Artigos

BOYS DA PREVENÇÃO

22 de Junho de 2022 às 08h12 - Por: Paulo Aquarius Foto: Arquivo Pessoal
[BOYS DA PREVENÇÃO]

Artigo vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Eles têm entre 18 e 40 anos. Na maioria corpo atlético com tatuagens, elegantes, comunicativos, perfumados. Alguns com páginas em sites de relacionamento e a quase totalidade frequenta as saunas masculinas de salvador.

Conhecidos por “boys”, “garotos de programa” ou “acompanhantes” eles fazem atendimentos nas próprias saunas, motéis ou residências. Precisam ser discretos sobretudo com os “HSH”, homens que fazem sexo com homens, geralmente casados com mulheres e com influência e visibilidade na vida pública. Nos últimos anos, pesquisas têm apontado a aceleração do avanço do HIV no país, em especial sobre a população de HSH, que não se identificam como gays.

O jovem Paulo Aquarius está há anos trabalhando em saunas e eventos e decidiu dedicar também, parte do seu tempo, para orientar o público antes descrito, sobre os cuidados necessários à prevenção das ISTs AIDS. Desde então leva consigo a “sacola da prevenção”, com os preservativos, gel, autotestes e em cada ocasião possível falar do assunto com os outros boys.
É um grande desafio abordar o tema. O seu público-alvo, são pessoas que trabalham como profissionais do sexo que afirma que para eles “o risco é sempre bem maior” (SIC).

Mas os resultados têm sido incríveis.

A psiquiatra suíço-americana Elisabeth Kübler-Ross enumera cinco estágios no processo do luto: negação e Isolamento, Raiva. Barganha, depressão e aceitação. Analogamente, quando tratamos de conhecer a própria sorologia quanto ao HIV AIDS, predomina a negação, sob vários argumentos. Com histórico de longa vida sexual ativa, muitos supõem já viverem com o vírus e se recusam a fazer o teste. Outros argumentam: “- só faço ativo e uso camisinha”, ou ainda “- fiz meu teste ontem e estou limpo”. Desculpas não faltam para fugir do “risco” de saber da própria sorologia, sendo que esta é uma das formas eficazes de enfrentar e vencer a pandemia do HIV AIDS.

Entre os colegas Paulo Aquarius é uma referência de agente de prevenção e redução de danos. Muitos confiam e buscam nele orientação e apoio. Os casos em que o teste revela um indivíduo reagente, são encaminhados e até acompanhados, quando necessário, até a unidade de saúde referenciada para o teste comprobatório e o início do tratamento. Aos muitos não reagentes, é sugerida a PREP (Profilaxia pré exposição), que infelizmente ainda tem filas de espera para realização em nosso município.

O que entendemos fundamental é a solidariedade efetiva. Estar junto e dar total apoio a quem tem a coragem de entrar neste processo de cuidado consigo e com os demais.

Também os clientes agradecem e desfrutam das orientações e insumos que não faltam: o gel lubrificante, os preservativos e o autoteste, este último tão importante para quem deseja mais privacidade para pesquisar sobre a sua sorologia do HIV AIDS. Também para estes, o “amigo da prevenção” está sempre disponível para todo apoio, ajuda e aconselhamento.

Paulo Aquarius é voluntário em ações de prevenção de IST AIDS da IBCM. @pauloaquarius

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.           

Comentários

Outras Notícias

[PAIXÃO DADIVOSA]
Artigos

PAIXÃO DADIVOSA

27 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[EXIGÊNCIAS UNILATERAIS ]
Artigos

EXIGÊNCIAS UNILATERAIS

20 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ABUSOS IMPUNES]
Artigos

ABUSOS IMPUNES

13 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?]
Artigos

Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?

07 de Março de 2024

Em recente pesquisa realizada pela Fundação José Silveira, foram estudados oito domínios da qualidade de vida dos idosos (maiores de 60 anos)

[MULHER]
Artigos

MULHER

06 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ANIZ]
Artigos

ANIZ

28 de Fevereiro de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos