Artigos

Artigo: Amai-vos e não armai-vos

04 de Agosto de 2022 às 07h23 - Por: Padre Alfredo Dorea Foto: Arquivo Pessoal
[Artigo: Amai-vos e não armai-vos]

O único que pode realmente garantir a segurança dos cidadãos é o Estado

Liberação de armas de fogo para a população, é uma ideia catastrófica! Favorecer o uso de armas não é apenas inútil, mas também perigoso. O único que pode realmente garantir a segurança dos cidadãos é o Estado.

O fato deste tema ser uma das bandeiras de certa corrente ideológica no Brasil de hoje, traz a questão para o debate, mormente neste momento de campanha eleitoral.

Há entre nós um segmento político que defende e estimula a liberação das armas de fogo. Há até grupos religiosos que fazem eco a esta proposta. Em recente “Marcha para Jesus”, em Vitória do Espírito Santo, um veículo Camaro passeou rebocando uma réplica gigante de um revólver. Um militar aposentado foi o autor da obra, que empenhou três meses na sua confecção.


Em março deste ano, as armas de fogo do delegado Tito Barichello foram ungidas na Igreja Agnus, em Curitiba. O pastor Renê Arian fez uma oração: “Senhor Deus, em nome de Jesus, ungimos essas armas para a segurança da população de nossa cidade”.

Os Estados Unidos, onde o porte de arma pelo cidadão comum é um direito garantido constitucionalmente, é principal fonte de estudos científicos sobre o tema. Ali a morte violenta é um gravíssimo problema.

Os números divulgados pelo "The American Journal of Medicine", são impiedosos: nos Estados Unidos, o risco de ser morto por arma de fogo é 25 vezes maior do que a média dos países de maior renda da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

A enorme disseminação de armas de fogo também significa que os norte-americanos são oito vezes mais propensos a tirar a própria vida com uma pistola do que países semelhantes e seis vezes mais propensos a serem vítimas de um tiro acidental.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em julho de 2021, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) atestam que o Brasil praticamente dobrou, em um ano, o número de armas registradas em posse de cidadãos, ao mesmo tempo, em que as mortes violentas cresceram, a despeito do maior isolamento social durante a pandemia. Especialistas alertam para um aumento “descontrolado” de armas e munição em circulação, incluindo as de alta poder destrutivo, como fuzis, e reiteram que as violentas consequências também passam por desvio de armas regulares para o crime.

O homem Jesus pregou o “amai-vos uns aos outros”. Jamais o “armai-vos”.

Padre Alfredo Dorea (@padre.alfredo) é um anglicano amante da vida, da solidariedade e da justiça social. Com os movimentos populares, busca superar todo preconceito e discriminação. Gosta de escrever e se comunicar.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Notícias

[Artigo: Projeto Mentes]
Artigos

Artigo: Projeto Mentes

10 de Agosto de 2022

Artigo vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Artigo: ECA e CPPD]
Artigos

Artigo: ECA e CPPD

27 de Julho de 2022

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Artigo - Caos METROpolitano]
Artigos

Artigo - Caos METROpolitano

20 de Julho de 2022

Hordes urbanas performáticas tiveram palco gratuito nas estações do CCR metrô, na hora do retorno à casa neste 19.07.2022.

[Artigo: Evasão Escolar]
Artigos

Artigo: Evasão Escolar

13 de Julho de 2022

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Artigo: Está escrito!]
Artigos

Artigo: Está escrito!

06 de Julho de 2022

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[“Que tal um samba?”]
Artigos

“Que tal um samba?”

29 de Junho de 2022

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Galeria

[Prefeitura inicia 4ª etapa de requalificação do entorno do Farol de Itapuã]

Prefeitura inicia 4ª etapa de requalificação do entorno do Farol de Itapuã

24 de Março de 2022

Ver todas as galerias

Vídeos

[Vídeo: clientes são surpreendidos por suspeito armado em restaurante na Pituba]

Vídeo: clientes são surpreendidos por suspeito armado em restaurante na Pituba

11 de Abril de 2022

Ver todos os vídeos