório até mesmo para a população de uma das duas cidades, imagine ambas e somadas neste momento a um fluxo onde não se é capaz sequer de mensurar quantas pessoas estão na Ilha, já que o que estamos presenciando é que nossos moradores e trabalhadores representam um ínfima parcela do público que temos recebido. 

B) O imóvel proposto pela Prefeitura de Itaparica fica numa área central e populosa cercada de residências, onde possivelmente já infectados na busca de confirmação vão se deslocar para atendimento e triagem, numa região cheia de moradores humildes que passará a receber como rotina um fluxo de pacientes coronavírus, e bem no coração do bairro.  

C) É de uma péssima logística de transportes, e uma falta de visão da Ilha como um todo, chegando a ser uma perversidade que cada morador suspeito de coronavírus, seja em cacha pregos, jiribatuba, catu, ou no Marcelino, tenha que se dirigir ao final do bairro do alto das bombas, numa Ilha que não tem logística de transporte à noite nem mesmo para as linhas regulares que já possui. 

D) As medidas restritivas que temos tomado aqui na Ilha, inclusive paralisando aulas, comércios, e pedindo a população pra ficar em casa, foram também para dar tempo ao estado se estruturar antes de termos um caso confirmado e uma sucessiva uma curva acentuada no contágio, sendo uma chacota que após todo este tempo sejam montados na ilha duas salas e dois respiradores. 

Cabe esclarecer a cada um de vocês que hoje Vera Cruz já realiza partos de Gestantes de Itaparica, e esta semana, em apenas uma noite, três gestantes de itaparica deram à luz na nossa maternidade municipal, assim como ajudamos o próprio Hospital Estadual, HGI, que hoje inclusive possui um respirador eletrônico emprestado por Vera Cruz, devido ao deles estar quebrado.

A Prefeitura de Vera Cruz que sempre busca ajudar a população da Ilha como um todo, REPUDIA esta solução apresentada pela Prefeitura de Itaparica, ruim para ambas as cidades, que não terão  sequer a estrutura mínima, mas sim insignificante, ou melhor, uma verdadeira falta de estrutura para enfrentar o coronavírus.

Na tarde desta sexta feira, 03 de abril, exato momento em que me foi noticiada a “solução” tomada em comum acordo entre o Governo e Prefeitura de Itaparica, já repasso a cada um de vocês de cada canto da Ilha, a minha torcida pra que a Prefeita de Itaparica recue, não concordando com a instalação de apenas duas salas, dois respiradores, e neste imóvel do CAPS, pois não só precisamos, mas MERECEMOS sermos olhados com respeito. 

Se for adiante esta chicana com a Ilha, Vera Cruz já antecipa que não se submeterá a tal solução, e que não vai se apequenar, pois ficará claro que nossa guerra não deverá ser travada apenas contra o Coronavírus."

O PNotícias procurou a assessoria de imprensa da prefeitura de Itaparica, mas não obteve sucesso até o momento da publicação da matéria.

Comentários

Outras Notícias

[Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)]
Coronavírus

Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)

14 de Abril de 2023

Vacinação bivalente acontece para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais

[Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)]
Coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)

05 de Abril de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)

04 de Abril de 2023

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (4).

[Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby ]
Coronavírus

Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby

27 de Março de 2023

Para ter acesso ao imunizante é necessário estar com o com nome na lista do site da SMS.

[confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)]
Coronavírus

confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)

24 de Março de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)

23 de Março de 2023

.A consulta pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos