Bahia

Prefeito de Cachoeira tenta levar mérito por novos leitos para tratamento da Covid-19 e presidente da Câmara rebate: “Autoritário e oportunista”

12 de Julho de 2020 às 22h45 - Por: Redação PNotícias Foto: Leitor PNotícias
[Prefeito de Cachoeira tenta levar mérito por novos leitos para tratamento da Covid-19 e presidente da Câmara rebate: “Autoritário e oportunista”]

Responsabilidade dos novos leitos é da Santa Casa de Misericórdia do município

A atitude do prefeito de Cachoeira, Tato (PSDB), que espalhou pelo município outdoors com a sua foto, fazendo referência à conquista de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes em tratamento da Covid-19, parece não ter agradado muito a bancada da oposição. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Josmar de Elina (PRB), o gestor municipal estaria atribuindo o mérito da conquista dos leitos à sua imagem, enquanto a iniciativa de recorrer ao suporte para o município partiu, na realidade, do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Lú Cachoeira. “Ele é uma pessoa muito autoritária e oportunista”, declarou o vereador. 

O presidente enviou ao PNotícias um vídeo onde o outdoor com uma foto do prefeito é exposto em uma rua da cidade. Na publicidade, o mesmo direciona seus agradecimentos à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), ao governo do estado e ao deputado federal Paulo Magalhães, que pertence à sua bancada de aliados. Confira:

O mérito da conquista, no entanto, conforme aponta Josmar, não pertence ao prefeito Tato, mas sim ao provedor da Santa Casa de Misericórdia do município, Lú Cachoeira. “O que o prefeito quer fazer transparecer é que ele é quem está fazendo. Ele é pré-candidato à reeleição, então ele fica usando isso. Ele está trazendo um problema muito grande porque está tirando o mérito dos deputados que estavam brigando, da própria Santa Casa que vem brigando por isso”, aponta. 

“Fazer um outdoor se autopromovendo com recursos públicos é crime. E dizer que ele está trazendo os leitos de UTI junto com o deputado dele é falta de vergonha na cara”, afirmou ao PNotícias

A reportagem entrou em contato com o provedor Lú Cachoeira, que afirmou que a iniciativa de recorrer aos leitos de UTI para o município partiu da gestão da Santa Casa de Misericórdia do município, em preocupação com o estado de saúde dos pacientes que apresentam sintomas mais graves da Covid-19. “Não é uma atribuição, mas o mérito maior foi a coragem e determinação da gestão da Santa Casa, da nossa assembleia que aprovou e legitimou”, aponta. 

O provedor afirmou ainda que a atitude do prefeito de atribuir a si méritos de projetos bem sucedidos e que não partiram dele já seria recorrente: “O prefeito é assim mesmo”, reiterou. 

O PNotícias também entrou em contato com a assessoria de comunicação do município de Cachoeira que afirmou que o gestor municipal teve participação direta no projeto que possibilitou a conquista dos leitos de UTI para o município: “A participação do prefeito foi através de contato com o governo do estado e através do deputado Paulo Magalhães”. 

Ainda de acordo com a assessoria, o outdoor com a foto e os agradecimentos do prefeito não seria uma espécie de autopromoção, ao contrário do que sugeriu o vereador Josmar de Eliana: “Não há nenhuma promoção da parte do prefeito. Ele apenas coloca a foto e o nome dele, fazendo agradecimento ao deputado, a Secretaria Estadual de Saúde e ao governo do estado. Ele não diz que foi ele que trouxe, ele apenas agradece”, concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[Homem é preso ao ser flagrado com motocicleta roubada no ferry-boat ]
Bahia

Homem é preso ao ser flagrado com motocicleta roubada no ferry-boat

28 de Março de 2024

Suspeito estava no ferry boat seguindo da Ilha de Itaparica para Salvador

[Após fiscalização, armazéns no Porto de Salvador precisam ser interditados por risco de incêndio ]
Bahia

Após fiscalização, armazéns no Porto de Salvador precisam ser interditados por risco de incêndio

28 de Março de 2024

Atitude foi tomada depois da identificação da falta de equipamentos ao combate ao fogo nos armazéns

[Idoso desaparece após sair para pescar no Rio São Francisco]
Bahia

Idoso desaparece após sair para pescar no Rio São Francisco

28 de Março de 2024

João Ferreira dos Santos, de 74 anos, é procurado por bombeiros no trecho entre as cidade de Ibotirama e Muquém de São Francisco.

[Feriado da Semana Santa: Sistema Ferry-Boat espera fluxo 5% maior que ano anterior]
Bahia

Feriado da Semana Santa: Sistema Ferry-Boat espera fluxo 5% maior que ano anterior

27 de Março de 2024

Cinco embarcações estarão disponíveis para as travessias entre Salvador e Itaparica; operação especial acontece entre os dias 27 de março e 02 de abril

[Técnico de internet morre depois de cair de escada no momento que trabalhava em um poste ]
Bahia

Técnico de internet morre depois de cair de escada no momento que trabalhava em um poste

27 de Março de 2024

Caso aconteceu em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado.

[Restaurante La Lupa anuncia menu exclusivo de Páscoa com elementos da Semana Santa]
Bahia

Restaurante La Lupa anuncia menu exclusivo de Páscoa com elementos da Semana Santa

25 de Março de 2024

Com direção criativa do aclamado Chef Alessandro Narduzzi, o cardápio abrange também a comemoração do Dia do Cacau

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos