Salvador

“A gente já cansou disso”, diz Sérgio Guanabara sobre insistência do Detran-BA em permitir funcionamento de autoescolas e realização de exames práticos

12 de Agosto de 2020 às 17h19 - Por: Beatriz Araújo Foto: Reprodução // BNews
[“A gente já cansou disso”, diz Sérgio Guanabara sobre insistência do Detran-BA em permitir funcionamento de autoescolas e realização de exames práticos ]

“Eles têm que entender que no município tem autoridade”, afirmou secretário de Desenvolvimento Urbano

Um dos setores atingidos pelos decretos municipais que visam conter a disseminação do novo coronavírus em Salvador é o de autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFC), que tiveram suas atividades suspensas desde março deste ano. Após a determinação da prefeitura, aulas e exames práticos deixaram de ser realizados, o que afeta diretamente no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para novos condutores. Em meio à retomada das atividades comerciais no município, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) publicou, no último dia 1, uma nota no site oficial do órgão, informando o retorno das aulas práticas e exames de direção. A informação, entretanto, foi negada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Sedur), que garante que ainda não há autorização para realização desses procedimentos. 

Diante do desacerto entre a prefeitura de Salvador e o Detran-BA, alunos que deram início no processo de retirada da CNH se mostram preocupados, sobretudo com os prazos, já que o laudo que permite  a realização dos procedimentos possui data de validade. Ao PNotícias, o Departamento Estadual de Trânsito reforçou que, conforme a decisão comunicada em março deste ano, pouco tempo após a instauração do decreto de suspensão das atividades escolares, os prazos foram prorrogados: “Os laudos deixaram de ter a validade de 12 meses e passaram a valer por 18 meses. Ou seja, quem estava com o laudo prestes a vencer, tem mais seis meses de validade”, informou. 

O Detran-BA também garantiu à reportagem que os exames práticos já podem ser realizados mediante agendamento. “O aluno precisa fazer o agendamento para realizar o exame. Até o momento, a demanda está pequena, mas acreditamos que os alunos estejam preferindo treinar antes, já que passaram tanto tempo sem as aulas práticas”, explica. 

No último dia 1, o Detran-BA utilizou o site oficial do órgão para comunicar a retomada das aulas e exames práticos de direção com protocolos de segurança sanitária validados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

“As autoescolas credenciadas ao Detran-BA aguardavam a liberação do órgão de trânsito para a volta das atividades, que recomeçam no dia 10 de agosto, com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel e a proibição de acompanhantes, nos espaços onde são realizadas as avaliações dos candidatos.

Para habilitação categoria A (motos), o aluno deverá usar o próprio capacete. Está proibido o compartilhamento de capacetes das autoescolas. Antes de qualquer atividade e a cada troca de candidato, é obrigatória a higienização da motocicleta.

Para habilitação categoria B (carros), está prevista a desinfecção do veículo, antes da partida. Durante as aulas e provas práticas, as janelas do carro deverão permanecer abertas. Se for necessário, o ar condicionado poderá ser usado, desde que o filtro do equipamento esteja limpo. A cada troca de aluno, o interior do veículo deverá ser higienizado. As autoescolas que não cumprirem as regras estarão sujeitas às punições previstas na legislação. Os estabelecimentos poderão sofrer advertência, suspensão das atividades e até cassação do credenciamento”, diz a nota. 

A reportagem entrou em contato com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Salvador, Sérgio Guanabara, que negou veementemente que o retorno das aulas de direção e exames práticos tenha sido autorizado na atual fase de retomada das atividades no município. 

“Os exames e aulas práticas não fazem parte da segunda fase de retomada das atividades. Não está autorizado. Eles querem fazer o que eles querem. Quem autorizou?”, questionou. 

“Eles têm que entender que no município tem autoridade. O prefeito ACM Neto não autorizou o retorno das autoescolas e nem a realização de aulas e exames práticos, mesmo que no pátio do Detran”, reforçou Sérgio Guanabara.  

“Eles dizem o que eles querem, publicam o que querem e a gente já cansou disso. A gente vai agir com responsabilidade e se tiver que interditar, vai interditar. A fiscalização já está atenta a isso”, garantiu o secretário. 

O PNotícias também entrou em contato com o presidente do Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto-BA), Wellington de Oliveira, que falou sobre a dificuldade de diálogo com a prefeitura para tratar dos assuntos de interesse da categoria. 

“A gente fica no meio dessa situação. Estamos tentando há muito tempo falar com a Sedur. Já enviamos inúmeros e-mails para a prefeitura e até o momento, não tivemos resposta. A gente não entende essa dificuldade de conversar com a prefeitura. Só houve uma oportunidade de conversa, que foi com o vice-prefeito Bruno Reis, que viabilizou uma reunião com o comitê de crise”, conta. 

Segundo o presidente, houve frustração após a expectativa de autorização do retorno das atividades, que não foi concedida às autoescolas e CFCs na atual fase de retomada estabelecida no município. 

“Ficamos aguardando ansiosos a publicação do decreto pra gente voltar e isso não aconteceu. Os bares têm autorização, restaurantes têm, mas a gente não tem”, aponta. 

Sobre o comportamento das autoescolas, o presidente afirma que há um receio por parte dos administradores de orientar os alunos a realizar os exames práticos, mesmo após a publicação do Detran-BA:

“Os empresários das autoescolas de Salvador estão receosos de encaminhar os alunos para realizar o exame porque a gente não tem uma autorização oficial por parte da prefeitura. A gente não tá tendo a mesma oportunidade que outras categorias tiveram”, afirmou. 

“A gente fica esperançoso que o secretário e a prefeitura abra um diálogo pra que a gente possa continuar a primeira e única conversa até agora e assim definir qual vai ser o destino das autoescola e dos alunos”, concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[VÍDEO: Ônibus atropela homem em Mussurunga]
Salvador

VÍDEO: Ônibus atropela homem em Mussurunga

15 de Outubro de 2023

Não há informação sobre o atual estado de saúde da vítima

[Plano Inclinado Liberdade-Calçada é suspensa por tempo indeterminado]
Salvador

Plano Inclinado Liberdade-Calçada é suspensa por tempo indeterminado

06 de Outubro de 2023

Retomada das operações estava prevista para esta sexta-feira (6)

[Reabertura do Plano Inclinado Liberdade-Calçada é adiado para sexta-feira (6)]
Salvador

Reabertura do Plano Inclinado Liberdade-Calçada é adiado para sexta-feira (6)

03 de Outubro de 2023

Enquanto aguarda o prazo, os usuários do PILC poderão utilizar a frota convencional de ônibus como alternativa

[Plano Inclinado Liberdade-Calçada tem reabertura adiada]
Salvador

Plano Inclinado Liberdade-Calçada tem reabertura adiada

02 de Outubro de 2023

Como alternativa durante a interrupção do funcionamento do ascensor, os usuários poderão utilizar a frota convencional de ônibus

[Prefeitura intensifica rondas de manutenção na iluminação durante período de chuva]
Salvador

Prefeitura intensifica rondas de manutenção na iluminação durante período de chuva

09 de Maio de 2023

Chuvas intensas podem ocasionar apagões sistêmicos, gerar curto circuito e comprometer os equipamentos do parque de iluminação

[Rádio Piatã FM doa uma tonelada de alimentos para campanha do Bahia Sem Fome]
Salvador

Rádio Piatã FM doa uma tonelada de alimentos para campanha do Bahia Sem Fome

28 de Abril de 2023

"Cada um fazendo a sua parte, vivemos por um mundo melhor”

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos