Salvador

Teatros mantêm programações virtuais durante preparação para retomada

16 de Setembro de 2020 às 12h29 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução
[Teatros mantêm programações virtuais durante preparação para retomada]

Fase ainda é de adaptação aos protocolos de prevenção à vida estabelecidos pela prefeitura

Mesmo autorizados a reabrir as portas, teatros e casas de espetáculos ainda irão levar um tempo para retomar as atividades de modo presencial. Isso porque a fase ainda é de adaptação aos protocolos de prevenção à vida estabelecidos pela Prefeitura. Alguns espaços iniciam, seguem ou intensificam programações virtuais até que a retomada se dê com toda segurança possível.  

O Teatro Castro Alves (TCA), maior complexo cultural do Norte-Nordeste, situado no Campo Grande, dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos com a reativação da Sala do Coro. Lá, diversos artistas farão shows exclusivos por meio de transmissão ao vivo no canal do Youtube do TCA, com estreia programada para o próximo dia 25. A ação acontecerá semanalmente, todas as sextas-feiras, sempre às 20h, até o mês de dezembro. 

Já as estruturas administradas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a exemplo do Teatro Gregório de Mattos, do Espaço Cultural da Barroquinha e dos espaços do Boca de Brasa, também se preparam para voltar a receber o público. Até que isso ocorra, a fundação continuará promovendo agendas virtuais, como Diálogos #ConexãoFGM, Palco Aberto, Cineclube e Boca de Brasa Apresenta.

“Estamos fazendo a aquisição de equipamentos como termômetros, tapetes sanitizantes, dispensadores de álcool em gel e todo o material de limpeza e higienização para conseguir cumprir os protocolos estabelecidos para a reabertura. Tudo para garantir as condições de segurança tanto para as equipes dos espaços, para as produções e artistas, quanto para o público”, explica o gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis.  

O gestor acredita que, diante da nova normalidade imposta pela pandemia do coronavírus, mesmo com a possibilidade de retorno presencial, muitos teatros e casas de espetáculos não vão abrir mão em continuar realizando atividades com transmissão on-line.  

“Assim como tivemos de levar um tempo para nos reestruturamos ao ambiente virtual, com adequação dos nossos espaços para apresentações de lives e programas, o retorno ao presencial requer uma série de cuidados e atenções. Essa retomada será gradativa por questões de adequação, inclusive da própria classe artística. Então, a tendência mesmo será mesclar atividades presenciais e virtuais”, acrescenta Chicco. 

*Expectativas* – Localizado no bairro do Rio Vermelho, o teatro Sesi é outra estrutura que está se adaptando para reabrir as portas. A estimativa é que o local esteja disponível para receber o público em meados do outubro, mas sem uma programação fixa. Instalado em um casarão construído na segunda metade do século XIX, o teatro deve contar inicialmente com o retorno da Varanda, tradicional espaço de apresentações musicais.  

“Não há dificuldades em atender grande parte dos protocolos de reabertura. Só estamos viabilizando a questão do distanciamento do palco com a plateia, cujo limite mínimo de distanciamento deve ser de 5 metros. Nosso espaço é pequeno, mas criaremos métodos para possibilitar que as apresentações ocorram sem comprometer a experiência do público nem limite a capacidade de interpretação do artista”, destaca o coordenador do teatro Sesi, Thiago Lopes de Alencar.  

Ele revela que há dois meses o espaço passou a transmitir lives e que em breve será lançada uma plataforma que permita uma experiência mais personalizada com o público. “Tínhamos uma programação que estava definida até o mês de julho, mas que foi afetada com a suspensão das atividades. A ideia é retomar espetáculos que tínhamos em pauta, mas isso vai depender do interesse e capacidade das produções. Voltaremos de maneira segura, trazendo novas possibilidades. Vamos manter muito do que foi conquistado durante o isolamento”, afirma. 

Outros teatros como o Isba, em Ondina, e o Módulo, na Pituba, também projetam medidas para o retorno das atividades presenciais. No caso do Módulo, o espaço deverá ampliar o projeto Palco Virtual no próximo mês, recebendo artistas para transmissão ao vivo de espetáculos e apresentações musicais.

Comentários

Outras Notícias

[Confira previsão do tempo para este final de semana ]
Salvador

Confira previsão do tempo para este final de semana

26 de Setembro de 2020

Tempo será de céu claro a parcialmente dublado

[Governo realiza testes de coronavírus em escolas de Cajazeiras e adjacências; confira calendário ]
Salvador

Governo realiza testes de coronavírus em escolas de Cajazeiras e adjacências; confira calendário

26 de Setembro de 2020

Ação começa na próxima quarta-feira (30), no Colégio Estadual Batista Neves

[Prefeitura sanciona lei que garante repasses da Lei Aldir Blanc para cultura]
Salvador

Prefeitura sanciona lei que garante repasses da Lei Aldir Blanc para cultura

25 de Setembro de 2020

FGM pretende regulamentar normativa e lançar editais de seleção já na próxima semana

[ACM Neto anuncia prorrogação do pagamento do auxílio
Salvador

ACM Neto anuncia prorrogação do pagamento do auxílio "Salvador por Todos"

25 de Setembro de 2020

Pessoas em situação de rua cadastradas em pontos de distribuição de refeições passam a ter direito ao benefício

[Prefeitura vai reabrir parques públicos na próxima semana]
Salvador

Prefeitura vai reabrir parques públicos na próxima semana

25 de Setembro de 2020

Restaurantes populares e escolas de dança também poderão retomar atividades

[Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bompreço ]
Salvador

Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bompreço

25 de Setembro de 2020

Ato aconteceu na tarde desta quinta-feira (24)

Galeria

[Prefeitura inaugura sexto elevado do BRT]

Prefeitura inaugura sexto elevado do BRT

02 de Setembro de 2020

Ver todas as galerias

Vídeos

[Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bompreço]

Vídeo: manifestantes pedem respeito à diversidade durante “Ocupação do shortinho” no Big Bomp...

25 de Setembro de 2020

Ver todos os vídeos