Saúde

Número de doações de medula óssea cai 30% devido à pandemia

14 de Setembro de 2020 às 09h04 - Por: Agência Brasil Foto: Ravena Rosa | Agência Brasil
[Número de doações de medula óssea cai 30% devido à pandemia]

Campanha Setembro Verde chama atenção para importância da doação

O número de doações de medula óssea caiu 30% de janeiro a julho com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações do Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil (Redome). Neste ano foram cadastrados 136.754 novos doadores, totalizando 5.212.391 doadores cadastrados no sistema.

Atualmente há 850 pacientes na fila de espera para o transplante de medula com a doação de não aparentados, ou seja, aquelas em que o doador não tem nenhum grau de parentesco com o receptor.

Para chamar atenção sobre a importância da doação de medula óssea e de outros órgãos, o mês de setembro é destacado com a cor verde e por meio da campanha Setembro Verde são realizadas ações e eventos para esclarecimento e conscientização da população sobre o impacto da doação como um ato de amor ao próximo e na vida de quem aguarda na fila por um transplante.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doações e transplantes de medula óssea não foram interrompidos por causa da pandemia da covid-19, mas estão sendo aplicadas algumas restrições de segurança, descritas em notas técnicas publicadas no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entretanto, o ministério ressaltou que o novo coronavírus impactou em toda a cadeia de assistência de saúde, tornando necessária a estrutura, recursos humanos e insumos para o atendimento dos pacientes com covid-10 nos estados e municípios.

Segundo o ministério, por esse motivo houve redução nos números de doação, assim como o observado em países da Europa acometidos pela pandemia antes do Brasil. O número de transplantes também sofreu queda ao passar de 1.811 de janeiro a junho de 2019 para 1.144 no mesmo período de 2020.

Para ser doador de medula é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não ter câncer, doenças no sangue ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Para receber a doação é preciso fazer inscrição e entrar em uma fila no Registro de Receptores de Medula Óssea (Rereme) do Instituto Nacional do Câncer (Inca), com autorização de médico avalizado pelo Ministério da Saúde. Assim que o paciente entra no Rereme, ocorre a primeira tentativa de encontrar um doador. A partir disso, o próprio sistema refaz a busca todos os dias e um resultado preliminar aponta uma lista de possíveis doadores compatíveis.

A busca também é feita na Rede BrasilCord, que contém os dados de cordões umbilicais armazenados nos Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário. Caso não seja encontrado um doador brasileiro, a equipe de registro faz a busca internacional simultaneamente.

Os critérios de prioridade na lista são definidos de acordo com compatibilidade, gravidade, idade, tempo de espera, disponibilidade de doadores e disponibilidade de leitos. Para que seja feito um transplante de medula é necessário a total compatibilidade entre doador e receptor, informou o Ministério da Saúde.

O hematologista Roberto Luiz da Silva, especializado em oncologia, ressaltou a necessidade de conscientizar a população ao fato de que a pandemia trouxe à humanidade o chamado novo normal. “Por isso, temos que prosseguir com os tratamentos. O hospital garante atendimento seguro e diferenciado para todos os pacientes que necessitam de transplante de medula óssea. A doação salva vidas e pode ser opção de tratamento para mais de 80 tipos de doenças,” disse.

De acordo com o médico, a queda no número de doações tem sido atribuída à diminuição de campanhas de mobilização, para que se evite aglomerações, ou por receio das pessoas de saírem de casa, com medo de contrair o novo coronavírus. Ele destacou que hospitais e hemocentros brasileiros seguem as determinações de órgãos de saúde oficiais, como o Ministério da Saúde, Anvisa, Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e Sociedade Europeia para Transplante de Medula e Sangue (EBMT), com protocolos rigorosos para evitar contaminações e a proliferação da doença.

“O distanciamento seguro entre as pessoas é fortemente observado. Além disso, proceder com a aferição de temperatura, incentivar o uso, que é obrigatório, de máscaras faciais específicas para cada situação, fornecer álcool em gel por todas as áreas e separar pacientes, de maneira distinta, em suspeitos, confirmados e negativados para a doença são ações adotadas com extremo rigor no hospital”.

Comentários

Outras Notícias

[Estudo aponta que crianças têm chances 44% menores de contrair Covid-19]
Saúde

Estudo aponta que crianças têm chances 44% menores de contrair Covid-19

29 de Setembro de 2020

Estudo foi divulgado por pesquisadores do Reino Unido

[Bahia registra 850 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas]
Saúde

Bahia registra 850 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

27 de Setembro de 2020

292.436 casos de Covid-19 já são considerados curados e 7.001 encontram-se ativos

[Reunião em Dias d'Ávila formaliza parceria entre governo e laboratório Indar para construção de fábrica de insulina]
Saúde

Reunião em Dias d'Ávila formaliza parceria entre governo e laboratório Indar para construção de fábrica de insulina

25 de Setembro de 2020

Lei que institui a Bahiainsulina foi sancionada pelo governador Rui Costa

[Sistema Hapvida pretende ampliar rede de atendimento no país]
Saúde

Sistema Hapvida pretende ampliar rede de atendimento no país

24 de Setembro de 2020

Hapvida pretende fazer novos investimentos e lança mais uma unidade na capital baiana

[Prazo para recadastramento do cartão SUS é prorrogado em Salvador; veja como fazer]
Saúde

Prazo para recadastramento do cartão SUS é prorrogado em Salvador; veja como fazer

21 de Setembro de 2020

Pessoas que possuem plano de saúde e usuários que não utilizam unidades municipais com frequência também devem realizar processo

[Unidades móveis da Hemoba fazem coleta de sangue em Salvador e Feira de Santana nesta semana]
Saúde

Unidades móveis da Hemoba fazem coleta de sangue em Salvador e Feira de Santana nesta semana

20 de Setembro de 2020

Ação chega a Salvador na terça-feira (22)

Galeria

[Prefeitura inaugura sexto elevado do BRT]

Prefeitura inaugura sexto elevado do BRT

02 de Setembro de 2020

Ver todas as galerias

Vídeos

[Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bompreço]

Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bomp...

25 de Setembro de 2020

Ver todos os vídeos