Trânsito

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser acessado através de aplicativo

09 de Maio de 2020 às 14h37 - Por: Redação PNotícias Foto: Paulo Alves | TechTudo
[Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser acessado através de aplicativo]

Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) substitui CNH Digital e disponibiliza suporte de acesso ao CRLV

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)  a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) que, junto à CNH Digital, compõe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), uma evolução do aplicativo CNH Digital, que traz também a versão eletrônica do CRLV em um mesmo aplicativo. A CDT proporciona maior praticidade e segurança ao motorista, reunindo todos os documentos de porte obrigatório no trânsito.
 
Desta forma, CNH Digital não continuará existindo. A partir do lançamento do CRLV Digital, somente o aplicativo Carteira Digital de Trânsito estará disponível nas lojas Google Play App Store. Para quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital, a atualização ocorrerá de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para aplicativos esteja acionada no dispositivo móvel. Quem não tem a opção acionada deve fazer a atualização manualmente para o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
 
Para ter a CDT não é preciso ter a CNH. O condutor pode ter o documento apenas com o CRLV Digital, desde que já tenha pago o licenciamento do veículo. Da mesma forma, é possível ter a CDT somente com a CNH Digital, desde que possua a carteira de motorista em papel com o Chamado QR Code. No entanto, para ter o CRLV Digital é preciso ter a CDT já que não existe CRLV digital fora do ambiente da CDT.
 
Diferentemente da CNH Digital, a versão física do CRLV não possui QR Code, ou seja, não há esse tipo de restrição para a emissão do documento do veículo digital. Entretanto, a disponibilização do CRLV Digital está condicionada aos proprietários dos veículos licenciados a partir de 2018.

Para ter o CRLV Digital, o usuário que já possui a CNH Digital deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Em seguida, este deve adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). Já o usuário que não possui a CNH Digital deve baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponível no Google Play ou Apple Store, efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo e adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou antigo DUT. 
 
Quem tem vários veículos também terá mais de um CRLV Digital, uma vez que, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite adicionar mais de um certificado.  Para tanto, é preciso informar, de cada veículo, o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). A emissão do CRLV Digital não terá nenhum custo adicional para o proprietário do veículo.

Assim como a CNH Digital, existe a funcionalidade de exportação do CRLV Digital em formato PDF, com assinatura digital. Esse documento em PDF pode substituir a necessidade de uma cópia autenticada do documento original.
 
O compartilhamento do CRLV Digital já é possível desde dezembro de 2018, quando foi liberado o compartilhamento do documento para terceiros que também utilizam o veículo. Entretanto, a pessoa para quem se pretende compartilhar o documento deve já ter instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O CRLV Digital compartilhado não poderá ser exportado pelo terceiro que recebeu o documento.
 
Apenas o proprietário do veículo poderá solicitar o CRLV Digital que estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário e, para ser adicionado, exige a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui, sendo possível o compartilhamento do veículo para até cinco pessoas.
 
Da mesma forma que a CNH, a autenticidade do CRLV pode ser verificada por meio da leitura do QR Code que consta no documento digital. Após adicionar o CRLV na Carteira Digital de Trânsito, o QR Code criptografado é gerado automaticamente e pode ser validado por meio do aplicativo VIO, desenvolvido também pelo Serpro e disponibilizado gratuitamente para download no Google Play e App Store.
 
Não é preciso ter acesso à internet para abrir o CRLV Digital, pois este só se faz necessário no primeiro momento para adicionar o CRLV Digital na Carteira Digital de Trânsito. Após esse procedimento, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo e sua visualização pode ser realizada offline.
 
A primeira versão do CRLV não informa se existem irregularidades no documento, mas apresenta o ano em que o veículo foi licenciamento.

Em entrevista ao PNotícias, o advogado Danilo Costa explica que a deliberação de dezembro de 2019 deverá ser atendida por todos os Detrans até o dia 30 de junho: “A partir de agora não teremos mais aquele papel moeda com o documento do veículo e teremos somente o CRLV”, conta. 

“É importante frisar que é mais seguro pro  cidadão usar a CDT porque através dela, ele terá os dados em um órgão oficial, além do mais, há uma convergência, então através desse suporte ele terá o CRLV-E dos seus veículos e sua CNH DIGITAL, inclusive, terá uma segurança porque quando ele for abordado e houver necessidade, ele acessa a Carteira Digital de Trânsito e mostra aquilo ao agente de trânsito”, explica. 

“A partir do momento que a pessoa acessa pelo CDT, tem o reconhecimento fácil ou da digital e ainda utiliza a senha do próprio aplicativo, isso dá uma legalidade maior ao documento que está sendo apresentado”, concluiu. 

Comentários

Outras Notícias

[Homem morre e outro fica ferido após caminhão capotar em Feira de Santana]
Trânsito

Homem morre e outro fica ferido após caminhão capotar em Feira de Santana

07 de Julho de 2020

Acidente aconteceu na madrugada desta terça (7), na BR 116

[Prefeitura autoriza construção de mais dois trechos do BRT; obras começam na próxima segunda (29)]
Trânsito

Prefeitura autoriza construção de mais dois trechos do BRT; obras começam na próxima segunda (29)

29 de Junho de 2020

Veículos utilizados pelo novo modal terão 23 metros de comprimento e capacidade para 170 passageiros

[Acidente envolvendo cinco carros causa lentidão na BR-324]
Trânsito

Acidente envolvendo cinco carros causa lentidão na BR-324

26 de Junho de 2020

Relatos dão conta que os veículos envolvidos no acidente ficaram totalmente danificados

[Trânsito é interditado em via de Stella Maris para requalificação da orla]
Trânsito

Trânsito é interditado em via de Stella Maris para requalificação da orla

16 de Junho de 2020

Alteração deve durar três meses

[Trânsito será interditado em via do Garcia a partir desta quarta-feira (10) para modificações ]
Trânsito

Trânsito será interditado em via do Garcia a partir desta quarta-feira (10) para modificações

10 de Junho de 2020

Modificações devem durar 30 dias

[Asfalto cede e trecho é parcialmente interditado na BR-101, em Cristinápolis]
Trânsito

Asfalto cede e trecho é parcialmente interditado na BR-101, em Cristinápolis

21 de Maio de 2020

Veículos pesados só estão autorizados a passar um por vez

Galeria

[Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá]

Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá

11 de Julho de 2019

Ver todas as galerias

Vídeos

[Prefeito de Itabuna afirma que reabertura do comércio vai acontecer “morra quem morrer”]

Prefeito de Itabuna afirma que reabertura do comércio vai acontecer “morra quem morrer”

03 de Julho de 2020

Ver todos os vídeos