Bahia

Prefeita de Itaparica é denunciada por irregularidades no pagamento do Bolsa Família; doadores de campanha e assessores estão na lista

23 de Setembro de 2019 às 09h55 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução
[Prefeita de Itaparica é denunciada por irregularidades no pagamento do Bolsa Família; doadores de campanha e assessores estão na lista]

Denunciante promete ingressar no MPF contra prefeita

A prefeitura municipal de Itaparica é novamente alvo de denúncia. Problemas em licitações, de infraestrutura, existência de funcionários fantasmas em hospital são alguns dos problemas que recaem sobre a gestão da atual prefeita, Marlylda Barbuda (PDT).  O morador da Ilha e ativista de controle social, Alexandro Reis da Cruz, procurou a reportagem do PNotícias para relatar mais uma denúncia sobre a administração municipal. A acusação diz respeito à existência de irregularidades no pagamento do Bolsa Família em Itaparica. 

“Mulher de vereador, assessores de vereador e da prefeitura, doadores de campanha e ex-candidatos da coligação da prefeita estão recebendo Bolsa Família”, afirmou. De acordo com Alexandro, a fraude foi descoberta por ele ao cruzar informações dos portais da transparência do Tribunal de Contas do Município e do governo Federal. 

“Essa técnica de cruzamento de informações é muito usada pelos órgãos de controle, a exemplo da CGU. Assim, quando um funcionário da Prefeitura em cargo comissionado também consta na lista dos beneficiários do Bolsa Família é motivo para acender a luz amarela e pesquisar se esse funcionário realmente preenche os requisitos de pobreza e extrema pobreza exigidos pelo programa de distribuição de Renda Bolsa Família. A partir daí, com essas informações em mãos, parte-se para uma segunda etapa que é uma investigação social. No caso específico da minha denúncia, além do TCM, eu também fui em busca dos arquivos das eleições de 2016 e também achei doador de campanha que recebe bolsa família. Tudo isso mostra de forma cabal que existe na prefeitura um esquema montado para beneficiar pessoas ligadas à gestão em detrimento do povo. São pessoas que recebem salário acima do mínimo e ocupam cargo comissionado e de confiança”, explica.

Alex da Cruz, como é conhecido, promete ir até o Ministério Púbico Federal (MPF) solicitar a instauração de inquérito para investigar os fatos e diz ter convicção de que há outras modalidades de corrupção envolvendo o Bolsa Família. “Vou ajuizar, em desfavor da prefeita do município, uma ação popular pedindo o afastamento cautelar da prefeita, pois as provas são suficientes para mostrar que os atos estão causando grave dano ao erário do governo federal, bem como à própria sociedade”, concluiu. O acusador, inclusive, já provocou o Ministério Público da Bahia, que move ação criminal contra a atual prefeita de Itaparica por crimes contra as finanças públicas e má-gestão.

Constam na lista de recebimento indevido do Bolsa Família em Itaparica, segundo documentos enviados ao PNotícias pelo denunciante:
Andrea Crispina Ferreira Lima - assessora da prefeitura
Cláudia Antônia dos Santos Sá Barreto Roque - assessora da prefeitura
Diana da Paz Neres - assessora da prefeitura
Eduardo Evangelista -  assessora da prefeitura 
Erica Julião do Sacramento -  assessora da prefeitura 
José Eduardo Magalhães Brandão - administrador distrital 
Maria Helena Oliveira Conceição leal - assessora da prefeitura
Monica Santana da Conceição - assessora da prefeitura
 Patrícia Cruz de Oliveira - assessora da prefeitura 
Rodolfo Valentino Barros Santana - assessor da vereadora Naiana (PRB)
Sabrina de Carvalho Fernandes - assessora da Prefeitura 
Tamara Lima Santos - assessora da prefeitura 
Weidith Santos do Sacramento – assessor da prefeitura 
Leidiane Fernandes Sacramento – enfermeira do município 
Adriana Crispiniana - assessora e foi doadora de campanha da prefeita
Adélia Carvalho Nascimento – doadora de campanha da prefeita

Sara Indaia Barbosa Medeiros - esposa do Vereador Paty (PTB)

 

Em nota enviada à reportagem a assessoria de comunicação da prefeitura de Itaparica ressaltou que "a concessão do benefício é feita exclusivamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS". 

Veja nota na integra: 

A Prefeitura de Itaparica, através da Secretaria de Assistência Social do município informa, por meio desta nota, que o Programa Bolsa Família – PBF do Governo Federal leva em consideração o formulário autodeclaratório por parte de quem solicita o benefício e assina um termo de responsabilidade referente. A concessão do benefício é feita exclusivamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, desde que atenda os critérios estabelecidos pelo programa.
Cabe ao beneficiário informar durante a atualização cadastral, feita a cada dois anos pelas prefeituras, se houve aumento da renda ou ocorreu uma diminuição do número de integrantes da família.
A legislação especifica do Programa Bolsa Família sobre o recebimento indevido de valores é abordado nos artigos 14 e 14-A da Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, alterado pela Lei nº 12.512, de 2011 que diz: - “O beneficiário que dolosamente prestar informações falsas ou se utilizar de outro meio ilícito para ingressar ou se manter no programa sem ter direito será obrigado a ressarcir o montante recebido - com atualização monetária.”

ASCOM/PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPARICA
 

Comentários

Outras Notícias

[Homem é encontrado morto no Terminal Rodoviário de Camaçari ]
Bahia

Homem é encontrado morto no Terminal Rodoviário de Camaçari

07 de Dezembro de 2019

Causa da morte ainda é desconhecida pela polícia

[Confira as vagas de emprego disponíveis no SIMM e no SineBahia nesta sexta (6)]
Bahia

Confira as vagas de emprego disponíveis no SIMM e no SineBahia nesta sexta (6)

06 de Dezembro de 2019

Além da capital baiana, há oportunidades para Lauro de Freitas, Candeias, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Senhor do Bonfim e Itabuna

[PM inicia Operação Verão 2019/2020 em toda a Bahia]
Bahia

PM inicia Operação Verão 2019/2020 em toda a Bahia

05 de Dezembro de 2019

23 mil policiais militares irão trabalhar em plantões extras

[Desembargador Lourival Almeida é eleito presidente do TJ-BA]
Bahia

Desembargador Lourival Almeida é eleito presidente do TJ-BA

05 de Dezembro de 2019

A eleição aconteceu nesta quarta (4)

[Confira as vagas de emprego disponíveis no SIMM e no SineBahia nesta quinta (5)]
Bahia

Confira as vagas de emprego disponíveis no SIMM e no SineBahia nesta quinta (5)

05 de Dezembro de 2019

Além da capital baiana, há oportunidades para Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Senhor do Bonfim e Itabuna

[Vídeo: motorista de ambulância do município de Teixeira de Freitas é flagrado cometendo infrações em Salvador]
Bahia

Vídeo: motorista de ambulância do município de Teixeira de Freitas é flagrado cometendo infrações em Salvador

04 de Dezembro de 2019

O homem dirigia sem camisa um Fiat Doblô, de placa AYE5063 e fechou diversos carros na localidade.

Galeria

[Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá]

Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá

11 de Julho de 2019

Ver todas as galerias

Vídeos

[Assaltante beija idosa durante roubo à loja no Piauí]

Assaltante beija idosa durante roubo à loja no Piauí

18 de Outubro de 2019

Ver todos os vídeos