Artigos

Artigo: eleições e avanços sociais

12 de Novembro de 2020 às 07h27 - Por: Padre Alfredo Dórea * Foto: Arquivo pessoal
[Artigo: eleições e avanços sociais ]

Das nove candidaturas ao cargo de prefeito, cinco se autodeclaram de cor preta e um de cor parda

A eleição Municipal de 2020, em Salvador-BA, traz dados bastante expressivos em diferentes quesitos. Das nove candidaturas ao cargo de Prefeito, cinco se autodeclaram de cor preta e um de cor parda (o IBGE insiste em inventar esta cor) e três se declararam brancos. O fato é inédito na história das eleições municipais e há de ser considerado. Em 2017, 8 em cada 10 moradores de Salvador eram negros, ou seja, se autodeclaravam de cor preta ou parda, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.  Graças a este dado Salvador é reconhecida como a capital mais negra do nosso país.

Em que pese tenha hoje uma população onde 81,5% se declaram de cor preta e parda, Salvador jamais elegeu um prefeito de cor negra. Até Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde mais de 80% da população é declaradamente branca, elegeu, em 1986, o negro Alceu Collares, para mandato de três anos. Nem Salvador nem o Brasil, com 56,10% desta população, elegeram até hoje mandatário da mesma cor. O feito já foi celebrado até pelos EUA, que com percentual de 13,8% de negros na população, elegeu para presidente, por dois mandatos, o negro Barack Obama.

A mesma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) indica ainda que as mulheres representam 52,4% da população da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Dentre estas, aproximadamente 81,9% são negras e pardas. Digno então de nota o fato que nestas eleições municipais de 2020, duas candidatas são mulheres negras e se apresentam com alternativa para ocupar a vaga no Palácio Tomé de Souza. Algo parece estar mudando, e assim também o sugere o fato de um dos candidatos ao mesmo certame, ter assumido publicamente sua relação homoafetiva, embora o seu partido apóie freqüentemente propostas de um governo que considera “equivocada” a decisão do Supremo Tribunal Federal de criminalizar a homofobia e a transfobia.

Já a população idosa, em Salvador, totalizava 489 mil pessoas, em 2019, o que significa que 17,0% dos 2,872 milhões de soteropolitanos estão acima dos sessenta anos de idade. Na capital baiana o número de pessoas idosas mostrou assim um crescimento de 18,1% em apenas um ano (eram 414 mil em 2018) e de 67,5% na comparação com 2012 (quando eram 292 mil). Importa então sublinhar a presença de apenas um candidato, de 63 anos de idade, entre os nove que postulam o cargo de prefeito de Salvador nesta eleição municipal de 2020.
Por outro lado, para um cidade com 28,2% de população com idade entre 15 e 29 anos, este segmento não se vê espelhado entre as nove candidaturas que se apresentam para concorrer ao cargo de Prefeito de Salvador. O segmento jovem da população não se viu contemplado, num grupo de candidaturas onde a média de idade é de aproximadamente 49 anos.

A frieza dos números e percentuais não necessariamente indicam os compromissos sociais das candidaturas postas, mas serão lembrados na história deste país jovem e plural, como significativos avanços da sociedade brasileira. Oxalá aquela ou aquele que for eleito saiba ascultar os anseios da população soteropolitana, considerando a pluralidade da sua composição, tão bem expressa nos candidatos e candidatas que hoje se colocam. No próximo domingo, 15 de novembro de 2020, teremos oportunidade de escolher quem entendemos com perfil para administrar nossa cidade e ainda quem há de nos representar na Câmara de Vereadores. Vamos às urnas (usando nossas máscaras)! O voto é conquista social e democracia se constrói também com este exercício de cidadania.

*Padre Alfredo Dórea é arcebispo da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil. Graduado em filósofia e teologia. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Atua no diálogo interreligioso, combate às violências, discriminações e preconceitos, defesa dos direitos humanos e das pessoas mais vulneráveis e empobrecidas, sobretudo as que vivem com o HIV/AIDS.

Comentários

Outras Notícias

[PAIXÃO DADIVOSA]
Artigos

PAIXÃO DADIVOSA

27 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[EXIGÊNCIAS UNILATERAIS ]
Artigos

EXIGÊNCIAS UNILATERAIS

20 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ABUSOS IMPUNES]
Artigos

ABUSOS IMPUNES

13 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?]
Artigos

Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?

07 de Março de 2024

Em recente pesquisa realizada pela Fundação José Silveira, foram estudados oito domínios da qualidade de vida dos idosos (maiores de 60 anos)

[MULHER]
Artigos

MULHER

06 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ANIZ]
Artigos

ANIZ

28 de Fevereiro de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos