Coronavírus

Prefeito de Vera Cruz repudia proposta de Itaparica para que haja apenas dois respiradores no tratamento da Covid-19 em toda Ilha

04 de Abril de 2020 às 13h29 - Por: Milena Ribeiro Foto: Reprodução // Divulgação
[Prefeito de Vera Cruz repudia proposta de Itaparica para que haja apenas dois respiradores no tratamento da Covid-19 em toda Ilha ]

Marcus Vinicius resume a proposta Marylda em “infeliz” e “uma verdadeira chacota”

Os prefeitos de Vera Cruz e Itaparica, aparentemente, não estão em sintonia durante esse período de combate ao novo coronavírus. Isto porque, o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius (MDB), repudiou, veementemente, a proposta que Marlylda Barbuda (PDT), prefeita de Itaparica, fez ao Governo do Estado. Marylda apresentou um projeto onde visa implantar no prédio CAPS, no centro de Itaparica, duas salas com dois respiradores para fazer a triagem de todos os casos da doença na região. 

Contudo, Marcus Vinicius conta que já havia tido contato com o governo do Estado e já tinha proposto a criação de uma estrutura muito maior, que chegaria a 24 leitos e dezenas de salas aparelhadas. Ele, que resume a proposta Marylda em “infeliz” e “uma verdadeira chacota”, lista os motivos pelos quais ele acredita que essa solução não foi adequada. 

Leia, na íntegra, a nota do prefeito de Vera Cruz: 

“Acabamos de sofrer uma derrota enquanto Ilha de Itaparica, e a notícia tão triste quanto absurda, que me foi passada agora, tenho já a obrigação de externar a cada um de vocês: 

1. A proposta da Prefeitura de Vera Cruz, para atendimento de pacientes coronavírus, foi que o governo do estado montasse uma estrutura no HGI que poderia chegar a 24 leitos, removendo toda a ala de maternidade para o Hospital Maria Amélia, em Vera Cruz, e isolando toda esta ala no HGI apenas para atendimento de pacientes coronavírus, fazendo triagem pela gravidade dos casos. Assim teríamos dezenas de salas aparelhadas e equipamentos na própria Ilha, e num imóvel hospitalar. 

2. A Prefeitura de Itaparica então, sem sintonia com Vera Cruz, e num gesto infeliz, pequeno até, simplificou para o Governo do Estado ao propor ceder o prédio do CAPS, no centro de Itaparica, bairro do alto das pombas, e instalação de DUAS salas, com DOIS respiradores que será a estrutura que teremos na Ilha para atender, isolar e fazer triagem de todos os casos de coronavírus. APENAS DUAS SALAS. 

De imediato repudiei a proposta considerando-a até absurda, tomando como uma verdadeira chacota com a Ilha de Itaparica por diversos motivos:

A) Duas salas de isolamento com Dois respiradores seria irrisório até mesmo para a população de uma das duas cidades, imagine ambas e somadas neste momento a um fluxo onde não se é capaz sequer de mensurar quantas pessoas estão na Ilha, já que o que estamos presenciando é que nossos moradores e trabalhadores representam um ínfima parcela do público que temos recebido. 

B) O imóvel proposto pela Prefeitura de Itaparica fica numa área central e populosa cercada de residências, onde possivelmente já infectados na busca de confirmação vão se deslocar para atendimento e triagem, numa região cheia de moradores humildes que passará a receber como rotina um fluxo de pacientes coronavírus, e bem no coração do bairro.  

C) É de uma péssima logística de transportes, e uma falta de visão da Ilha como um todo, chegando a ser uma perversidade que cada morador suspeito de coronavírus, seja em cacha pregos, jiribatuba, catu, ou no Marcelino, tenha que se dirigir ao final do bairro do alto das bombas, numa Ilha que não tem logística de transporte à noite nem mesmo para as linhas regulares que já possui. 

D) As medidas restritivas que temos tomado aqui na Ilha, inclusive paralisando aulas, comércios, e pedindo a população pra ficar em casa, foram também para dar tempo ao estado se estruturar antes de termos um caso confirmado e uma sucessiva uma curva acentuada no contágio, sendo uma chacota que após todo este tempo sejam montados na ilha duas salas e dois respiradores. 

Cabe esclarecer a cada um de vocês que hoje Vera Cruz já realiza partos de Gestantes de Itaparica, e esta semana, em apenas uma noite, três gestantes de itaparica deram à luz na nossa maternidade municipal, assim como ajudamos o próprio Hospital Estadual, HGI, que hoje inclusive possui um respirador eletrônico emprestado por Vera Cruz, devido ao deles estar quebrado.

A Prefeitura de Vera Cruz que sempre busca ajudar a população da Ilha como um todo, REPUDIA esta solução apresentada pela Prefeitura de Itaparica, ruim para ambas as cidades, que não terão  sequer a estrutura mínima, mas sim insignificante, ou melhor, uma verdadeira falta de estrutura para enfrentar o coronavírus.

Na tarde desta sexta feira, 03 de abril, exato momento em que me foi noticiada a “solução” tomada em comum acordo entre o Governo e Prefeitura de Itaparica, já repasso a cada um de vocês de cada canto da Ilha, a minha torcida pra que a Prefeita de Itaparica recue, não concordando com a instalação de apenas duas salas, dois respiradores, e neste imóvel do CAPS, pois não só precisamos, mas MERECEMOS sermos olhados com respeito. 

Se for adiante esta chicana com a Ilha, Vera Cruz já antecipa que não se submeterá a tal solução, e que não vai se apequenar, pois ficará claro que nossa guerra não deverá ser travada apenas contra o Coronavírus."

O PNotícias procurou a assessoria de imprensa da prefeitura de Itaparica, mas não obteve sucesso até o momento da publicação da matéria.

Comentários

Outras Notícias

[Correios serão opção para fazer cadastro para auxílio emergencial]
Coronavírus

Correios serão opção para fazer cadastro para auxílio emergencial

24 de Maio de 2020

Agências começam operação em junho

[Igreja da Vitória é notificada após casamento durante pandemia da Covid-19]
Coronavírus

Igreja da Vitória é notificada após casamento durante pandemia da Covid-19

24 de Maio de 2020

Noivos não respeitam a determinação de autoridades sanitárias e causa revolta em moradores

[Brotas e Cosme de Farias têm 49 casos de Covid-19 em início de medidas]
Coronavírus

Brotas e Cosme de Farias têm 49 casos de Covid-19 em início de medidas

24 de Maio de 2020

20 casos em Brotas e 29 em Cosme de Farias

[Prefeitura de Camaçari autoriza funcionamento das agências da Caixa e lotéricas nos feriados]
Coronavírus

Prefeitura de Camaçari autoriza funcionamento das agências da Caixa e lotéricas nos feriados

24 de Maio de 2020

Unidades vão funcionar exclusivamente para pagamento de Bolsa Família e Auxílio Emergencial

[Caixa Econômica poderá funcionar nos dias de feriado antecipado em Salvador]
Coronavírus

Caixa Econômica poderá funcionar nos dias de feriado antecipado em Salvador

24 de Maio de 2020

Atendimento nas agências só será permitido para pagamento de benefícios relacionados à pandemia

[18 bairros de Salvador não possuem casos confirmados do novo coronavírus; confira]
Coronavírus

18 bairros de Salvador não possuem casos confirmados do novo coronavírus; confira

24 de Maio de 2020

Vista como epicentro da Covid-19 na Bahia, Salvador registra 8.026 casos e 260 mortes pela Covid-19

Galeria

[Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá]

Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá

11 de Julho de 2019

Ver todas as galerias

Vídeos

[Assaltante beija idosa durante roubo à loja no Piauí]

Assaltante beija idosa durante roubo à loja no Piauí

18 de Outubro de 2019

Ver todos os vídeos